Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2014 - 10:29

Obras de expansão das redes de gasoduto no Brasil contam com a tecnologia da Tuper

Empresa fornece 250 quilômetros de tubos de aço com selo API para quatro grandes distribuidoras no país.

A Tuper Óleo e Gás – unidade de negócios da Tuper especializada em soluções para condução de gás e petróleo – concluiu em abril o fornecimento de 107 quilômetros de tubos de aço com selo API (American Petroleum Institute) para uma das mais importantes obras de gás natural contratadas em 2013 no Brasil. O projeto Botucatu – Laranjal Paulista, de responsabilidade do grupo espanhol Gás Natural Fenosa, vai garantir a ampliação de gasodutos no interior paulista, beneficiando uma região com aproximadamente 500 mil habitantes. Os mais de 100 quilômetros de tubulação representam quase 3 mil toneladas do produto.

A parceria entre a Tuper, que hoje conta com uma das mais modernas fábricas de tubos de aço carbono com solda longitudinal de 5 1/2" a 13 3/8” de diâmetro, e a Gás Natural Fenosa, uma das três principais distribuidoras de gás natural do mundo, iniciou no ano passado, quando foram fabricados tubos para ramais de gás natural no Rio de Janeiro, onde a empresa espanhola detém a concessão para distribuição em todo o estado e na macrorregião de Sorocaba (SP).

Além dos negócios com a Gás Natural Fenosa, a Tuper tem ainda participação em outros grandes empreendimentos, como os projetos de expansão da SCGás, em Santa Catarina; da Compagás, no Paraná; e da Comgás, em São Paulo. Juntos, os fornecimentos totalizam, desde o início do ano passado, mais de 250 quilômetros de tubulação produzidos e em fase de entrega.

Considerado um dos maiores projetos de expansão de gás natural do país, o Serra Catarinense levará o insumo para regiões econômicas importantes de Santa Catarina, passando por 16 municípios entre Indaial, no Vale do Itajaí, e Lages, no Planalto Serrano. A Tuper já entregou 50 quilômetros de tubulação – em fase de instalação – e a perspectiva é fornecer outros 100 quilômetros.

Já o projeto da Compagás, que visa à expansão da rede de abastecimento no Paraná, entre os municípios de Castro e Carambeí, conta com 60 quilômetros de tubos de 10 polegadas. O pedido, confirmado em outubro de 2013, foi entregue pela Tuper em tempo recorde: janeiro deste ano. No caso da Comgás, em São Paulo, a Tuper fornecerá aproximadamente 30 quilômetros de tubos. Atualmente, a companhia detém a concessão para o abastecimento residencial, comercial e industrial na cidade de São Paulo, Vale do Paraíba, Litoral paulista e região do Grande ABC, beneficiando 16 milhões de pessoas.

Tuper -Com mais de 40 anos de atuação e capacidade produtiva de 480 mil toneladas/ano, a Tuper é a quarta maior processadora de aço do Brasil (INDA 1° trimestre/2014). Instalada em Santa Catarina, tem sede em São Bento do Sul e unidades produtivas neste município e em Xanxerê, totalizando área industrial de 117,8 mil metros quadrados.

As amplas e modernas linhas de produção da Tuper produzem uma variada gama de produtos, comercializados por oito unidades de negócios, com destaque para os segmentos Automotivo, Construção Civil, Óleo e Gás e Industrial.

Graças ao alto padrão de qualidade e excelência de suas soluções de aço, a empresa tem participado de importantes projetos para o desenvolvimento do país, incluindo obras de infraestrutura para a Copa do Mundo e Olimpíadas de 2016 e tubos em aço carbono com selo API utilizados na exploração, produção e condução de petróleo e gás.

A Tuper emprega 2,6 mil profissionais e vem apresentando crescimento médio de 22% ao ano há mais de uma década. Em 2013, faturou R$ 1,565 bilhão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira