Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/05/2014 - 06:49

Orthocrin: cinco décadas com foco no sono de saúde


Uma equilibrada mistura entre tradição e inovação, gestão familiar com renovação do mercado, tecnologia criada dentro da empresa com métodos internacionais. Assim podemos resumir a forma como a Orthocrin, uma das maiores empresas de colchões do Brasil, se posiciona no mercado. Em 2014, completando 50 anos de atuação, a fábrica mineira se orgulha de sua história e mantém sempre o foco na qualidade e excelência de seus produtos.

Fundada em outubro de 1964, pelos empresários Manoel Nogueira Alves e Walter Flores, a Orthocrin se renova não só pela segunda geração que já comanda a direção da empresa, mas também pelas novas tecnologias que transformam a fábrica. Em 2013, a marca fechou com um crescimento de 38%. Do total de faturamento anual da empresa, 10% correspondem ao Projeto de Franquias, o novo foco dos negócios da Orthocrin.

“Projetamos hoje a empresa que queremos ter daqui a dez anos. Nossa organização tem foco na evolução da marca no mercado e na certificação dos nossos produtos pelo Inmetro. O objetivo é crescer de forma sustentável, através da expansão das lojas especializadas e do sistema de franquias. A segunda geração da família já está no comando e a gestão da empresa está cada vez mais orientada para o futuro”, afirma Alexandre Prates Pereira, diretor comercial e um dos filhos de Manoel Nogueira Alves, atual presidente da organização.

Cinco décadas e muitas conquistas -Desde o início, na década de 60, quando ainda não havia tecnologia disponível para a fabricação de colchões, Walter Flores e Manoel Nogueira Alves já encontravam formas para empreender com os recursos que encontravam na época. A caixa de madeira, por exemplo, utilizada na fabricação do colchão ortopédico é resultado de um estudo iniciado há 50 anos.

De lá prá cá muita coisa mudou. Em 1993, a empresa transferiu sua fábrica de Belo Horizonte para Santa Luzia e iniciou uma trajetória de crescimento contínuo no mercado de colchões no Brasil. A empresa fabrica produtos com alta tecnologia, utilizando equipamentos importados e de última geração, e contando com uma equipe capacitada e constantemente treinada, em sua maioria, moradores da região.

Em 2012, a empresa iniciou uma nova fase em sua história. “A tecnologia importada da Alemanha permitiu a expansão da linha de produtos, com aumento da qualidade, inovação e design. Investimos em uma nova bordadeira para enriquecer o tampo e as faixas, em uma máquina pantográfica, na colchoaria e na ampliação da capacidade de expedição”, destaca Ana Paula Prates, diretora industrial da Orthocrin.

A mudança na gestão da empresa também foi outro ponto de destaque, incluindo a contratação de profissionais renomados do mercado para assumir áreas estratégicas do organograma e atuar em parceria com os executivos da segunda geração, que já estão no comando da empresa familiar.

“Frequento a Orthocrin desde os 13 anos, observando os setores da fábrica e acompanhando meu pai em eventos e viagens pelo Brasil e exterior. Iniciei profissionalmente na empresa aos 18 anos, como cortador de etiquetas no Almoxarifado. Passei por diversas funções e meu primeiro cargo de chefia foi na área de Segurança do Trabalho. Conheço cada pedaço da empresa e todos os setores. Em 2012 houve uma grande mudança no corpo gerencial, com a entrada de executivos de mercado compartilhando a gestão com nossa família. Estamos mais profissionais na atuação e espero uma participação cada vez mais efetiva da segunda geração no comando da empresa”, conta Alexandre Prates.

Novas formas de fazer negócios -Em 2014, completando meio século de mercado, a empresa foca na expansão de seu Programa de Franquias. De acordo com o diretor comercial, os números positivos do segmento foram decisivos na decisão da fábrica por esse modelo de negócio. “Nos últimos anos, viemos amadurecendo nosso Projeto de Franquias e tornando sólido no mercado. Este ano, estamos com grande investimento e foco na expansão desse sistema. Acreditamos que é uma ótima forma de ajudar os empreendedores e, ao mesmo tempo, expandir nossa atuação, principalmente, em Minas Gerais e Espírito Santo, prioritariamente”, acredita Alexandre.

Para Ana Carolina Prates, diretora de franquias da Orthocrin, a franquia da marca, certificada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), é uma modalidade de negócio rentável e em franca expansão, que traz vantagens tanto para o franqueador quanto para o franqueado. “O empreendedor que aderir ao nosso sistema de franquia terá todo o suporte e know how da Orthocrin, uma marca consolidada no mercado há 50 anos. O franqueado terá à disposição todas as ferramentas necessárias para desenvolver seu empreendimento, incluindo treinamentos e orientações na gestão do negócio e montagem da loja”, explica a executiva.

Hoje, a Orthocrin está presente nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo, com mais de três mil pontos de vendas da marca, incluindo lojas credenciadas, multimarcas e franquias. “Atualmente, são mais de 50 franquias, com previsão de inauguração de cerca de 60 neste modelo em 2014. Este ano, investimos dois milhões e 350 mil reais, entre mídia, feiras e ações de relacionamento”, revela Ana Carolina.

Campanha especial para comemoração -Entre as ações em comemoração aos seus 50 anos, a Orthocrin lançou, em março, uma campanha publicitaria especial, na qual o garoto-propaganda é o ator Thiago Lacerda, personalidade que representa a grandeza da marca. Sucesso constante da TV, no teatro e no cinema, e reconhecido nacionalmente por sua beleza e profissionalismo, o valor família que o ator transmite foi essencial para a escolha da nova parceria Orthocrin.

“A escolha do ator para uma grande campanha institucional em 2014 também teve como principal influência o poder de decisão da mulher na hora de escolher um colchão, além de rejuvenescer a marca com uma celebridade jovem”, destaca Alexandre Prates, diretor comercial da Orthocrin.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira