Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/05/2014 - 11:39

Tecnologia contra roubo de cargas

A tecnologia é uma das maiores aliadas do homem, visto que, com ela, é possível obter avanços e desenvolvimento significativos. Ela é cada vez mais vital: facilita a vida das pessoas envolvidas, traz eficácia, rapidez e proteção.

Em determinados setores, a tecnologia é imprescindível. O setor de transporte de cargas, por exemplo, é a prova disso. Muitas empresas importantes no ramo desenvolvem produtos e soluções inovadoras para garantir a segurança e o desenvolvimento econômico do segmento.

Mas para que isso aconteça não basta apenas instalar um rastreador. Ampliar a segurança no transporte de cargas não é tão simples. É essencial elaborar desde Planos de Gerenciamento de Riscos (PGR) com rastreamento da carga a soluções logísticas completas. Tudo depende da carga que será transportada, do perfil do cliente, do trajeto e de diversos outros fatores.

O sólido crescimento do setor tem contribuído expressivamente na redução de perdas de cargas e veículos. Dados levantados pela GRISTEC, Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento, revelam que, entre 2005 e 2013, 563 mil tentativas de roubos ou furtos foram frustradas graças à ação de equipamentos antifurto e das centrais de monitoramento, o que representou uma economia de R$27 bilhões, recurso que para embarcadores, transportadores e companhias seguradoras significa mais investimentos, criação de empregos e geração de renda.

Atualmente a sinergia entre o Gerenciamento de Riscos e a alta tecnologia nos proporciona muito mais do que planos de gerenciamento com análise de motoristas e desenvolvimento de rotas. Hoje é possível aos embarcadores e transportadores o acompanhamento das operações logísticas em tempo real, possibilitando o gerenciamento e otimização da frota, por meio da administração das entregas, disponibilidade de veículos e histórico de alvos (destinos), além do controle sobre a jornada de trabalho do motorista e da manutenção preventiva da frota.

Dessa forma, é notável como o segmento de Gerenciamento de Riscos possui um enorme potencial. Além de evitar perdas, consolida a segurança da carga, do motorista e da empresa. Por isso, devemos investir fortemente e apostar na tecnologia e na inteligência para ampliar a segurança em nossas estradas.

. Por: Cyro Buonavoglia, especialista em gerenciamento de risco, é presidente da Buonny Projetos e Serviços de Riscos Securitários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira