Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2014 - 07:56

Vila Olímpica do Caju será palco de projeto global da FIFA voltado à inclusão social


Foi dada a largada no dia 20 de maio (terça-feira), para a realização, no Rio de Janeiro, do "Football for Hope Festival", que acontece entre os dias 03 e 10 de julho, na Vila Olímpica Mané Garrincha, no Caju. Criado em 2005 pela FIFA, o projeto apoia entidades que utilizam o poder do futebol para promover a inclusão e dar oportunidades a crianças e jovens de todo o mundo.

No Brasil, a entidade e o Comitê Organizador Local (COL) esperam contribuir para o desenvolvimento social das cidades-sede da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. O torneio reunirá 32 times de jovens líderes de projetos sociais comunitários apoiados pela FIFA no Brasil e no mundo. No Rio de Janeiro, a iniciativa conta com o apoio da prefeitura, por meio da Rio Eventos, empresa pública municipal criada para organizar grandes eventos sediados na cidade que não fazem parte de seu calendário oficial.

A cerimônia de lançamento, conduzida pela apresentadora Fernanda Lima na Vila Olímpica do Caju, reuniu o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke; o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; o membro do Comitê Organizador Local (COL) e maior artilheiro da história das Copas do Mundo, Ronaldo; o presidente da Rio Eventos, Leonardo Maciel; e o artista plástico Romero Britto, que compôs um painel na parte externa da Vila Olímpica com a ajuda de alunos do colégio Ginásio Experimental Olímpico (GEO).

“Para a Prefeitura do Rio é uma honra muito grande receber um projeto como esse, uma vez que sabemos do poder que o esporte tem. Sabemos da importância social que o futebol exerce sobre a sociedade, por isso vamos oferecer toda a estrutura necessária para a realização desta Copa do Mundo e, especialmente, para apoiar o "Football for Hope Festival", disse Leonardo Maciel.

O ministro Aldo Rebelo classificou o futebol como "plataforma de valorização social": “O futebol tem sido uma plataforma de promoção e de valorização social dos jovens pobres do Brasil. Por esse motivo, é natural que a FIFA, ao promover e organizar a Copa do Mundo, também encontre espaço e recursos para programas como este, que valoriza os jovens e que dá ao futebol esse reconhecimento de promoção social em um mundo ainda marcado por desequilíbrios e desigualdades. É um momento, sem dúvida, de celebração”.

O ex-jogador Ronaldo usou seu exemplo de vida para incentivar crianças e jovens a investirem nos seus sonhos: “Toda criança sonha em disputar uma Copa do Mundo. Se elas recebem uma oportunidade, tornam-se capazes de correr atrás desse sonho, como eu fiz. O futebol, como todo mundo sabe, mudou a minha vida. Foi muito importante na minha infância, dando esperança e ensinando valores como disciplina e fair play. E, assim como o futebol mudou a minha vida, esse esporte pode transformar a vida de muitas pessoas. Basta que recebam o apoio necessário”.

Disputar uma Copa do Mundo é algo que dez entre dez meninos que jogam futebol sonham realizar. Um deles é Lucas Ribeiro, de 16 anos. Morador do Caju, ele frequenta a escolinha de futebol da Vila Olímpica há cerca de um ano, através do projeto Gol de Placa, e hoje teve a oportunidade de conhecer e jogar uma partida de futebol com o seu maior ídolo.

“Desde criança sonho em ser um jogador profissional, e sei que vou conseguir. Poder mostrar o meu futebol através desse projeto representa a realização de um sonho, pois esse torneio me dará a oportunidade de crescer no esporte. Sem falar que bater bola com o Ronaldo foi incrível. Jamais esquecerei esse dia”, afirmou o jovem lateral-esquerdo.

Durante a cerimônia, foram sorteados os primeiros jogos do torneio. A partida de abertura será entre uma equipe do Caju e outra de um projeto social financiado pela FIFA nos Estados Unidos.

Romero Britto afirmou, ao final da cerimônia que a mensagem (Reciclar Agora), deixada no mural confeccionado com o apoio de alunos do GEO, não poderia ser mais propícia, uma vez que todo aquele complexo foi erguido em um terreno reaproveitado: “A ideia foi de promover a sustentabilidade. Como se trata de uma preocupação mundial, queríamos que os meninos vissem essa imagem aqui, uma vez que serão multiplicadores dessa mensagem”.

Festival Football for Hope: os participantes do Festival Football For Hope foram escolhidos devido a seu grande potencial de liderança e às contribuições que fizeram no sentido de construir um futuro melhor através do futebol nas suas respectivas comunidades. Durante o festival, eles terão a oportunidade de trocar informações sobre melhores práticas, jogar futebol e desfrutar juntos da Copa do Mundo da FIFA. O evento demonstrará o impacto que o futebol pode ter na perseguição de objetivos de desenvolvimento social. Será uma exibição de fair play, paixão pelo futebol e diversidade cultural, refletida pelas origens variadas das organizações participantes e de suas delegações.

A cada ano, organizações aptas para se inscrever podem solicitar financiamento ao projeto "Football for Hope" para sustentar um de seus programas. Caso seja bem-sucedido, o programa passa a fazer parte de uma crescente comunidade de organizações de base que usam o futebol como ferramenta para o desenvolvimento social. |Flávia David.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira