Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2014 - 10:22

Demanda global por carne de frango e sanidade avícola foram destaque no Merial Avian Forum Global, em Paris

O evento reuniu 500 participantes de 68 países para fornecer uma atualização sobre os principais desafios presentes na avicultura industrial.

As melhores formas de acompanhar a demanda de crescimento exponencial pela carne de frango, e vencer os desafios relacionados à sanidade avícola, foram temas amplamente discutidos no Terceiro Avian Forum Global, evento promovido recentemente pela Merial em Paris, na França. A Merial, líder mundial em saúde animal, reuniu clientes, profissionais de renome na indústria, acadêmicos de ponta, e entidades regulatórias internacionais vindas de todas as partes do mundo para compartilhar de sua expertise voltada à manutenção da saúde e bem-estar do fornecimento mundial de carne de frango.

Os participantes do Fórum discutiram estes itens e outros, chegando ao consenso geral de que indústria, governo, órgãos regulatórios, veterinários, proprietários de empresas e outros participantes do segmento devem unir-se à causa em caráter cooperativo, multidisciplinar, e atingir o objetivo de prevenir e controlar os principais patógenos e doenças aviárias.

Até 2050, um aumento em 70% no suprimento de alimentos será requerido para alimentar a população mundial1. Até 2020, o consumo de carne de frango superará o de carne suína como proteína de eleição, e a indústria avícola terá um papel ainda mais crucial em garantir o alimento das futuras gerações2. A Merial reconhece que os cuidados com a indústria avícola global – desde a utilização de programas vacinais sofisticados do incubatório ao campo, o emprego de monitoramento veterinário de alta qualidade, a introdução de novos produtos no mercado, além de novos equipamentos e serviços, com o objetivo de melhorar a imunidade e controlar novas cepas patogênicas – é imperativo para gerenciar a demanda mundial por carne de frango.

“Nós percebemos que a maneira mais eficaz de controlar doenças infecciosas é evitar que elas cheguem aos aviários. Isto pode ser alcançado com a utilização de medidas-chave como biossegurança, programas significativos de monitoramento de forma a reduzir a suscetibilidade das aves à infecção. Tudo isto somado a um programa de vacinação bem executado”, afirma Michel Bublot, Líder da divisão de Pesquisa e Tecnologia da Merial.

“A educação ampla e contínua, e o intercâmbio de informações também contribuirá para o controle de doenças e intensificação da produtividade nas granjas”, complementa Bublot.

Os participantes do Fórum concordaram que a crescente demanda global por carne de frango não é isenta de desafios, especialmente considerando a ampla variedade de patógenos complexos e doenças que podem infectar os lotes. O impacto pode ser significativo, levando a importantes perdas econômicas, perda da confiança pública, e inferiorização da qualidade na produção.

Palestrantes focaram também em métodos para controlar vírus específicos – como o vírus causador da Bronquite Infecciosa e o da Doença de Newcastle – e, especialmente, a Doença de Gumboro, uma das doenças imunossupressoras mais importantes que afeta aves em âmbito global, assim como os efeitos positivos de vacinas e tecnologias nas condições gerais do sistema imonológico das aves, portanto auxiliando na redução da imunossupressão.

Igualmente digna de nota, a Influenza Aviária (IA) permanece uma grande preocupação para o público em geral. Ainda não existe uma estratégia de controle satisfatória para a IA em aves comerciais, porém, foi notado em intercâmbio de experiências entre países endêmicos e não-endêmicos, que a melhor prática de manejo relacionado a esta doença é o emprego de programas vacinais.

Ressaltando o comprometimento com a otimização do padrão dos programas vacinais na indústria avícola, a Merial lança oficialmente a Ovo-Jector®, tecnologia que permite a administração in ovo da vacina Vaxxitek® HVT + IBD3. A Ovo-Jector®, que possui capacidade para vacinar até 35 mil ovos por hora, já foi lançada no Brasil e será implantada em todas as regiões do mundo, neste e no próximo ano; a Ovo-Jector torna completa a oferta global do Merial VTS (Serviços Técnicos de Vacinação) com equipamentos de vacinação que contam com a assistência técnica de equipes dedicadas, compostas por profissionais de campo que deslocam-se com grande agilidade às granjas no mundo todo, ajudando com o manejo de lotes e desenvolvendo equipamentos sob medida para as necessidades de seus clientes.

O Fórum também contou com uma mesa redonda formada por representantes das 10 empresas líderes na indústria avícola mundial, momento no qual o consenso foi direcionado à necessidade de sanidade de alto nível em associação à manutenção de controle de custo, compondo os dois principais desafios para o futuro da indústria. E são estes profissionais prevenidos que ajudam a criar os mais altos padrões e um cenário de mudanças para melhor no Mercado avícola.

Os executivos da Merial enfatizaram que a companhia continuará a investir no desenvolvimento de vacinas, tecnologias e serviços para apoiar o crescimento da produção avícola.

Perfil - Merial é uma empresa líder mundial em saúde animal voltada para a inovação, fornecendo uma gama completa de produtos para melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho de várias espécies de animais. Merial emprega aproximadamente 6.200 pessoas e opera em mais de 150 países ao redor do mundo. Seu faturamento em 2013 foi próximo aos R$ 6,5 bilhões. Merial é uma empresa Sanofi. [www.merial.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira