Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2014 - 09:59

EMDOC registra queda no número de embarcações turísticas

Para a consultoria, altos custos e má qualidade da infraestrutura dos portos brasileiros, levaram a queda de 20% no número de embarcações turísticas na temporadas de 2013/2014.

A EMDOC, consultoria especializada em mobilidade global, registra redução de cerca de 20% no número de embarcações turísticas para o Brasil na temporada de 2013/2014. Na avaliação da EMDOC, várias companhias de cruzeiros excluíram o Brasil do itinerário de viagem devido aos altos custos da temporada e também a má qualidade da infraestrutura dos portos brasileiros. Segundo a consultoria, o cenário desta temporada 2013/2014, foi menor e a estimativa é que a próxima temporada, 2014/2015, também seja reduzida.

"Foi uma temporada com menos oferta de navios se comparada ao auge dos cruzeiros marítimos entre 2008 e 2011, quando as companhias tradicionais tinham em média quatro navios em circulação no País", comenta Fátima Kaiser, sócia e responsável pelo departamento de embarcações marítimas da EMDOC. Nesta temporada de 2013/2014, muitos navios não passaram pelo País e para a próxima, 2014/2015, a oferta de cruzeiros marítimos também tende a ser menor.

"Tradicionais companhias que contavam com dois navios na temporada, um em longo curso e outro para cruzeiros locais, deixarão de vir ao Brasil depois de quatro anos seguidos e ainda sem previsão de retorno. Estudam voltar para a temporada de 2015/2016, mas sem confirmação de itinerário ainda", acrescenta Fátima Kaiser.

Na avaliação da consultoria, a demanda de vistos para a temporada de 2015/2016 será maior por conta da aprovação da RN 105, em vigor desde setembro de 2013, que alterou o prazo de duração do visto de estrangeiros que trabalham em embarcações de turismo de 180 (cento e oitenta) dias para 2 (dois) anos. "No ano passado, antes do anúncio da nova resolução, muitas companhias já haviam solicitado pelo menos 70% das autorizações de vistos para a temporada 2014/2015, por isso, a queda no número de embarcações", declara Fátima.

Além disso, a redução nos custos de emissão da autorização deve motivar o aumento do número de viagens ao Brasil. "A previsão é que as companhias de cruzeiros passem a economizar pelo menos 50% dos custos com vistos para o Brasil, o que pode contribuir com os planos dos navios de retornar ao País ou repetir as embarcações pelo prazo de dois anos", inclui a responsável pelo departamento de embarcações da EMDOC. "A nova norma contribui para a movimentação econômica proporcionada pelo turismo estrangeiro, o que é muito bom para o País, principalmente às vésperas dos grandes eventos esportivos que sediaremos.

Com esta alteração no prazo de validade dos vistos, a tendência é que ocorra um aumento no número de navios turísticos no Brasil nas próximas temporadas, a partir de 2015", conclui Fátima Kaiser.

EMDOC -Fundada em 1985, a EMDOC é uma consultoria especializada em serviços de mobilidade internacional. Com sede em São Paulo e com cerca de 200 colaboradores, oferece atendimento personalizado a empresas e pessoas físicas que buscam agilidade e segurança nos trâmites de imigração para o Brasil, transferência de brasileiros para o exterior e serviços de relocation. Atualmente, a EMDOC atua por meio de escritórios próprios e parceiros em diversos países dos cinco continentes. No Brasil, são nove escritórios próprios e 12 correspondentes distribuídos em todo o território nacional. Nos Estados Unidos, há dois escritórios próprios, um em Miami e um em Houston. Entre os principais diferenciais da empresa, destacam-se as equipes de consultores de origens japonesa, chinesa e europeia, que formam as chamadas "chinese desk", "japanese desk" e "european desk", além da certificação ISO 9001 e 14001 e de um corpo jurídico próprio, especializado em direito imigratório. A EMDOC é a única empresa de imigração a ter um projeto com o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e com a SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira