Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2007 - 10:23

Rhodia cria o “Prêmio Rhodia Pierre-Gilles de Gennes para a Ciência e Indústria”

São Paulo — Por ocasião da inauguração oficial do Centro de Inovação Pierre-Gilles de Gennes, realizada em Pessac, na França, o CEO da Rhodia, Jean-Pierre Clamadieu, anunciou a criação do “Prêmio Rhodia Pierre-Gilles de Gennes para a Ciência e Indústria”.

O prêmio é internacional e será concedido para trabalhos de natureza científica ou tecnológica na área da Química, Física ou Físico-Química que desempenharam um papel de destaque para aproximar a pesquisa acadêmica do mundo da indústria, por meio de:

Um trabalho pioneiro, com aplicações industriais comprovadas ou resultando em uma significativa transferência de tecnologia;

A criação de uma empresa inovadora e sustentável;

Um desenvolvimento tecnológico ou científico significativo e original, que tenha criado novas áreas de trocas e pesquisa na comunidade científica.

O prêmio será concedido bienalmente para cientistas ativos, que sejam membros de instituições acadêmicas, universidades ou instalações de pesquisa privadas. Os vencedores serão selecionados dentre os cientistas indicados por seus colegas e por candidaturas livremente submetidas à avaliação. O primeiro prêmio será concedido em maio de 2008.

O prêmio terá o valor total de 200.000 euros, dividido entre o cientista da pesquisa premiada e uma doação voltada para o financiamento do seu trabalho.

O painel de seleção criado para esse prêmio, presidido pelo Professor Paul Chaikin, membro da Academia de Ciências Norte-americana (Universidade de Nova York), inclui três ganhadores do Prêmio Nobel, membros proeminentes da comunidade científica e especialistas internacionalmente renomados.

São eles, Jean Marie Lehn, ganhador do Prêmio Nobel de Química em 1987; Claude Cohen Tannoudji, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1997; Alan Heeger, ganhador do Prêmio Nobel de Química em 2000; Masao Doi, Professor de Física Aplicada; Jacques Prost, Diretor da ESPCI (Instituto Superior de Física e Química Industrial); Yves Boisdron, especialista industrial; Paul-Joël Derian, Diretor do Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento da Rhodia; e Patrick Maestro, Diretor Científico da Rhodia, que também é o secretário-executivo para o prêmio.v

“Ao criar o ‘Prêmio Rhodia Pierre-Gilles de Gennes’, temos a intenção de prestar homenagem a um eminente cientista pesquisador, cuja colaboração com Rhodia por um período maior que 20 anos desempenhou um papel significativo na definição das estratégias de inovação e científicas do Grupo", declarou Jean-Pierre Clamadieu, CEO da Rhodia. ”Estamos encantados com a capacidade de promover a colaboração entre a ciência e a indústria, o que representa uma vantagem primordial para o desenvolvimento da química do futuro”, acrescentou.

Pierre-Gilles de Gennes, que morreu recentemente, foi ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1991. Durante quase três décadas trabalhou com a Rhodia, tendo sido um dos grandes incentivadores da interação empresa e academia. Nos anos 90, apresentou com sucesso na TV francesa (depois reproduzido no Brasil) um programa sobre ciências, voltado para aumentar o interesse dos alunos do ensino básico para o aprendizado nesse campo do conhecimento. || www.rhodia.com/us/downloads/PGG_WEB_EN.pdf

A Rhodia é um grupo químico internacional fortemente engajado no Desenvolvimento Sustentável. Líder em seus negócios, o grupo contribui para o crescimento dos seus clientes com sua performance operacional e capacidade de inovação. Estruturado em sete empresas, o grupo Rhodia é parceiro dos maiores players nos mercados automotivo, de pneus, eletrônicos, perfumes, saúde e beleza e no segmento de home care. O grupo emprega 16 mil pessoas no mundo e obteve faturamento de 4,8 bilhões de euros em 2006. As ações da Rhodia são cotadas na bolsa de valores de Paris (Euronext).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira