Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2014 - 10:38

Ciganos são tema de exposição e livro do fotógrafo Rogério Ferrari


Um dos grandes profissionais da fotografia analógica brasileira, Rogério Ferrari estará em Porto Alegre na próxima semana para o lançamento de seu livro e exposição Ciganos, que acontece no dia 21 de maio (quarta-feira), na Fluxo - Escola de Fotografia Expandida. No dia 24 (sábado), Ferrari ministra a oficina Existências e Resistências, que aborda a importância da reflexão em relação à técnica fotográfica.

Formado e mestrando em antropologia pela Universidade Federal da Bahia, Rogério Ferrari expressa a sua arte há duas décadas, documentando conflitos, culturas e as lutas concretas dos povos e dos movimentos sociais de várias partes do mundo. Também já trabalhou para veículos de comunicação nacionais e internacionais como Veja, Carta Capital, Áccion e Reuters. Nessa trajetória de registro de imagens com sua câmera analógica, o fotógrafo autodidata realiza palestras, oficinas e exposições.

Na exposição Ciganos, que estará em cartaz na Fluxo de 22 de maio até 18 de junho, Ferrari mostra seu trabalho mais recente, realizado entre 2010 e 2011, resultado de quatro meses de viagem em que o fotógrafo retratou a realidade do povo cigano que vive no interior da Bahia. Ferrari percorreu 40 municípios baianos, região que concentra uma das maiores populações de ciganos do país, registrando seus modos de vida e costumes. Vindos do Rajastão, no norte da Índia, e hoje espalhados pelo mundo, os ciganos foram deportados de Portugal para o Brasil no primeiro século da ocupação colonial.

Os ciganos fazem parte do sentido comum que Rogério Ferrari busca nos temas que fotografa. Movimentos populares e povos que lutam por uma autodeterminação e democracia verdadeira são recorrentes em sua obra. Desde os anos 80 ele tem viajado para zonas de conflito territorial no mundo, retratando sociedades tão diversas como as da Nicarágua, do México, da Palestina, do Curdistão e do Saara ocidental. "Os ciganos dispensam considerações e interlocutores, mas na antologia dos agravos históricos estão ladeados com outros povos que, diante da pólvora, da gripe e do engano civilizatório, padeceram, desapareceram e reexistiram", escreve o autor no posfácio do livro homônimo, que será lançado no dia da abertura da exposição.

A exposição apresenta 25 imagens em preto e branco nos formatos 60x40cm e 60x90cm. O livro possui 196 páginas, com 87 imagens e prefácio da antropóloga Florência Ferrari, um mapa e texto do autor. A publicação custa R$ 60,00 e estará à venda durante o período da exposição.

Ciganos faz parte do projeto Existências-Resistências, desenvolvido pelo autor e que inclui outras publicações sobre povos e movimentos sociais. Além de Ciganos, Ferrari é autor-editor dos livros Saharaouís e Palestine (2010 - 2008, Ed. Le Passager Clandestin, França), Curdos, Uma Nação Esquecida (2007), Palestina, A Eloquência do Sangue (2004) e coautor de Zapatistas, A Velocidade do Sonho (2006, Ed. Thresaurus, Brasil).

O projeto reúne fotografias feitas ao longo de dez anos sob diferentes condições, desde filmes usados e vencidos, até o improviso e as precariedades típicas de um trabalho independente. Para Ferrari, o projeto representa a intenção de fazer um contraponto à desinformação e, sobretudo, ao estigma que marca a visão sobre alguns povos como os ciganos e os palestinos, em particular, e a todos aqueles que buscam a autodeterminação. "Além do fato de ter realizado o registro fotográfico ainda com equipamento analógico, as imagens que dele resultam são consequência da minha permanência e convivência com as pessoas de cada lugar, de maneira que a relação do fotógrafo-fotografado não exprime uma realidade factual ou estritamente jornalística. Essa relação com tempo, espaço e pessoas foi o pré-requisito para evidenciar a vida nos seus aspectos mais diversos. A existência e a resistência cotidiana", explica o fotógrafo.

Na oficina Existências e Resistências, que vai ministrar no sábado, 24 de maio, Ferrari discute a reflexão e a técnica fotográfica, a partir de seu próprio trabalho e da obra de fotógrafos como Alexander Rodchenko, Cartier Bresson, Josef Koudelka e Martin Chambi. O fotógrafo vai mostrar que é necessário resgatar a atenção do olhar para não reiterar estereótipos e distâncias e não deixar-se capturar pelo imediatismo, pela facilidade proporcionada pelo equipamento digital, pela compulsividade e por uma suposta técnica padrão. Além disso, vai falar sobre o fazer fotográfico que acontece independente de leis de incentivo ou grandes patrocinadores.

.[ Exposição e lançamento do livro Ciganos, de Rogério Ferrari, sessão de autógrafos no dia 21 de maio (quarta-feira), às 19h30. Exposição: de 22 de maio a 18 de junho, de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h30, na Rua Tomaz Flores, 134, Bom Fim, Porto Alegre(RS). Entrada franca].

O livro estará à venda durante todo o período da exposição pelo valor de R$ 60,00| Oficina Existências e Resistências, no dia 24 de maio (sábado), das 10h às 13h e das 14h30 às 18h30.Duração do curso: 07h.Informações sobre as inscrições e ementa da oficina: http://escolafluxo.com.br/site/portfolio/oficina-com-rogerio-ferrari. Os inscritos ganham um exemplar do livro: Fluxo - Escola de Fotografia Expandida. Telefone (51) 3095- 1234 |http://escolafluxo.com.br/site, e mídias sociais.

Perfil- Criada em 2012 e com sede em Porto Alegre, a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida propõe a seus alunos um ensino fundamentado em experiências visuais, utilizando recursos de outras linguagens artísticas e transitando do clássico ao contemporâneo, com a intenção de despertar processos criativos e autorais em fotografia, tanto individuais quanto coletivos.

Com um corpo docente composto por profissionais de diversas áreas, a Fluxo oferece cursos regulares de fotografia, workshops e atividades gratuitas, como palestras e encontros com fotógrafos, professores, artistas e cineastas. Além disso, a Escola oferece serviços laboratoriais para atender desde a revelação até a cópia fotográfica em preto e branco. A Fluxo também disponibiliza o aluguel dos equipamentos para quem quer fazer sua própria revelação e ampliação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira