Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2014 - 08:35

I Encontro Internacional do Grupo COI traz ao Brasil especialistas do MD Anderson

MD Anderson será representado pela vice-presidente de Oncologia, Margaret Row, e por dez especialistas, que apresentarão e discutirão as novidades no tratamento do câncer.

Há cerca de dois anos, o Grupo COI e o hospital americano MD Anderson — referência mundial no tratamento do câncer — trabalham juntos em projetos na área operacional/assistencial, educacional e de pesquisa. Após meses de relacionamento, o Grupo COI promove, no dia 22 de maio (quinta-feira), no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, seu I Encontro Internacional, no qual recebe profissionais da área de Oncologia do Centro de Pesquisa e Tratamento em Câncer do MD Anderson. O encontro acontece das 8h às 13h.

Dez especialistas — entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e físicos — falarão sobre os mais diversos tipos de câncer, considerando o cuidado multidisciplinar no qual os pacientes estão inseridos. As palestras acontecerão em quatro salas, simultaneamente. Serão apresentados projetos do MD Anderson, assim como procedimentos, guidelines e medicamentos que têm se mostrado mais eficazes em todo o mundo no combate da doença.

Às vésperas da ASCO (American Society of Clinical Oncology), maior congresso mundial de Oncologia, promovido pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica, os médicos anteciparão ainda algumas das novidades que serão apresentadas em seus trabalhos, de 30 de maio a 3 de junho, em Chicago/EUA.

Segundo o presidente do Grupo COI, o oncologista Nelson Teich, este é apenas o primeiro evento na área de Educação que o COI realiza com especialistas do hospital. O objetivo deste primeiro encontro é reforçar o modelo de atendimento multidisciplinar, centrado no paciente e envolvendo toda a sequência de cuidados que, tanto COI quanto MD Anderson acreditam ser o correto, e que define a cultura das duas instituições.

"O MD Anderson possui o mesmo modelo de operação que adotamos no COI, centrado no paciente. É o modelo que consideramos ideal por envolver todo o ciclo de cuidado. Eles — que são #1 há sete anos, nos Estados Unidos, e nos últimos dez anos foram considerados os melhores em nove — operam, hoje, como gostaríamos de operar por aqui. Por isso, buscamos este trabalho em conjunto, que já acontece há cerca de dois anos e que tem previsão para se estender por, no mínimo, mais dez anos", comenta Nelson Teich.

O presidente do Grupo COI se refere a programas nas áreas de pesquisa clínica e de medicina personalizada que já estão em andamento. Além de programas que o grupo está gerindo, que têm o mesmo modelo de programas do MD Anderson, como é o caso da Educação Continuada oferecida pelo Instituto COI.

Dr. Nelson destaca ainda porque o MD Anderson investiu neste trabalho com o Grupo COI e porque acreditam que o grupo pode oferecer no Brasil um cuidado equivalente ao que hoje existe na instituição americana.

"O MD Anderson tem solicitações de consultoria e parceria em todo o mundo e cabe a eles escolher com quem vão trabalhar. Eles têm como missão o controle e a cura do câncer em todo o mundo, mas se associam apenas àquelas instituições que acreditam que vão compartilhar e disseminar a mesma cultura e o mesmo cuidado. Viram em nós a possibilidade de estruturar no Rio de Janeiro um serviço com o mesmo nível de qualidade daqueles existentes nos Estados Unidos, englobando assistência, educação e pesquisa, que vão beneficiar não somente o Rio de Janeiro, mas idealmente pacientes em todo o país e América Latina. Estamos trabalhando muito para construir em curto espaço de tempo um cuidado cada vez mais completo, simples, eficiente e humanizado para pacientes e sociedade", complementa.

Grupo COI - Excelência, modernidade e humanização consagraram o Grupo COI como um dos maiores centros de Oncologia do País, em seus 24 anos de existência. Seu qualificado corpo clínico, composto por 50 médicos, além dos cerca de 400 colaboradores, atende aproximadamente quatro mil pacientes todos os meses — são 12 mil pacientes distintos por ano, que respondem por 87 mil atendimentos de diversos tipos — nas atuais unidades da Barra da Tijuca, Botafogo e Nova Iguaçu. Muito em breve, outros dois novos empreendimentos, em Botafogo e Niterói, estarão em funcionamento, tendo sido idealizados dentro dos mais modernos conceitos de arquitetura hospitalar e contanto com equipamentos de ponta, adquiridos pioneiramente no País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira