Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/05/2014 - 07:07

Centro Alemão para Computação Climática de Pesquisa escolhe a Bull para seu 1º supercomputador em escala petaflópica

Em 2016, este sistema ultrarrápido, mas com extrema eficiência energética, atingirá um pico de desempenho de 3 Petaflop e uma capacidade de armazenamento de 45 Petabytes, podendo realizar 3 milhões de bilhões de operações por segundo e armazenar o equivalente a dez milhões de DVDs.

São Paulo - O Centro Alemão para Computação Climática de Pesquisa DKRZ (Deutsches Klimarechenzentrum) e a Bull assinaram um contrato para a entrega de um supercomputador em escala Petaflópica, bem como a cooperação em uma simulação de pesquisa climática. O contrato no valor de € 26.000.000 abrange a entrega de todos os componentes essenciais de computação e armazenamento do novo sistema.

O que o clima tem reservado para nós e para a Terra? Atualmente, essa pergunta tem despertado um grande interesse e controvérsia. Para respondê-la, as simulações climáticas são uma ferramenta importante. Trata-se de reproduzir o sistema climático e seus desenvolvimentos complexos em um computador, com o auxílio de modelos digitais. O novo sistema será utilizado para processar uma enorme quantidade de dados (Big Data) necessários para realizar a simulação climática de uma forma eficaz.

Combinando alto desempenho e eficiência energética -Apesar do seu desempenho técnico impressionante, o consumo global de energia do sistema demonstra eficiência energética exemplar, com uma PUE[Efetividade no uso de energia] tão baixa quanto 1,2. O valor do PUE é a relação entre o consumo de energia global do Data Center e o consumo energético do computador. Esse excelente resultado está diretamente relacionado à tecnologia desenvolvida pela Bull para a computação de alto desempenho (HPC) [High-performance computing]: o sistema a ser adquirido pelos pesquisadores climáticos de Hamburgo será resfriado utilizando água morna, uma tecnologia que requer uma energia significativamente menor do que os sistemas de refrigeração padrão, assim como o calor gerado pelos processadores e pelos módulos de memória são extraídos o mais perto possível da fonte. O sistema também irá se beneficiar dos avanços da redução do consumo de energia, frutos de um projeto cooperativo entre a Bull e a Universidade Técnica de Dresden.

"Estamos muito orgulhosos por o DKRZ ter escolhido a Bull. A Bull é uma fornecedora líder global em soluções de HPC, e apoia a pesquisa e os estudos de HPC na Alemanha para clientes, incluindo as Universidades de Dresden, Colônia, Aachen, Düsseldorf e Munster, e do Centro de Pesquisas de Jülich. O contrato assinado hoje com o Centro Alemão para Computação Climática de Pesquisa é um novo marco na história de sucesso de HPC da Bull”, disse Gerd-Lothar Leonhart, Diretor Executivo da Bull para a área da DACH (Alemanha / Áustria / Suíça).

"Como parte do acordo hoje assinado, o DKRZ e a Bull cooperarão com a melhoria da escalabilidade dos modelos climáticos e dos algoritmos de software correspondentes. Na simulação climática, nós geramos essas enormes quantidades de dados que não precisam apenas de um hardware eficiente, mas também de um software altamente eficiente, para dominar esses dados”, comentou o Professor Thomas Ludwig, Diretor do DKRZ e Líder da Equipe de Pesquisa.

"Temos que confiar nos supercomputadores que incorporam os últimos avanços tecnológicos para sermos capazes de aperfeiçoar as nossas previsões climáticas. Com o novo sistema, por exemplo, nós pretendemos conquistar uma nova perspectiva sobre a previsão da formação de nuvens", explicou o professor Dr. Jochem Marotzke, Diretor do Instituto de Meteorologia Max-Planck, um dos principais usuários das instalações do DKRZ.

O conhecimento específico da otimização de códigos de software desenvolvidos pela Equipe de Programação Paralela da Bull, em Grenoble, foi um fator chave na decisão do DKRZ. “Esta foi também a competência comprovada que finalmente nos convenceu de que a Bull foi a parceira certa para termos ao nosso lado", acrescentou o professor Ludwig.

Se o novo sistema fosse totalmente instalado hoje, ele se classificaria entre os cinco supercomputadores mais rápidos da Alemanha, de acordo com a lista atual da Top 500. E o projeto supera outro recorde: o seu sistema de armazenamento de 45 petabytes é um dos maiores do mundo. O DKRZ está estabelecendo novos padrões com a disposição desta infraestrutura excepcional, especificamente dimensionada para apoiar programas de pesquisa científica de seus usuários. [www.dkrz.de].

A Bull é líder europeia em soluções de missão crítica, é uma empresa comprometida com inovação e confiabilidade em soluções de negócio e tecnologia que se traduzem em aumento de eficiência, competitividade e crescimento. Há mais de 50 anos no Brasil, a Bull conquistou importantes referências no mercado financeiro, telecomunicações e governo através de suas divisões de consultoria, integração e automação de processos e operações. [www.bull.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira