Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2014 - 11:03

Fundador de Águas de Lindóia ganha museu virtual


A trajetória do médico italiano Francisco Tozzi agora pode ser conferida na internet, via fotos e documentos raros.

Em tempos de tanta discussão sobre a relação do ser humano com o planeta, a trajetória do médico italiano Dr. Francisco Antonio Tozzi pode ser tomada um exemplo de como o homem pode conviver com a natureza, preservá-la e utilizá-la a seu favor. Foi pensando em preservar esta história que a família Tozzi decidiu, em uma iniciativa inovadora, trazer a público pela primeira vez todo o acervo de seu patriarca e também da fundação de Águas de Lindóia, estância termal idealizada por ele.

Guardado há décadas por sua neta Mirian Tozzi, o material conta com mais de 500 fotos, documentos históricos e filmes. Os textos informativos foram desenvolvidos a partir da pesquisa realizada por Mirian para o livro “A cidade das águas azuis”.plo de como o homem pode conviver com a natureza, preservá-la e utilizá-la a seu favor. Foi pensando em preservar esta história que a família Tozzi decidiu, em uma iniciativa inovadora, trazer a público pela primeira vez todo o acervo de seu patriarca e também da fundação de Águas de Lindóia, estância termal idealizada por ele. O material poderá ser conferido, desde o dia 07 de maio, no Museu Virtual Dr. Tozzi, através do endereço [www.museuvirtualdrtozzi.com.br].

Entre as raridades que podem ser encontradas no museu estão pequenos vídeos registrados na década de 1920 e 1930 na estância termal e também documentos relacionados a fatos importantes da história do Brasil, como a revolução constitucionalista de 1932 e histórias ligadas à figuras célebres, como os presidentes Getúlio Vargas e Washington Luiz, além do escritor modernista Mario de Andrade. O museu ainda traz os detalhes da visita da cientista polonesa Marie Curie ao Brasil e também sobre compra de um lote das águas descobertas por Dr. Tozzi pela NASA, para a missão espacial que levou o homem à lua em 1969.

No site, a trajetória do médico é apresentada por décadas – 1900, 1910, 1920 e 1930 – e contempla, através de textos informativos e imagens ilustrativas, diversas histórias e fatos correspondentes ao período em que Dr. Tozzi viveu e realizou seu trabalho em terras brasileiras. Prestigiado e aclamado em seu tempo, sua história de vida precisa ser revisitada e conhecida por novas gerações.

O projeto foi criado pela empresa de conteúdo Dois Ventos, dirigida por Caio Tozzi, tataraneto de Francisco Tozzi e teve produção da Twist Comunicação. O lançamento oficial do museu acontece no dia 10 de maio, a partir das 15h, na Biblioteca Municipal Germano Gelmini, em Águas de Lindóia.

Quem foi Dr. Francisco Tozzi? Dr. Francisco Antonio Tozzi nasceu em Benevento na Itália, em 1870, e desembarcou no Brasil em 1900, a convite de um padre italiano para ser médico na região de Serra Negra. Anos mais tarde, um tio que o acompanhou na viagem ficou muito doente e indicou uma fonte de águas quentes, que eram também conhecidas como milagrosas. Interessado, Dr. Tozzi, através de análises, descobriu o poder radioativo daquelas águas, comprou as terras onde ela brotava para construir uma estância de cura no interior de São Paulo, igual as que conhecia na Europa – fundando assim Thermas de Lindóia que, mais tarde, mudaria o nome para Águas de Lindóia.

Idealização Caio Tozzi | Acervo Mirian Tozzi e família Tozzi | Textos Caio Tozzi e Mirian Tozzi | Preparação e revisão Helô Beraldo| Produção Vanessa França | Site Mauro Palácios e Twist Comunicação | Realização Dois Ventos e Twist Comunicação. [www.museuvirtualdrtozzi.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira