Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2007 - 10:03

NEC Awards premia projeto de paralelismo computacional multinivel para modelo cardíaco

Multi-level Parallelism in the Computational Modeling of the Heart. A NEC confere, pelo quinto ano consecutivo, prêmio para trabalho que se destacou na área de computação de alto desempenho (supercomputação) do SBAC-PAD.

O projeto “Paralelismo Computacional Multinível para Modelo Cardíaco” (Multi-level Parallelism in the Computational Modeling of the Heart) foi o vencedor do NEC Awards 2007, prêmio criado há cinco anos pela NEC do Brasil, com o objetivo de reconhecer estudantes, professores e pesquisadores de qualquer país, que se dedicam à pesquisa científica em aplicações que demandam alto desempenho computacional.

Baseado em computação paralela de alto desempenho (supercomputação), o trabalho foi apresentado na vigésima edição do SBAC-PAD 2007 (Simpósio Brasileiro de Arquitetura de Computadores – Processamento de Alto Desempenho) e demonstra como esta tecnologia pode auxiliar também no desenvolvimento de soluções inovadoras no campo da medicina.

O trabalho liderado pelo Profo. Rodrigo Weber dos Santos, da Universidade Federal de Juiz de Fora, faz parte um conjunto de projetos realizados no laboratório FISIOCOMP – UFJF e consiste em aplicar a paralelização computacional em um simulador cardíaco, capaz de descrever a eletrofisiologia do coração. A computação paralela pode ser aplicada em um ou em até milhares de computadores – em cluster – unidos por uma rede. Dessa forma, ela aumenta a capacidade computacional e reduz significativamente o tempo de processamento, facilitando assim a realização de estudos e diagnósticos.

"Por meio da avaliação de parâmetros do simulador é possível realizar uma identificação mais ágil e precisa sobre a enfermidade do coração, sem a necessidade de procedimentos invasivos", explica o Profo. Rodrigo Weber dos Santos. “Entretanto, os processos biofísicos envolvidos nos fenômenos de propagação elétrica no coração são extremamente complexos, o que reflete nos modelos de simuladores e na exigência de alta performance e escalabilidade dos computadores também”, completa.

Segundo ele, receber o NEC Awards foi motivo de muito orgulho para equipe, que se dedica há aproximadamente três anos ao projeto – Carolina Ribeiro Xavier, Rafael Sachetto Oliveira e Vinícius Fonseca Vieira – e para a universidade também. “A premiação é um grande incentivo à melhoria contínua da produção científica no Brasil e nos auxiliará a melhorar a infra-estrutura tecnológica atual e a avançar ainda mais em nossos estudos”, diz o professor.

“Ficamos felizes em assistir, participar e incentivar o desenvolvimento da pesquisa no país. Sabemos que os simuladores têm auxiliado no desenvolvimento de testes de novas drogas, equipamentos médicos e técnicas de diagnósticos não-invasivos para diversas enfermidades, trazendo avanços neste campo e contribuindo para a melhoria contínua da vida das pessoas em todo o mundo”, afirma Paulo Castelo Branco, Presidente da NEC do Brasil.

Perfil da NEC - No Brasil, a NEC possui uma oferta de soluções de telecomunicações e TI para operadoras, empresas e governo. A NEC também desenvolve no país projetos especiais de supercomputação e automação industrial. Com mais de 38 anos de experiência no mercado local, a NEC é subsidiária da NEC Corporation, uma das maiores companhias globais, que emprega mais de 147.000 pessoas em todo o mundo e teve uma receita líquida de aproximadamente US$ USD 39.4 bilhões no ano fiscal encerrado em março de 2007. Site:www.nec.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira