Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2014 - 06:50

Empresas da Freudenberg mostram muitas inovações na Feira da Mecânica

EagleBurgmann, Klüber Lubrication e Freudenberg-NOK Sealing Technologies mostram soluções de alta tecnologia no principal evento do setor de máquinas e equipamentos.

São Paulo - A 30ª Feira Internacional da Mecânica contará com três empresas do Grupo Freudenberg instaladas no Brasil: Klüber Lubrication, EagleBurgmann e Freudenberg-NOK Sealing Technologies. O evento, de 20 a 24 de maio, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (São Paulo, SP), é um dos mais importantes do setor de máquinas e equipamentos na América Latina e, por isso, representa uma excelente oportunidade para as equipes das empresas mostrarem produtos e soluções.

A Klüber Lubrication, especialista em lubrificantes especiais, mostrará o seu catálogo de produtos que aumentam a eficiência mecânica das máquinas ao reduzirem o atrito e o desgaste dos equipamentos. A EagleBurgmann, que desenvolve e fornece soluções de vedação para várias indústrias, lançará o BP Seal, um selo com design inovador que protege os rolamentos de contaminantes e mantém uma perfeita lubrificação no mancal. E a Freudenberg-NOK Sealing Technologies, líder global em vedações, apresentará muitos lançamentos para atender aos novos padrões de eficiência exigidos pelo setor, entre peças com níveis inéditos de desempenho, economia de energia, durabilidade, resistência a ambientes adversos, compatibilidade com diversos meios e respeito ao meio ambiente.

BP Seal, o selo inovador para proteger mancais -O BP Seal chega para enriquecer ainda mais o portfólio de soluções de vedação da EagleBurgmann. Este novo selo possui duas câmaras verticais internas, alinhadas, que garantem proteção mais efetiva ao mancal e pode ser usado em aplicações comuns: bombas centrífugas, turbinas a vapor, motores, multiplicadores (redutores), misturadores, ventiladores e sopradores.

Uma das suas principais inovações tecnológicas é o fato de o BP Seal eliminar o problema da obstrução dos O´rings dinâmicos por meio de um processo de selagem que ocorre sem contato com os dois elastômeros estáticos internos. Outro diferencial é a capacidade de direcionar e expulsar alto volume de contaminantes de forma mais eficiente, prolongando a vida útil da peça. Além disso, conta com o Retorno Angular de Óleo, que oferece mais capacidade volumétrica de fluxo de retorno sem deixar vazar o óleo.

Lubrificantes com alta performance e eficiência energética -A Klüber Lubrication desenvolve e fornece lubrificantes especiais para atender as necessidades da indústria de forma customizada, tendo como alicerce de suas atividades os conceitos de inovação, alta performance e liderança. Seus produtos geram economia de mão de obra, redução de despesas com peças de reposição e manutenção e aumento da vida útil do produto aplicado no equipamento, além do benefício adicional da eficiência energética, mensurada a partir da redução do consumo de energia elétrica. “A substituição de um óleo mineral convencional por um óleo sintético nosso proporciona uma economia média de 4%. Ou seja, a troca de 1 mil litros gera economia de energia elétrica de 1 mil Mwh/ano, o que equivale ao consumo anual de 710 pessoas”, conta o gerente de mercado de eficiência energética e sustentabilidade, Irajá Ribeiro Jr.

Um dos pontos altos da empresa na feira, assim, será a apresentação do novo catálogo, que traz informações sobre a ampla experiência dos seus especialistas, que permite à empresa oferecer o produto certo para cada aplicação. Para isso, a companhia desenvolve óleos e graxas para aplicação em rolamentos, engrenagens, engrenagens abertas, correntes, válvulas e registros, compressores e parafusos e outros elementos fixadores. E para facilitar a tomada de decisão para a troca dos lubrificantes convencionais pelos especiais, a publicação traz ainda tabelas de compatibilidade para óleos e graxas e de classificação equivalente de viscosidade. Entre os produtos, destaque para o Klübertemp GR AR 555; Klübertemp GR UT 18; Klübertemp GR OT 20; Klübertemp GR ZLHT e Klübertemp GR M30.

Novas tecnologias para vedação industrial -A Freudenberg-NOK Sealing Technologies, líder global em vedações, terá muitos lançamentos. Na linha de sistemas hidráulicos, destaque para o composto 94 AU 30000, um novo poliuretano com durabilidade quatro vezes maior que as demais opções, capaz de suportar condições extremas: temperaturas entre -35 e 120ºC, fluidos minerais ou sintéticos, picos de pressão e ataque do ozônio. Também para condições adversas há a gaxeta de pistão HDP 330, resistente à extrusão, abrasão e pressões de até 800 bar, ideal para cilindros com variações de rugosidade. Para transmissões e atuadores, os novos selos hidráulicos radiais Rotomatic 2C, produzidos em poliuretano termoplástico, são mais simples de montar que os elastoméricos, resistentes a cortes e extrusão e suportam pressões de até 500 bar e temperaturas de até 100ºC.

Na área de circuitos e freios pneumáticos, destaque para o D-Jack, uma vedação produzida a partir da união de elastômeros especiais com revestimentos em PTFE, com alto desempenho para sistemas que usam pistões lubrificados a seco. Outra novidade é a linha de diafragmas em materiais compostos, que chegará em breve ao País.

E as empresas que atuam em projeto, construção e manutenção de equipamentos industriais poderão conhecer os O-rings Simriz 498 em perfluoroelastômero (FFKM), que suportam temperaturas acima de 325ºC. Outras novidades para vedação em máquinas que operam em condições extremas são os retentores Radiamatic HTS II e os selos flutuadores Track Roller. Estes retentores são formados por uma vedação em PTFE e um anel em aço inoxidável (em várias opções de design) e operam em temperaturas de até 200ºC e velocidades periféricas de 25 m/s. Os novos selos, aplicados em equipamentos submetidos à sujidade, são formados por um O-ring (produzido em NBR, HNBR u FKM) acoplado a um anel em ferro fundido que resiste ao contato intenso com água, poeira, barro, areia ou fibras e suportam temperaturas entre -40º e 100ºC, por exemplo.

Para o setor de motores industriais, serão mostrados os lançamentos da linha LESS (Low Emission Sealing Solutions), que dispõe de vedações sustentáveis, que contribuem para a redução das emissões à medida que reduzem o atrito e peso e geram maior resistência. Um exemplo é a junta curva, com design inspirado na eficiência dos materiais corrugados, sendo mais leve, menos onerosa e com alto poder de vedação e durabilidade.

O Grupo Freudenberg, de origem alemã, atua nos segmentos de vedação, controle de vibrações, não tecidos, lubrificantes especiais, agentes desmoldantes, filtração, dentre outros. Emprega mais de 37 mil pessoas em 58 países, com um faturamento anual acima de € 6,32 bilhões.

No Brasil, está presente com seis empresas: Freudenberg-NOK, Freudenberg Não Tecidos, Klüber Lubrication, EagleBurgmann, Chem-Trend e SurTec; desde julho de 2012, atua também por meio da joint venture TrelleborgVibracoustic.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira