Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2014 - 10:51

34ª Semana Nacional do Cavalo Campolina distribuirá R$ 300 mil em prêmios

Campolina Marchador prepara uma exposição melhor que a do ano passado.

A Semana Nacional do Cavalo Campolina, que recebeu mais de 10 mil visitantes e reuniu 750 animais em pista em 2013, ocorre em nova data neste ano: de 08 a 19 de outubro, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). E essa não será a única novidade. Durante a 7ª Convenção Brasileira do Cavalo Campolina, no começo de maio, o presidente da Campolina Marchador (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina), Luiz Roberto Horst Silveira Pinto, revelou que R$ 300 mil serão distribuídos em prêmios, entre os quais já foi definido o sorteio de um carro zero quilômetro entre todos os expositores e outro a ser presenteado ao melhor criador montado.

Outra inovação é a obrigatoriedade do exame antidoping para todos os cavalos Campolina inscritos, medida que vai coibir o uso de anabolizantes ou drogas que mascarem o desempenho dos animais. O Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Campolina Marchador estuda a forma como conduzirá o processo, entretanto, uma listagem de substâncias proibidas será divulgada nas próximas semanas. Já foi decidido que o estatuto seguirá os mesmos padrões da Federação Equestre Internacional (FEI).

Mudança no Julgamento da raça -Logo após a 34ª Semana Nacional do Cavalo Campolina, começa a valer a alteração promulgada pelo CDT nos julgamentos da raça, que recai sobre o peso das notas atribuídas pelos jurados na classificação dos cavalos. Morfologia e andamento passarão a ter a mesma importância, decisão que foi batizada de “50/50”. Vale ressaltar que durante a Nacional deste ano (2014) continua valendo a regra atual, na qual morfologia corresponde a 60% da nota. A preocupação com o andamento também motivou a criação de provas funcionais, que acontecerão em exposições com mais de 80 campolinas. Por enquanto não valerão pontos, mas futuramente podem ser decisivas nos casos de empate.

Leilões oficiais -A programação comercial da Semana Nacional do Cavalo Campolina contará com três leilões, reservando-se boa parte do horário nobre à realização de eventos sociais. O primeiro deles será o Leilão do Haras Chaparral, em 16 de outubro, às 20 horas. No dia seguinte, às 14 horas, será a vez do Leilão do Haras Chiribiribinha. E, por fim, o tradicional Leilão Raça Sun Shine, agendado para o dia 18 de outubro, às 14 horas, encerrará as vendas com chave de ouro. Os três remates são chancelados pela Campolina Marchador e serão transmitidos pelo Canal Terraviva para todo o Brasil.

Gestão administrativa -Em apenas um ano e cinco meses, Luiz Roberto Horst Silveira Pinto provocou mudanças contundentes na governança da associação, especialmente em relação ao Conselho Deliberativo Técnico (CDT) e ao Conselho Consultivo, que agora não param de pensar na expansão e nos rumos da raça. Depois, fundou a Escola Nacional do Cavalo Campolina (ENACAM), que oferece cursos para criadores e usuários, além de ajudar na formação de mão de obra especializada; e o Colegiado de Jurados, que conduz o trabalho dos jurados nas exposições, com exceção da Nacional, na qual o associado é quem escolhe os jurados por meio de votação.

A Campolina Marchador também passou a oferecer uma visita técnica anual gratuita aos seus associados e incentivou a participação da raça nos grandes poeirões. “Penso em crescimento todos os dias. Uma instituição que para de pensar nisso, mesmo que por um segundo, deixa de atrair talentos e acaba morrendo. O Cavalo Campolina é bonito e funcional. Não podemos admitir que se transforme numa raça exótica”, afirma o presidente da associação.

Uma preocupação recorrente é a falta de envolvimento dos mais jovens na criação, os futuros herdeiros desse grande legado. Um agravante é a reconhecida falta de entretenimento nas exposições, algo que começou a ser reformulado no ano passado. “A faixa de idade da geração de jovens ativos na raça, atualmente, não é menor que 35 anos”, avalia o presidente.

Nova marca -Ainda na 7ª Convenção do Cavalo Campolina, em Belo Horizonte (MG), foi lançada a nova marca da ABCCCampolina, que agora passa a ser conhecida também por Campolina Marchador. A nova campanha simboliza o renascimento do Cavalo Campolina no mercado equestre, sob o desafio de atrair novos criadores e investidores, manter seus associados e resgatar aqueles que deixaram a raça, além de valorizá-los cada vez mais, reconhecendo o importante papel que desempenham nos rumos da raça e da associação.|Site: www.campolina.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira