Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2014 - 08:04

Soluções da Danfoss poupam energia em obras da Copa do Mundo

Líder mundial no fornecimento de tecnologias para refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores elétricos, acionamento de máquinas móbeis, energia solar e eólica, a Danfoss leva sua expertise em soluções sustentáveis para diversas obras da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A empresa forneceu componentes para aeroportos, arenas, sede da FIFA e novos ônibus que proporcionam redução no consumo de energia.

Caixa de texto: Climatização de arenas ü Até 30% de economia no consumo de energia com a aplicação de acionamentos de velocidade variável. ü Até 30% de economia no consumo de energia com o emprego de compressores scroll de velocidade variável. Até 5% de redução no consumo de energia com o uso de válvulas de expansão eletrônicas ETS.

Em arenas, os acionamentos de velocidade variável da Danfoss otimizam o consumo de energia dos equipamentos no sistema de ar condicionado, como ventiladores e bombas, de modo que funcionem com a velocidade necessária. “Obtemos um melhor controle do processo, o que gera economia no consumo de energia em torno de 30%”, destaca Carlos Barbosa Navarro, Gerente de Vendas de HVAC-R para América Latina.

Outros produtos que estão nas arenas são os compressores Scroll da Danfoss para o fluido refrigerante R-410A, aplicados nos sistemas de climatização para conforto das áreas externas que abrigarão a impressa e os convidados VIPs. “Nossos compressores atendem as legislações ambientais de sustentabilidade e de proteção à camada de ozônio e eficiência energética. A aplicação de compressores de velocidade variável permite poupar em torno de 30% do consumo de energia”, acrescenta Gustavo Asquino, Gerente de Contas Globais de Commercial Compressors.

O sistema de ar condicionado de arenas conta também com as válvulas de expansão eletrônicas ETS da Danfoss, instaladas nas linhas de líquido, que são tubulações que fazem parte do chiller. “As linhas de líquido montadas são uma solução Danfoss na qual entregamos todos os nossos componentes já montados (filtro secador, válvulas de expansão eletrônica ETS, válvulas GBC, trocador de calor a placas), reduzindo as soldas e o tempo empregado de produção da fabricante de chillers”, explica Eládio Pereira, Gerente de Desenvolvimento de Negócios em Automatic Controls. O resultado é um controle preciso da temperatura e economia no consumo de energia de até 5% devido o uso das válvulas de expansão eletrônica ETS.

Pereira também enfatiza a participação da Danfoss nos ônibus para locomoção especial para a Copa. Segundo ele, as cidades sede tiveram várias solicitações de aquisição de novos ônibus para atender às demandas para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo de 2014. Os ônibus produzidos são dotados de ar condicionado que utiliza os filtros secadores especiais para transporte com conexões Face Seal da Danfoss. “Nossos filtros secadores DML modelo Face Seal evitam ao máximo os possíveis vazamentos devido aos fortes choques que este equipamento irá sofrer em locomoção”, completa Pereira.

No caso da Arena das Dunas, localizada em Natal, a Danfoss está fornecendo as válvulas de controle de temperatura independentes de pressão AB-QM com seus atuadores. De acordo com Rodrigo Marques de Sá, Engenheiro de Vendas de Heating Solutions da Danfoss, estas válvulas têm o objetivo de balancear dinamicamente o sistema de água gelada para, assim, garantir o perfeito controle de temperatura dos ambientes.

Com elas é possível aperfeiçoar o sistema de bombeamento, proporcionando economia de energia em todo o sistema de ar condicionado. “Além disso, as válvulas facilitam a instalação, pois deixam o sistema mais ‘limpo’, com menos componentes e com uma eficácia muito maior”, acrescenta Sá. A Danfoss foi a primeira empresa a introduzir esse tipo de válvula. Cerca de 430 mil toneladas de CO2 são poupadas por ano por meio de dois milhões de válvulas de controle de temperatura independentes atualmente instaladas em edifícios ao redor do mundo.

Além das arenas, a Danfoss está presente em outros projetos importantes para a Copa. A companhia forneceu válvulas de balanceamento manual (MSV) para a sede da FIFA Broadcast no Rio de Janeiro, um estúdio de TV e rádio no qual os jornalistas do mundo todo irão transmitir as partidas da Copa. Os componentes controlam o fluxo de água gelada no sistema de ar condicionado.

A Danfoss é líder global no fornecimento de tecnologias que atendem à crescente demanda da cadeia produtiva de alimentos, eficiência energética, soluções favoráveis ao clima e infraestrutura moderna. A ampla gama de produtos e serviços da empresa é utilizada em áreas como refrigeração de alimentos, ar condicionado, aquecimento de edifícios, controle de motores elétricos e acionamento de máquinas móbis. A Danfoss também atua na área de energia solar e eólica, assim como na infraestrutura de aquecimento e refrigeração para cidades e comunidades urbanas.

A Danfoss foi fundada em 1933 em Nordborg, na Dinamarca. Hoje, o grupo emprega cerca de 22.500 funcionários e comercializa seus produtos em mais de 100 países ao redor do mundo. Em 2013, as vendas líquidas da Danfoss foram de DKK 33,6 bilhões; ajustadas às mudanças na taxa de câmbio, as vendas líquidas cresceram 2% comparadas ao alto desempenho em 2012. O lucro operacional (EBIT) atingiu DKK 3,87 bilhões, acima dos DKK 3,7 bilhões no ano anterior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira