Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2007 - 10:07

Usipar prevê parceria com Minmetals para siderúrgica no Brasil

A produtora de ferro gusa Usipar espera estabelecer uma joint-venture de produção de aço com a China Minmetals, seguindo uma recente tendência envolvendo empresas siderúrgicas atuando no Brasil.

Luiz Guilherme Monteiro, diretor-financeiro da Cosipar, controladora da Usipar, disse à Reuters nesta segunda-feira que ambos os lados estão próximos de um acordo para estudar a viabilidade de construção de uma usina com capacidade de dois milhões de toneladas de aço por ano, próxima às atividades de ferro gusa da Usipar em Barcarena, nordeste do país, no valor de 2 bilhões de dólares.

"Em 60 dias, devemos finalizar o estudo que será a base de nosso acordo", disse o executivo em uma entrevista por telefone.

"A Minmetals fez uma proposta firme para participar. Assim que tivermos uma garantia de abastecimento de matéria-prima, eles disseram que estão interessados em participar", acrescentou. O vice-presidente da empresa chinesa visitou a Usipar na semana passada.

Enquanto isso, a Usipar está preparando para dobrar sua capacidade de produção de ferro gusa das atuais 500 mil toneladas, a maioria exportada para os Estados Unidos. A expansão de capacidade custa cerca de 100 milhões de dólares e deve ser finalizada na segunda metade de 2009. A Minmetals está fornecendo tecnologia e equipamentos para a atualização.

Apesar de a produção de ferro gusa da Cosipar em Marabá ter o abastecimento de minério de ferro suspenso pela Vale em outubro por suspeitas de infrações ambientais em suas compras de carvão, a Usipar está livre de sanções à medida que usa carvão importado e coque.

"Achamos que não teremos problemas com abastecimento. A Usipar é um novo projeto, trabalha com coque e a Vale entende isso. Além disso, o projeto siderúrgico se encaixa na estratégia da Vale de agregar valor à produção local de aço", disse Monteiro.

A Vale recentemente fechou acordos para três projetos conjuntos envolvendo aço no Brasil, tendo como parceiros a chinesa Baosteel, a alemã ThyseenKrupp e a sul-coreana Dongkuk Steel. | Por Andrei Khalip/Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira