Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2014 - 06:49

Subsecretário de Energia apresenta Cluster de Subsea a universidades para identificação de demandas e ofertas


Rio de Janeiro - O subsecretário estadual de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis, apresentou, no dia 13 de maio (terça-feira), o projeto do Cluster de Subsea do Rio de Janeiro a dirigentes de universidades. O objetivo do encontro foi apresentar os conceitos e as ações em andamento para estruturação do Cluster Subsea do Rio de Janeiro, além de e discutir a capacitação de recursos humanos e o desenvolvimento de tecnologias para o segmento de produção submarina de óleo e gás. O encontro foi convocado pela Câmara Setorial de Tecnologia do Fórum de Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio – da Alerj -, que participou, como convidado, da primeira reunião plenária do Cluster de Subsea – realizada no fim de março.

Além de parabenizar a coordenadora do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Rio, Geiza Rocha, pela convocação da reunião, o subsecretário Marcelo Vertis fez um histórico sobre a criação do cluster – hoje com 15 integrantes – e explicou os caminhos para adesão à associação.

“O Cluster tem um grande desafio, que é responder às demandas, principalmente surgidas a partir do pré-sal. Segundo a Agência Internacional de Energia, hoje, do total de árvores de natal submarinas instaladas em todo o mundo, 37% estão no Brasil. Em 2020, serão 44%. Em relação a plataformas flutuantes – FPSO -, hoje, são 21% no país. Em 2020, serão 26% “, destacou.

A sub-reitora de pós-graduação e Pesquisa da Uerj, professora Monica Heilbron, ressaltou, para sinergia do trabalho com o cluster, a coincidência da existência de unidades da universidade em área com distritos indústrias, como Resende, Nova Friburgo e Queimados. Ela acrescentou que a unidade da Uerj na Ilha Grande é estratégica, por estar diante da Bacia de Santos, para discussão sobre questões relacionadas ao meio ambiente.

O presidente do Conselho Diretor da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, Paulo Alcântara Gomes, propôs uma utilização maior do Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) – que divulga a oferta de serviços tecnológicos destinada ao setor produtivo.

O coordenador da Coppe Idea, Alfredo Laufer, ofereceu ao trabalho do cluster intermediação entre os centros tecnológicos da Coppe e as empresas que vêm se relacionado com a UFRJ.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira