Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2014 - 10:03

Especialistas destacam os principais desafios na regulação e fortalecimento da cadeia do gás

Bolívia e Peru são apontados como referência no planejamento e estruturação do setor.

Reconhecida como plataforma estratégica na troca de conhecimentos, análise de mercado, apresentação de novas práticas e networking, a 11ª edição do Gas Summit Latin America que vai até o dia 15 de maio (quinta-feira), no Hotel Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro (RJ). Cerca de 70 autoridades, empresários e especialistas do setor debateram a regulação do gás na América do Sul, identificando os aspectos dos modelos regulatórios e os desafios e caminhos para que a indústria brasileira de gás natural seja aprimorada.

Durante a abertura, Fernando Meiter, diretor do Conselho Consultivo do evento e da TNS Latam, destacou a importância dos temas que serão discutidos até o próximo dia 15 para toda a matriz energética do país e da América Latina. “As primeiras intenções da integração energética latina foram apontadas nas edições iniciais do Gas Summit e, dez anos depois, estamos vendo o mercado avançar com base nos temas discutidos nesses encontros, como o plano energético a longo prazo da Bolívia e Peru, e também do Brasil, que está avançando com o pré-sal”.

O diretor de Regulação Econômica da Agência Nacional de Hidrocarburos da Bolívia, Edwin Merida Calvimontes, abriu o primeiro painel traçando um panorama do mercado energético e principalmente de gás natural no país. Com reservas próximas de 187,3 milhões de m³, o consumo duplicou nos últimos 25 anos, de acordo com Calvimontes, reflexo da importação de países como México, Brasil, Argentina e Chile. “O Brasil tem características importantes: economia e consumo em grande escala, além de ser produtor, já que a Petrobras tem capacidade de competir com as maiores empresas do mundo. Os contratos do País são estabelecidos nos moldes praticados ao redor do mundo, em que as concessionárias assumem riscos de operação e suas consequências”.

Após apresentar as peculiaridades dos marcos regulatórios dos principais produtores da América do Sul, como Equador, Colômbia e Bolívia, bem como seus regimes fiscais, Calvimontes ressaltou que na última década houve aumento da participação do poder público na negociação e contratos por meio da criação de agências reguladoras. “No caso da Bolívia, a recuperação de hidrocarbonetos aconteceu após a criação da ANH (Agência Nacional de Hidrocarburos), em 2006, e fortaleceu a regulação do setor”, disse.

Dando continuidade ao painel, o diretor-geral de Hidrocarbonetos do Ministério de Minas e Energia do Peru, Juan Israel Ortiz Guevara, elogiou o intercâmbio de experiências. “O Peru está crescendo como país e nosso setor energético é essencial para o desenvolvimento econômico“, aponta. A projeção de Guevara é que o setor de hidrocarbonetos, nos próximos cinco anos, alcance em torno de 20 milhões m³ em exportações.

“Estamos aprendendo a usar o gás natural e temos como referência países como Brasil, Colômbia e Espanha para alcançar a maturidade. A classe média do Peru cresceu e o mercado de hidrocarbonetos é livre em estrutura, produção e exploração. Nossas metas são acesso, segurança e sustentabilidade”, apontou Juan Guevara, que continuou: “Nos próximos cinco anos já teremos resultados. A missão é aumentar a geração elétrica, a produção de gás e a exploração de petróleo na serra, ao norte do País. Além disso, creio que veremos desenvolvidos projetos com o Equador, com o avanço de gasodutos entre os países”.

Gas Summit Latin America 2014 -Em sua 11ª edição, o Gas Summit Latin America é um dos mais tradicionais fóruns de discussões do continente sobre a indústria do gás. Com uma equação equilibrada entre palestrantes de reconhecida conhecimento expertise mercadológica e técnica, autoridades públicas e empresários de alto poder de decisão de empresas chave no setor, há muito foi incorporado ao calendário de eventos internacionais como o principal encontro do setor de gás. Em 2014, o Gas Summit Latin America acontece de 13 a 15 de maio, no Hotel Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro. |Programação e inscrições estão disponíveis no site do evento, em [www.informagroup.com.br/gassummit].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira