Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2014 - 09:26

Varejo volta a acelerar e cresce 4,8% em abril, aponta índice da Cielo

O número refere-se ao aumento da receita de vendas deflacionada pelo IPCA em relação a abril de 2013; desempenho do comércio varejista foi impulsionado pelo setor de Supermercados e Hipermercados.

Barueri, 15 de maio de 2014 – O mês de abril registrou retomada no ritmo das vendas do varejo após a desaceleração ocorrida em março. É o que mostra o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado no dia 15 de maio (quinta-feira). Descontada a inflação, a receita de vendas do comércio varejista teve alta de 4,8% em abril em relação ao mesmo mês de 2013, ante 2,2% em março na mesma base de comparação. Na receita de vendas nominal, o crescimento foi de 11,9% em relação a abril de 2013, contra 9% em março.

A recuperação ocorreu mesmo com os impactos negativos do calendário, provocados pelos feriados de Páscoa, que neste ano ocorreu em abril, e de Tiradentes, que caiu em dia útil (segunda-feira). Em 2013, a Páscoa aconteceu no mês de março e o feriado de Tiradentes, em um domingo. Por outro lado, o mês teve uma quarta-feira a mais e uma segunda-feira a menos que em 2013 – tipicamente, as vendas numa quarta-feira são cerca de 15% maiores do que numa segunda-feira.

Descontados os efeitos de calendário, o crescimento revelado em abril seria ainda maior: 6,4% no índice deflacionado e 13,7% no nominal. Como em março estes crescimentos foram, respectivamente, de 5,0% e 12,0%, observa-se que houve aceleração no ritmo de vendas do comércio varejista em abril.

Setores e regiões -A aceleração do varejo em abril deste ano foi impulsionada pelo setor de Supermercados e Hipermercados. Também foram destaques Postos de Gasolina e Lojas de Departamento. Gabriel Mariotto, gerente da área inteligência da Cielo, ressalta que, ao contrário dos demais setores acompanhados pelo ICVA, supermercados e hipermercados se beneficiam das vendas do período de Páscoa. “Descontado esse efeito, observa-se que o segmento teve forte aceleração em abril, tanto em termos nominais quanto no índice deflacionado”, complementa Mariotto. Em fevereiro e em março, o índice havia registrado desaceleração no setor.

No recorte regional, o Norte liderou o crescimento do varejo em receita deflacionada, com crescimento de 8,3%, seguido do Centro-Oeste, com crescimento 6,6%, do Sul com alta de 6,4% no mês, do Nordeste com 4,9% e do Sudeste com 4,3%.

ICVA - O Índice Cielo do Varejo Ampliado – ICVA acompanha mensalmente a evolução do varejo de acordo com a receita nominal de vendas, com base em um grupo de 24 setores mapeados pela Cielo, de pequenos lojistas a grandes varejistas.

Como é calculado o ICVA -O ICVA não tem correlação com o desempenho financeiro da Cielo. Para criar um indicador neutro que refletisse puramente a atividade econômica e o apetite de consumo no comércio, sem qualquer inferência a seus resultados, a companhia desenvolveu modelos matemáticos para isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share, por exemplo. Também foram isolados os efeitos da maior participação de cartões na economia pela substituição de cheque e dinheiro.

Os dados que compõem o Índice são capturados, de forma agregada, da base de 1,4 milhão de pontos de venda ativos credenciados à Cielo em todo o Brasil, tanto nas lojas físicas como nos canais mobile e e-commerce.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira