Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2014 - 11:25

Faça sua gestão pela via certa

A chegada dos players internacionais de ERP (Enterprise Resource Planning) no País, que culminou no desenvolvimento nacional deste mercado, fez com que o executivo brasileiro criasse uma cultura de implementação focada primeiro na organização operacional de suas empresas para depois pensar em criar a camada de gestão. Este modelo, que visa sanar as carências básicas de gestão de informação, acabou não dando espaço para se pensar na estratégia empresarial.

O reflexo pouco positivo desse movimento pode ser constatado com o alto índice de insucesso nos projetos de sistemas de gestão, como o Business Intelligence. Todos concordam que é preciso primeiro arrumar a casa, mas a falta de maturidade em gerenciamento e criação de uma cultura organizacional de gestão corporativa tem atrasado a evolução das empresas e negligenciado a possibilidade de uma visão mais focada no negócio, ou seja, na melhoria de seus processos.

Vivemos num país assolado pela ineficiência política e temos que conviver com uma realidade que acaba forçando as empresas a trabalharem de acordo com a seguinte equação: mais criatividade e competitividade somada a custos reduzidos e margens menores. Sem contar o quesito ‘metas agressivas’. Diante deste cenário, o executivo e o empreendedor precisam primeiro pensar na gestão e depois na execução.

E é justamente por conta desta dinâmica hostil que precisamos mudar o foco para planejar mais, visando nos tornar mais precisos na execução e assertivos no foco. Isto quer dizer que a via correta de se fazer uma boa gestão é primeiro desenvolver a camada estratégica do plano de negócio da companhia para depois aplicar as tecnologias que apoiarão a proposta de negócio.

Olhando a gestão como um organismo vivo, precisamos desenvolver esse plano de criação de ambientes de gerenciamento em fases curtas, através de um plano sustentável, contendo as diretrizes que suporte as alterações. Através de projetos de curto prazo e sequenciais, que envolvem os diversos níveis da informação, seja ela operacional, analítica, gerencial, estratégica e preditiva, o alvo é prover resultados por meio de investimentos fracionados e tangíveis. Não é uma tarefa fácil mudar a cultura empresarial, mas se tornou uma condição sine qua non para a sobrevivência das organizações no Brasil.

Outro grande fator de alteração de comportamento no processo de gestão é o acesso a uma gigantesca e rica massa de dados vindos de redes sociais, que até pouco tempo não existia com este formato. Análises de marketshare, benchmarket e gestão interna, usando informações da sua empresa ou de concorrentes, abrem uma nova janela para a realização de um projeto eficaz de gestão. A nova onda do Big Data traz uma ótica inovadora sobre exploração da empresa em outros campos, o que torna a visão ainda mais competitiva e estratégica.

. Por: Eduardo Pugliesi, diretor de inovação e de BI da Divisão SAP da Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação.

Sonda IT no Brasil (www.sondait.com.br) -No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989. Com cinco mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 26 escritórios locais, que estão presentes em todos os Estados brasileiros, a organização opera através de quatro divisões de negócios: Serviços de TI, SAP, Plataformas e Aplicativos.

Atendendo de ponta a ponta às necessidades de TI de uma empresa, a Sonda IT é reconhecida no Brasil pelo seu modelo consolidado de proposta de soluções que compõem um amplo leque de produtos e serviços integrados.

Através de sua Divisão de Serviços de TI, a companhia detém uma oferta que vai do Data Center e Cloud Empresarial, passando pelo ITO (Information Technology Outsourcing), Full Outsourcing e Projetos de Integração.

Em sua Divisão SAP, a companhia é considerada líder em projetos da tecnologia alemã há mais de 18 anos e está preparada para conduzir implementações em qualquer nível de complexidade ou porte, sendo a maior parceira homologada em vendas de licença SAP e projetos concluídos, assim como é especializada em BPO (Business Process Outsourcing) da tecnologia SAP.

A Sonda IT também se tornou o principal player na América Latina em soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança através de suas ofertas em conjunto com as parceiras Cisco, EMC e VMWare, que compõem o portfólio de sua Divisão de Plataformas.

No universo de aplicações fiscais, disponibilizadas pela Divisão de Aplicativos, a companhia conta com um leque de produtos e serviços de governança e complementares aos ERP´s. Mais de 60% da carga tributária federal do Brasil é processada pelos aplicativos da Sonda IT por meio de aproximadamente 650 grupos empresariais que utilizam a tecnologia.

Sonda América Latina (www.sonda.com) -Fundada no Chile em 1974, a Sonda é a maior companhia latino-americana de soluções e serviços de TI. Presente em dez países, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru, Uruguai e Panamá, a Sonda é considerada a quarta maior corporação de TI presente na América Latina, concorrendo apenas com empresas globais.

Com ampla estrutura, que contempla 62 escritórios, a Sonda reune o maior portfólio de ofertas de Tecnologia da Informação do mercado, o que permite atender de ponta a ponta todas as demandas de TI das empresas. Com mais de 13 mil colaboradores, a Sonda mantém atualmente 5 mil clientes espalhados por toda a América Latina. A companhia negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira