Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2007 - 11:40

Barra Mansa ganha lar para ex-internos de instituições psiquiátricas

Um projeto pioneiro começou a funcionar em Barra Mansa, na Região do Médio Paraíba. A Residência Terapêutica visa resgatar a cidadania e os laços familiares de pessoas que permaneceram muito tempo internadas em instituições psiquiátricas e perderam o contato com suas famílias. O objetivo é fazer com que essas pessoas possam voltar a ter uma vida normal, fazendo compras em supermercados, tendo contato social, atividades de lazer e cuidando da casa. Para auxiliar nesse processo, cada um deles receberá uma mesada.

O lar de acolhimento é uma casa de três quartos, mobiliada, no Centro da cidade. O projeto, inaugurado na última sexta-feira (14/12), está de acordo com a portaria 106 do Ministério da Saúde, mudando o conceito de tratamento para portadores de transtornos mentais. Para a realização do projeto, foram investidos R$ 10 mil do governo federal para a estruturação da casa, e, para manter o lar, a prefeitura receberá por mês outros R$ 10 mil.

– É uma iniciativa de inclusão social, resgate dos laços familiares e do direito à cidadania. É um projeto que se inicia hoje para fazer a diferença de maneira humanizada, quebrando preconceitos. A prefeitura teve a sensibilidade de tomar essa iniciativa, que já é um grande avanço, mas sabemos que ainda há muitos desafios pela frente – comemora o prefeito Roosevelt Brasil.

Todos os novos moradores da casa, que tem três quartos e é localizada no Centro, são egressos de longo tempo de internação em clínicas de Quatis e Paracambi. A equipe que dará assistência a eles é formada por cinco cuidadores, que se revezarão, já que os pacientes não podem ser deixados sozinhos.

Na área de saúde mental, Barra Mansa conta com o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), o Capsi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil) e a Residência Terapêutica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira