Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2014 - 09:59

Turismo apoia mobilização contra a exploração sexual

Uma série de eventos ocorrem no domingo [18/05], o Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Milhares de brasileiros de todo o país se preparam para dar visibilidade ao Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no domingo (18). O Ministério do Turismo (MTur), por meio da coordenação geral de Proteção à Infância, é parceiro das ações que acontecerão em todo o Brasil.

Em Brasília, por exemplo, o MTur entregou cerca de cinco mil peças, entre cartazes, panfletos e adesivos de carros para o GDF, da Campanha Proteja Brasil, que já está sendo divulgada nacionalmente com atenção especial às cidades-sedes da Copa. O material será distribuído pelas ruas da capital federal.

O Comitê Nacional de Enfrentamento e Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes divulga, ainda, a campanha “Faça Bonito. Projeta Nossas Crianças e Adolescentes”, que tem como símbolo uma flor. O slogan é um apelo para que as pessoas lembrem do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.

O símbolo surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009 e acabou se tornando a marca da causa, a partir de 2010. O objetivo é chamar a atenção da sociedade, governo e empresas envolvidos com o tema para assumir sua responsabilidade diante dos abusos que são cometidos.

A escolha da data de 18 de maio, é uma lembrança sobre a menina Araceli Cabrera Sanches, seqüestrada nesta data em 1973, aos oito anos de idade, que foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O silêncio de muitos acabou por decretar a impunidade dos criminosos. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi aprovado em maio de 2000 através da Lei 9.970, que instituiu a data.

As ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes são coordenadas pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e tem ainda as parcerias de outros órgãos do governo como os ministérios do Turismo, Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além de entidades como Unicef, e a sociedade civil.

Palestra -O coordenador geral de Proteção à Infância do MTur, Adelino Neto esteve em Cuiabá nesta sexta-feira (16) apresentando as ações do Ministério do Turismo, de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas cidades-sede da Copa do Mundo e entornos.

Na palestra, o representante do ministério apresentou o Programa de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e o Disque 100 para denunciar casos de abusos, e que fazem parte da agenda de convergência do Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Também a divulgação do Manual do Multiplicador.

O encontro visa engajar multiplicadores para prevenir a exploração sexual de vulneráveis. “A prevenção é um dos maiores e mais urgentes desafios a serem vencidos por nossa sociedade”, diz Adelino Neto.

A mobilização nacional é uma preocupação do governo brasileiro com a proximidade da Copa do Mundo, quando o país deverá receber 600 mil estrangeiros e outros 3,1 milhões de brasileiros estarão circulando pelo país.

Também está sendo apresentado o aplicativo para celulares, numa parceria entre o governo federal e a Unicef, que orienta o usuário a identificar e denunciar violações de direitos contra crianças e adolescentes. A ideia é que ele seja uma ferramenta de proteção à infância durante a Copa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira