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14/05/2014 - 07:05

Rede de Justiça Criminal lança campanha para denunciar a prática abusiva da revista vexatória no sistema prisional do Brasil


Assinada pela JWT, a comunicação mostra que o tratamento violento dado aos familiares e amigos dos presos não tem relação com nenhuma melhoria do sistema de segurança das cadeias.

A palavra não poderia ser mais adequada para descrever a situação pela qual passa um amigo ou parente de um preso que o visita na cadeia, vexatória. Este é o tema da campanha da Rede de Justiça Criminal, assinada pela JWT, que denuncia o tratamento violento dado a essas pessoas. A rede é composta por um grupo de ONGs da qual faz parte a Conectas, parceira da JWT, que tem por objetivo atuar na busca por um sistema de justiça criminal mais humano, justo e eficiente.

A campanha aborda estes abusos, que são usados como argumentos para garantir a segurança do sistema prisional, embora as pesquisas demonstrem que este modelo não tem nenhum impacto significativo para diminuir riscos de fuga, rebeliões e outros casos de violência. “A JWT se solidariza com causas, independentemente da tradicional plataforma de projeção para festivais. O trabalho para a Conectas é uma mobilização interna que transcende o exercício criativo. É uma questão de crença e não de culpa", afirma Fernand Alphen, Head of Strategy da JWT.

Composta por uma série de áudios e quatro vídeos gravados pelo rapper Dexter e outros artistas que dão vozes as cartas de parentes de presos que sofrem a revista vexatória, a comunicação choca por retratar uma realidade que pode estar acontecendo enquanto você lê este texto. São casos de pessoas que precisam se despir, agachar três vezes sobre um espelho, contrair os músculos e abrir com as mãos o ânus e a vagina para que funcionários do Estado possam vasculhar orifícios genitais de mães, irmãs, esposas e filhas de presos, de todas as idades, incluindo bebês de colo, para terem autorização de ver o encarcerado.

"A prática da revista vexatória é uma das mais extensivas, indiscriminadas, sádicas e ineficientes violações de direitos humanos cometidas pelo Estado. É um absurdo que isso ainda exista. Construir uma campanha comunicacional como essa é mais um meio de tentar mudar essa realidade, por meio da informação, da indignação, da pressão cidadã e, esperamos, de uma resposta adequada do Congresso, com a aprovação do Projeto de Lei que proíbe a revista vexatória no Brasil", ressalta João Paulo Charleaux, coordenador de Comunicação da Conectas.

A principal ferramenta da campanha, no entanto, é um hotsite [www.fimdarevistavexatoria.org ], que permite que as pessoas se inscrevam e enviem um e-mail para sensibilizar o presidente do Senado, Renan Calheiros. O objetivo é a aprovação do Projeto de Lei - PL 480/2013, que visa acabar com este tipo de revista vexatória, até porque já existem métodos mais eficientes e não abusivos para serem feitos. Documentos oficiais da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo mostram que apenas 0,03% dos visitantes carregavam itens considerados proibidos, ou seja, 2 visitantes de cada 10 mil. Este tipo de revista é expressamente proibida em muitos países. O Estado argentino já foi, inclusive, condenado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) por este motivo.

Durante o lançamento da campanha, foram expostos diversos quadros pintados pelo diretor de arte da JWT, João Unzer, que retratam a violência e o constrangimento sofrido pelas pessoas que visitam os presos na cadeia. Entre as obras, estava a peça que foi exposta durante uma palestra da Rede de Justiça Criminal na ONU, em Genebra, na Suíça.

Cliente: Rede de Justiça Criminal ­ ONG Conectas | Agência: JWT | Título: Fim da Revista Vexatória | CCO: Ricardo John | Head of Art: Fabio Simões | Diretor de Criação: Erick Rosa | Redator: Bruno Pereira, Erick Rosa | Diretor de Arte: João Unzer e Robison Mattei | Assistente de Arte: Gabriel Morais | Atendimento: Luiza Neves | Gerente de Projetos: Kazuo Sugui | Mídia: João Dabbur, Luiz Zerbini, Siloê Neves e Wagner Sena | Planejamento: Fernand Alphen, Isabella Mulholland e Stella Pirani | RTV: Márcia Lacaze e Daniele Pizzo| Diretor Vídeos: João Unzer e Régis Fernandez | Diretor de Fotografia: Régis Fernandez | Montagem: Emerson Jardim e Pedro Mello | Produtora Áudio: Cabaret | Maestro: Guilherme Azem | Produtor: Lucas Comparato | Locutor: Marcos Miranda | Atendimento Produtora: Ingrid Lopes | Digital Producer: Suélen Mariano | Produtora Hotsite: Virtual Mind | Aprovação Cliente: Lúcia Nader e João Paulo Charleaux.

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