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14/05/2014 - 06:49

Mercado de eventos corporativos exige cada vez mais criatividade das agências

O mercado brasileiro de eventos corporativos segue aquecido, mas nos últimos três anos as verbas das empresas para estas ações caíram cerca de 25% - e isso vem exigindo das agências que atuam nesta área cada vez mais criatividade e capacidade de se ajustar às necessidades dos clientes. A avaliação é de Walter Cavalheiro Filho, presidente da The Front, uma das principais agências de promoção e eventos do País, que alcançou um crescimento de 14,2% no seu faturamento no ano passado em relação a 2012.

“Muitos dos nossos clientes são filiais de multinacionais de origem europeia. Desde o início da crise nesta região, muitas empresas mantiveram seus planejamentos de eventos e outras ações de marketing, mas com verbas até 25% menores. Esta nova realidade exige que as agências sejam muito mais criativas para entender as necessidades do cliente e atender sua demanda com um investimento menor”, explica o presidente da The Front.

“As agências que aprenderam a se movimentar neste cenário estão conseguindo crescer”, afirma o executivo. A The Front, por exemplo, que atua no mercado desde 2003, viu seu faturamento saltar de R$ 28 milhões em 2012 para R$ 32 milhões em 2013 e já projeta atingir a marca de R$ 35 milhões em 2014, o que representará novo aumento de quase 10%.

Os clientes estão também mais exigentes e cada vez há menos espaço, por exemplo, para as chamadas convenções tradicionais. “Temos que nos reinventar a cada novo trabalho”, acrescenta Walter. Exemplo recente desenvolvido pela The Front foi o Encontro Nacional de Vendas da Volkswagen, com 850 participantes e atrações diferenciadas, como as palestras do técnico Tite e do especialista do Cirque du Soleil John Bacon. No ano passado, no Salão Duas Rodas, a agência se destacou com a montagem e produção do estande da inglesa Triumph, que incluiu shows diários de uma banda cover dos Beatles. “Foi o primeiro evento da marca no País e conseguimos transmitir ao público os valores da marca com um espaço elegante e funcional”, diz Cavalheiro.

O próximo grande desafio da agência, seguindo a mesma linha de orçamento apertado e muita criatividade para atender as exigências de uma marca de prestígio mundial, serão as festividades para comemoração dos 50 anos da empresa Voith no Brasil. A agência venceu a concorrência realizada e já trabalha no planejamento de diversos eventos que serão realizados em agosto voltados para diferentes públicos da companhia alemã – como funcionários, clientes, jornalistas e autoridades governamentais.

The Front - Desde 2003, a The Front já entregou mais de 500 projetos a clientes de diferentes segmentos e hoje está consolidada como uma das agências que mais cresce no País. O posicionamento da agência “Diferente de Tudo e Tudo Diferente” é a premissa básica para criar projetos inovadores e encontrar as soluções mais criativas para os desafios de cada cliente. A empresa oferece ao mercado soluções criativas para lançamentos de produtos, convenções, ações promocionais e de marketing esportivo, premiações e eventos empresariais, entre outros. O leque de clientes recentes da agência, com sede em São Paulo (SP), inclui marcas de prestígio e atuação mundiais, como Triumph, Iveco, ZF, VW, Mercedes-Benz e Voith, entre muitas outras.

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