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16/05/2014 - 08:07

LLamasoft expande modelagem de supply chain no mercado brasileiro

Plataforma Supply Chain Guru é a solução da empresa para aumentar a eficiência das cadeias logísticas, por meio da integração de todas as variáveis e através da otimização e simulação de cenários para as redes logísticas

São Paulo, Brasil- Depois de consolidar uma carteira com mais de 100 clientes espalhados pela América do Norte, Europa, Ásia e América Central, agora a norte-americana LLamasoft, especialista em modelagens de supply chain, define como passo estratégico para o seu desenvolvimento a ampliação de negócios na America Latina e, em especial, no Brasil.

Em outubro do ano passado a LLamasoft intensificou à prospecção de clientes no país e a iniciativa auxiliou na formação de uma carteira de quase 20 empresas de vários setores da economia. “O mercado brasileiro e latino-americano é extremamente fértil para as ferramentas da LLamasoft porque o atual estágio de maturação das empresas locais demanda uma salto em termos de modelagem da cadeia de suprimentos”, diz o diretor de desenvolvimento de negócios para o Brasil, Paulo Nazário.

A afirmativa do diretor da empresa coincide com a opinião dos outros executivos da LLamasoft. “A América Latina é uma das regiões mais importantes estrategicamente para nós”, diz o presidente e CEO da empresa, Donald A. Hicks. “Mesmo com todas as peculiaridades e dificuldades que a região apresenta, são países com muito potencial para nós. Aliás, quanto mais caótico for o ambiente maior a demanda por soluções, um terreno muito fértil para a aplicação das soluções que desenvolvemos”, afirma.

Ele explica que em países da Europa, por exemplo, a interferência na cadeia de abastecimento enfrenta condições muito mais rígidas em termos das restrições ambientais e de influências dos operadores logísticos, que têm intenso controle sobre toda a operação, controlando inclusive a distribuição e ditando, muitas vezes, como a rede será definida. “Essa situação é ruim porque sobrecarrega a operação, aumentando os custos. No caso da América Latina, para cada canto que olhamos, vemos oportunidades. Há grandes desafios, é verdade, mas a potencialidade compensa”.

Ferramenta - Localizada em Michigan (EUA), a LLamasoft tornou-se líder em tecnologia e soluções de design de supply chain, 100% focada na modelagem e análise de dados da cadeia de abastecimento e de distribuição.

Pioneiros na questão do Supply Chain Design, a LLamasoft desenvolveu uma plataforma de ferramentas completamente integradas para modelagem de cadeias de distribuição, o Supply Chain Guru, adotada por cerca de 66% dos supply chains de organizações líderes no mundo. A plataforma permite uma melhor gestão da cadeia ao modelar opções de otimização da rede e de inventário, análises de custos operacionais, aperfeiçoamento do planejamento de fornecimento estratégico dos fluxos de produtos e de roteirização, simulações de níveis de serviços, S&OP (Planejamento de Vendas e Operações), racionalização de processos de fusões e aquisições e análise de riscos e contingência.

Um dos diferenciais do Guru é a sua capacidade de simular cenários futuros, detalhando cada segmento da operação, e permitindo à empresa antecipar decisões estratégicas antes da concorrência. “O varejo hoje é muito complexo, com uma enormidade de SKUs, demandas geograficamente dispersas e expectativas cada vez mais elevadas quanto ao nível de serviço. O supply chain tem que equilibrar cinco métricas de interesse que são chave: serviço, custos, logística, sustentabilidade e riscos. E as habilidades de projetar e antecipar cenários são o que permitem a flexibilidade das estruturas e dos processos. Ferramentas de planejamento não foram projetadas para o design. Mas planejamento e design devem acontecer simultaneamente”, explica Hicks.

Na visão de Hicks, a estrutura de supply chain deve ser flexível de tal forma a antecipar cenários e adaptar-se às mudanças necessárias antes mesmo delas serem implementadas. “Infelizmente, isto não acontece com a velocidade e a frequência necessárias hoje em dia. As decisões que se tomam para alterar o modelo logístico de distribuição tardam muito a acontecer, resultando em intervenções inócuas já que os cenários mudam a um ritmo muito mais intenso”, explica e acrescenta: “Pensa-se naquele modelo piramidal, no qual o que é estratégico está desconectado do tático e do operacional. O que fazemos é integrar todas variáveis, como nível de serviços, inventário, custos, por exemplo, e modelar cenários futuros para os próximos cinco, dez, 15 anos. Ou seja, definimos quais são as perguntas cruciais do problema e depois especificamos os algoritmos a usar”, detalha.

Segundo o presidente da empresa, o diferencial da LLamasoft é integrar os processos para elaborar modelagens completas: simulação, otimização, inventário, transportes e nível de serviço em uma única ferramenta.

Em termos quantitativos, a plataforma Supply Chain Guru vem tendo resultados muito positivos. “Não estamos em uma ciência exata, mas em termos de resultados, as respostas são muitos precisas, indicando como a cadeia irá portar-se em determinada situação”, diz outro executivo da empresa, o vice presidente sênior de vendas internacionais, Alejandro Nieto. De fato, de acordo com o feedback das empresas que utilizam o Guru, a solução permitiu reduzir em 10% a 15% o custo total da cadeia e de inventário, em 10% o custo com o transporte e aumentou em 10% o nível de serviço.

Centros de Excelência-Além de fornecer a consultoria, a tecnologia, o treinamento e o suporte, a LLamasoft desenvolve os centros de excelência, ou seja, formação de equipes dentro das empresas com expertise para a modelagem da sua própria cadeia de abastecimento, para que se defina um processo de otimização contínua do seu supply chain.

“Estamos ‘evangelizando’ o mercado”, diz Nieto. “Havia uma compreensão no mercado que se resumia a planejamento e operação de um lado, deixando modelagem e otimização na esfera do estratégico, sem integração nenhuma. O design reverteu essa ideia e integrou os processos. Hoje, design converteu-se em uma demanda contínua, em função da variabilidade, da volatilidade e da ambiguidade das condições dos negócios atuais, que demandam que a tomada de decisões sobre o supply chain seja cada vez mais rápida, mais frequente e com maior colaboração dos diferentes players envolvidos no supply chain em diferentes partes do mundo. É exatamente este tipo de ferramentas que a LLamasoft proporciona”.

Na opinião de Nieto, apesar de o supply chain ter se tornado estratégico, com custos de transportes, de armazenamento, planejamento de demanda sendo as variáveis que as empresas têm para serem rentáveis e competitivas, muitas organizações na América Latina ainda não contam com cadeias de distribuição organizadas. “Os centros de excelência aplicam-se muito bem a todo tipo de empresa. Diferente dos modelos de consultoria intensiva, nosso modelo de negócio é o da transferência de inteligência, o que permite à empresa autonomia. Isso nos diferencia no mercado. E além das empresas com cadeias de distribuição físicas tradicionais, estamos começando a atuar também no mercado financeiro, auxiliando instituições financeiras na otimização da movimentação de valores entre diferentes agências bancárias”, revela.

Os negócios da LLamasoft no Brasil estão acontecendo mesmo sem a empresa ter um escritório no Brasil. “A resposta das companhias é muito positiva porque percebem os benefícios que a capacidade de antecipar cenários e otimizar o supply chain pode ter para a saúde da companhia. Em tempos de concorrência tão agressiva, saber antes certamente é uma vantagem competitiva”, finaliza.

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