Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2007 - 11:52

Especialista ensina a evitar assaltos e seqüestros durante compras de Natal

Comércio prevê o melhor Natal em dez anos. Para especialista, consumidor precisa ficar atento às possibilidades de assaltos e seqüestros, principalmente, nas áreas comerciais mais atrativas da cidade e até nos shopping-centers.

São Paulo - De acordo com as previsões do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), o desempenho do comércio varejista, neste Natal, será o melhor dos últimos dez anos. A projeção é de um crescimento de 9,3% nas vendas para o varejo como um todo. Com um cenário tão favorável, já dá para imaginar como estão as regiões comerciais mais atraentes para as compras de Natal como o Brás, a 25 de Março, o Bom Retiro e, até mesmo, certos shoppings da cidade: todas lotadas.

Porém, como de costume, muitos brasileiros vão deixar tudo para a última hora. É nesse momento que os consumidores devem atentar às promoções, lançamentos, novidades nas vitrines e, principalmente, às ações dos criminosos que, em meio à multidão, passam despercebidas.

“Apesar de haver reforço policial nesses locais, nessa época do ano, a população, com pequenos atos, pode dificultar a atuação dos bandidos”, explica o diretor da Previne Security, David Fernandes da Silva, CPP, empresa especializada em consultoria em segurança e sistemas integrados. “É preciso mudar o comportamento, pois a prevenção pode representar até 95% da segurança pessoal, enquanto que 5% entre reação e sorte”,afirma.

Nesse sentido, algumas dicas são bastante válidas. “O ideal é não andar com dinheiro no bolso e, em caso de saques, fazê-los fracionados. Aliás, muito melhor se puder fazer uso do talão de cheques ou cartão de crédito e de débito que podem ser rapidamente sustados em caso de furto ou assalto. Mas é preciso atenção na hora de digitar a senha e o cheque deve ser preenchido com sua caneta pessoal, pois existem algumas no mercado que a tinta pode ser apagada com uso de uma simples borracha”, aconselha o especialista.

“Além disso, evite ostentar riquezas, como sair de casa com veículos importados e objetos como jóias e relógios. Tudo isso ajuda a não chamar a atenção. Melhor ainda se evitar exibir carteiras e celulares que podem ser levados facilmente. E ao circular por lugares tão cheios, atenção às bolsas e sacolas de compras, pois devem ser carregadas sempre à frente do corpo”, alerta.

Um cuidado especial deve ser dado aos estacionamentos dos shoppings, pois há uma onda de assaltos e seqüestros-relâmpagos nesses pontos em São Paulo. De acordo com dados do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado a cada trinta casos de seqüestro-relâmpago, sete têm início nesses locais. “Os estacionamentos dos shoppings são favoráveis porque as vítimas, em especial as mulheres, podem ser presas fáceis, pois acreditam que estão em locais mais seguros, pagaram pelo estacionamento, os edifícios contam com seguranças e diversas câmeras de vigilância. No entanto, é aí que o criminoso tem como acompanhar a pessoa desde sua entrada ao estabelecimento, o momento e o tipo da compra até o retorno ao carro para dar o ‘bote’ porque há falta de policiamento”, explica.

Para o especialista, quando o consumidor estiver em um estacionamento de um shopping ou na rua é preciso manter um campo de visão de 360º e distância de até 20m de qualquer suspeito para que haja possibilidade de mudar de direção e acelerar o passo se for necessário. É importante também ficar atento a estranhos que puxam conversas, pois isso pode fazer parte do plano de assalto, uma vez que o bate-papo pode causar distração. No caso das mulheres, é recomendável estar sempre acompanhada para dificultar qualquer ação de criminosos. “O ideal é não deixar ser abordado, mas se isso acontecer, não reaja”, ressalta Fernandes.

“O Natal é hora de comemorar e não de passar por momentos desagradáveis, por isso, vale a pena atentar para as dicas e ter mais felicidade do que dor de cabeça. Afinal, esse cenário não acaba no Natal, costuma se estender até o carnaval, pois as pessoas, mais felizes, ficam mais desatentas e se tornam vítimas fáceis para as ações dos bandidos”, conclui.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira