Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2014 - 10:18

Tintas Coral e Net promovem mutirão na Santa Marta


Parceria das empresas garante mutirão de pintura das fachadas das casas da comunidade com a participação de 40 funcionários da NET. Ação faz parte do projeto “Tudo de cor para o Rio de Janeiro”.

Rio de Janeiro – A Tintas Coral e a NET, maior empresa de serviços de entretenimento e comunicação via cabo da América Latina, firmaram parceria para revitalizar as fachadas das casas dos moradores da comunidade Santa Marta, no Rio de Janeiro. Esta iniciativa integra o projeto socioambiental “Tudo de cor para o Rio de Janeiro – Santa Marta”, presente na comunidade carioca há um ano e meio, e, desta vez, contará com a participação de 40 colaboradores da NET que atuarão como pintores voluntários no local, no dia 17 de maio.

Desde novembro de 2012, o “Tudo de cor para Rio de Janeiro – Santa Marta” realizou 28 mutirões, que atraíram 780 voluntários brasileiros e estrangeiros. “Faz parte do DNA do projeto ‘Tudo de cor para você’ o compromisso de estabelecer parcerias com comunidades, instituições, ONGs. Neste próximo mutirão na comunidade, faremos a primeira parceria local com outra empresa privada. A oportunidade de trazer colaboradores da NET, que possui um programa corporativo na área de voluntariado, é uma conquista para o projeto”, afirma Marcelo Abreu, líder do projeto “Tudo de cor para você” e gerente de Marketing Institucional da AkzoNobel.

Por sua vez, há quatro anos, a NET mantém o programa NET Voluntariado, desenvolvido especialmente para estimular o engajamento dos colaboradores e o trabalho voluntário em instituições beneficentes em todo o País. “A NET entende a importância do seu papel comoagente transformador nas cidades onde atua, assim, a empresa incentiva a participação dos colaboradores internos e de seus familiares em ações que contribuam com o desenvolvimento social e cultural da sociedade. É uma troca que nos proporciona um bem estar imensurável. Estamos honrados em fazer parte deste projeto com a Tintas Coral, e garantir o sorriso e um lar ainda mais especial para cada um destes moradores”, comenta Daniely Gomiero, gerente de Comunicação Interna e Responsabilidade Social da NET.

O “Tudo de cor para Rio de Janeiro - Santa Marta” vem modificando a paisagem da favela Santa Marta. Em um ano e meio de projeto, 227 edificações do morro já tiveram suas fachadas transformadas. Em 2010, a Tintas Coral implementou um projeto piloto na comunidade com a pintura de 34 casas e da quadra da escola de samba, localizadas na Praça do Cantão. Com o sucesso da experiência, a Coral criou uma edição especial do projeto e o “Tudo de cor para Rio de Janeiro - Santa Marta”, que vem sendo colocado em prática desde o final de 2012.

A comunidade Santa Marta, que existe há aproximadamente 80 anos, é uma área emblemática para a capital fluminense. Em dezembro de 2008, foi a primeira a receber a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). E, para facilitar a locomoção dos moradores pelo morro, também foi inaugurado o Plano Inclinado (transporte sobre trilhos) no mesmo ano da pacificação. Atualmente, o local tem cerca de seis mil moradores.

“A comunidade foi escolhida pela Tintas Coral por ser fortemente reconhecida pela organização social e por seu pioneirismo em diversos projetos desenvolvidos no Rio de Janeiro”, afirma Jaap Kuiper, presidente da Tintas Coral. Segundo Jaap, a renovação da comunidade conta com o engajamento de centenas de moradores da região. “A intenção é de que o projeto seja uma realização coletiva. Por meio das cores, queremos cumprir nossa missão de contribuir para o aumento da autoestima e a alegria das pessoas que ali vivem. Buscamos plantar a semente da preservação em cada lugar que passamos e, assim, mostrar o poder que as cores possuem”, afirma o executivo.

O projeto - Cerca de 300 mil litros de tintas serão utilizados em 24 diferentes tonalidades para a realização do “Tudo de cor para Rio de Janeiro – Santa Marta”. Os moradores escolhem a cor preferida dentre as opções oferecidas e contam com a consultoria do arquiteto carioca Jorge Abrantes, parceiro da iniciativa e criador do projeto arquitetônico adotado para as casas. Abrantes está envolvido em ações para melhoria visual da comunidade desde 2005 e possui forte engajamento com a população local.

A participação da comunidade é um dos principais pilares da iniciativa, por isso, foi constituído um comitê com representantes locais. Esse grupo é formado por lideranças comunitárias e visa ajudar a definir os rumos do projeto. Segundo o presidente da Associação de Moradores do Santa Marta, José Mario Hilário, as discussões regulares desse grupo mostram a maturidade alcançada pela comunidade.

Antes de começar o trabalho de renovação, a situação das fachadas de todas as moradias foi avaliada pela Tintas Coral a partir de um levantamento técnico inédito realizado na comunidade. Durante dois meses e meio, um escritório especializado em projetos de edificações e urbanismo contratado pela Coral disponibilizou nove agentes para percorrer o Santa Marta e detalhar informações sobre os imóveis, como acabamento das fachadas, esquadrias, números de pavimentos e cobertura. A pesquisa ainda ajudou a produzir dados estatísticos importantes para a comunidade, como: .A comunidade conta com 639 edificações (cada edificação pode ter uma ou mais moradas);

. Um terço das edificações, 34,07%, possui a fachada com emboço (reboco), portanto, já pode receber pintura;

. 20,57% das edificações não têm revestimento nas fachadas. São imóveis com o tijolo aparente;

. 45,37% das moradias possuem acabamento misto, como chapisco, emboço/reboco, tijolo aparente;

. Os imóveis vão de dois a quatro pavimentos, sendo que a maioria possui apenas dois;

A área localizada entre as estações 3 e 4 do bondinho (Plano Inclinado), bem ao centro da comunidade, foi definida como Área Especial (AE), pois possui 54,41% das casas com emboço/reboco.

Além da renovação do ambiente, os moradores também têm a oportunidade de fazer cursos de capacitação na área de pintura, em conjunto com o SENAI. “Estimulamos os próprios moradores a pintarem suas casas e, por isso, fornecemos todo o suporte necessário – como tintas, equipamentos, ferramentas, cursos e orientação de profissionais especializados. Com isso, buscamos gerar oportunidades de trabalho para os moradores”, complementa Jaap Kuiper.

Pré-requisitos para a pintura das casas -Para que uma casa seja pintada ela precisa estar dentro de alguns critérios, são eles:

• Casas autorizadas pelo governo levando em consideração critérios de precariedade e segurança. Por isso, os barracos de madeira não participam do projeto. Validação final feita pela EMOP - Empresa de Obras Públicas do Governo do Estado.

• Casas com superfícies adequadamente preparadas, evitando assim o desgaste da pintura.

• Engajamento dos moradores no momento da pintura. Eles escolhem as cores e mobilizam familiares e amigos para o trabalho de pintura da casa.

A Coral fornece treinamento básico em pintura, ferramentas, equipamentos de segurança, supervisão/orientação durante todo o processo de pintura, além de toda a tinta necessária para a pintura das fachadas das casas.

O “Tudo de cor para você” é o principal projeto socioambiental da Tintas Coral. Desde o início do projeto, mais de 613 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de 4.727 imóveis em comunidades de diferentes regiões do país, localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis, Fortaleza, Paraty, João Pessoa, Recife e Mauá. A iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro. O combate à degradação de áreas e patrimônios históricos promove alegria, descontração e une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas. O projeto oferece, ainda, treinamento e capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas, totalizando mais de 2.866 aprendizes formados pelo projeto. Desta forma, fecha-se um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e da cidadania da comunidade. Em 2011, o “Tudo de cor para você” foi um dos cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as melhores práticas sustentáveis das companhias no país.

A Tintas Coral, reconhecida mundialmente por sua excelência em inovação, tecnologia e satisfação de seus clientes, é uma das marcas de tintas mais conhecidas do Brasil. Sua expertise em cores resultou no desenvolvimento pioneiro de ferramentas que auxiliam na escolha e combinação de tons, como o Simulador de Ambientes [oferecido no www.coral.com.br]; o Colour Futures, estudo internacional de tendências de cores e o Ideia Card, guia de combinações de tonalidades. Além disso, a Tintas Coral também marca presença nas mídias digitais, como no twitter (@TintasCoral) e no Facebook (/TintasCoral). Outras plataformas do universo digital: o Blog Coral - ferramenta que tem como proposta aproximar os apaixonados por decoração das novidades do mundo da cor, e o Clique&Decore - simulador interativo de ambientes, com mais de duas mil opções de tons para colorir os mais diversificados espaços.

Em 2012, a Tintas Coral foi reconhecida no prêmio internacional Superbrands, que elege marcas excepcionais que atendem as necessidades dos mais diversos públicos.

A Tintas Coral tem a paleta mais completa do mercado, com 2.016 cores, e foi pioneira a trazer, além de códigos, os nomes de todas as cores. Graças à postura inovadora, consolidou-se como geradora de tendências, ultrapassando as fronteiras da indústria química e se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda. Desde 2008, a Tintas Coral faz parte da Divisão de Tintas Decorativas do Grupo AkzoNobel, multinacional de origem holandesa, maior empresa de tintas decorativas do mundo.

A NET Serviços é a maior empresa de serviços de telecomunicações e entretenimento via cabo da América Latina e uma das dez maiores operadoras de cabo do mundo. Presente em mais de 160 cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Brasília, Goiânia, Maceió e João Pessoa, oferece pacotes de serviços que reúnem TV por assinatura, Internet banda larga, telefonia fixa e celular de forma verdadeiramente convergente.

A NET é líder em TV por assinatura e banda larga no Brasil, com mais de 7,5 milhões de domicílios conectados. Também lidera o crescimento da telefonia fixa, sendo a empresa que mais recebe números portados de outras operadoras. [www.net.com.br].

A AkzoNobel é uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas. Fornecemos produtos inovadores para indústrias e consumidores no mundo inteiro e trabalhamos com paixão no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os nossos clientes. O nosso portfólio inclui marcas bem conhecidas como Coral, Sparlack, Wanda, Sikkens, International e Eka. Com sede em Amsterdã, na Holanda, somos consistentemente indicados como uma das empresas líderes na área de Sustentabilidade. Com operações em mais de 80 países, os nossos 50.000 colaboradores no mundo inteiro estão comprometidos em entregar produtos e tecnologias de ponta, capazes de atender às crescentes demandas de um mundo em constante evolução.

As atividades da AkzoNobel no Brasil estão divididas em suas três principais áreas de negócios mundiais: Tintas Decorativas; Performance Coatings e Especialidades Químicas. Cada área possui unidades de negócios dedicadas a serviços específicos. Em Tintas Decorativas, a companhia trabalha com as marcas Coral e Sparlack. Dentro de Performance Coatings, existem as unidades Automotive&Aerospace Coatings (marcas Wanda e Sikkens); Marine, Protective & Coatings (marca International); Powder Coatings (marcas Interpon e Resicoat), Packaging

Coatings e Wood Finishes and Adhesives (Resinas Iguatu). Já, em Especialidades Químicas, estão inclusas as unidades Pulpand Performance Chemicals (marca Eka), a Surface Chemistry e a Functional Chemicals. São, ao todo, 2.900 colaboradores distribuídos em 15 fábricas em seis estados e que fazem do Brasil o 4º maior mercado para a companhia. Por seu amplo portfólio e presença em diferentes áreas de atuação, a AkzoNobel está presente na vida cotidiana do brasileiro e trabalha para oferecer cada vez mais produtos inovadores e sustentáveis, em linha com sua missão e filosofia.[www.coral.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira