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22/05/2014 - 09:16

Bosch registra crescimento de 8% na América Latina em 2013

A empresa registrou 5,1 bilhões de reais em vendas na região em 2013.O Brasil foi responsável 86% desse volume de negócios. Investimentos em torno de 2 bilhões de reais nos últimos dez anos.

Campinas - A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologia e serviços, registrou um crescimento acima do esperado na América Latina. Mesmo com o avanço moderado da economia na região, o total das vendas líquidas, incluindo as exportações e as vendas das empresas coligadas, cresceu 8%, registrando um faturamento líquido de 5,1 bilhões de reais* em 2013. Todas as divisões de negócios contribuíram para esse desempenho positivo.

As operações do Grupo no Brasil foram responsáveis por 86% desse volume de vendas atingindo 4,4 bilhões de rea is, sendo 22% gerados a partir das exportações. Os mercados da América Latina, Estados Unidos e Europa continuaram a ser os principais destinos dos produtos e serviços da Bosch na região.

"A América Latina é uma região estratégica para a Bosch, com excelente potencial de desenvolvimento no longo prazo. Nos últimos 10 anos, nossas vendas na região mais que dobraram. Apesar disso, é importante enfatizar que a indústria brasileira ainda enfrenta o desafio da competitividade devido à baixa produtividade, elevado custo da mão de obra, insuficiente infraestrutura logística e pesada carga tributária", avalia Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina.

Uma importante alavanca de crescimento da empresa na região é a estratégia de oferecer tecnologias e soluções de várias divisões de negócios da Bosch para projetos nos setores de mineração, edifícios comerciais e para as indústrias de petróleo e gás. Neste contexto, a empresa atualmente conta com c erca de 190 importantes projetos na região e a expectativa é alcançar 250 ainda em 2014.

Para esses projetos, a Bosch fornece soluções em sistemas de acionamento e controle, componentes, ferramentas elétricas, controle de acesso e sistemas de vigilância, sistemas de incêndio e evacuação por voz e sistemas de aquecimento solar, entre outros.

O Grupo Bosch está presente na América Latina desde o início do século 20. Este ano, o Grupo celebra 60 anos de presença no Brasil e na Venezuela, e 90 anos na Argentina. Em 2013, a empresa celebrou 100 anos de atuação no Chile. A Bosch tem ainda unidades próprias na Colômbia, Panamá (centro de competência para a América Central e Caribe) e Peru, além de contar com representações comerciais em outros países da América Latina como a Bolívia e Costa Rica.

“Devido a mudanças legais que regulam a consolidação de resultados, a Bosch não inclui em sua contabilidade os seus cinqüenta por cento de joint ventures. Trata-se, principalmente, da Bosch Siemens Hausgeräte GmbH e da ZF Lenksysteme, cujas vendas consolidadas correspondem à cerca de 7 bilhões de euros. Devido à essas mudanças, os números atuais de vendas, resultado e colaboradores são parcialmente comparáveis com os valores publicados anteriormente referentes a 2012”, diz a nota da Bosch.

Investimentos - uma importante alavanca para o crescimento contínuo -A importância do mercado Latino Americano se reflete nos investimentos do Grupo Bosch na região. "Nossos clientes estão ampliando a localização de suas operações aqui, não apenas por conta do Inovar-Auto, mas também devido ao potencial de crescimento do mercado", destaca Botelho.

As demandas por eficiência energética exigidas pelo novo Regime Automotivo são excelentes oportunidades de negócios para a Bosch. A empresa conta com uma série de tecnologias e soluções que oferecem mais segurança, menos consumo de combustível e redução de CO2 como o Flex Start, a injeção direta bicombustível, o Start-Stop, o alternador de alta eficiência e os sistemas de arrefecimento.

Nos últimos dez anos, o Grupo Bosch investiu cerca de 2 bilhões de reais em suas operações na América Latina. Em 2014, a empresa planeja investir cerca de 108 milhões de reais na região, com foco na instalação de novas linhas de produção visando à expansão da capacidade produtiva atual, que também inclui a nacionalização de alguns produtos. De acordo com Botelho, esses investimentos irão permitir intensificar a estratégia da empresa de "local for local" não só na produção e compras de insumos, mas também na engenharia, para atendimento aos seus clientes locais.

Um exemplo de tal investimento é a instalação da linha de produção da sonda lambda na planta de Campinas. "Com a produção local da sonda lambda, estamos antecipando as soluções por eficiência energética atuais e também futuras, assim como estamos prontos para ajudar os nossos clientes a atingirem suas m etas de nacionalização por conta do Inovar-Auto", conclui o executivo.

Outros exemplos de investimentos no setor automotivo são a nova plataforma de motores de partida, também na unidade de Campinas, que dará suporte ao início da produção do sistema Start Stop na região, e o novo laboratório de dinamômetro de motor, na fábrica da Bosch em Curitiba, que auxiliará os clientes a atenderem a atual regulação Euro V e a futura legislação Euro VI.

Os segmentos de Bens de Consumo, de Energia e Tecnologia Predial e de Tecnologia Industrial também serão fortalecidos. O foco continuará a ser o desenvolvimento de produtos, tecnologias e serviços que visam mais eficiência energética, conforto e segurança. Um exemplo no segmento de Bens de Consumo é a expansão da produção local de alguns modelos de ferramentas elétricas, seguindo a estratégia da Bosch de "local for local". Ao mesmo tempo, no segmento de Energia e Tecnologia Predial, a empresa está reforçando sua rede d e serviços de Termotecnologia para atender as demandas do mercado para vendas mais abrangentes e suporte de pós-vendas.

Pesquisa e desenvolvimento para contínuo desenvolvimento -O Grupo Bosch investiu mundialmente 4.5 bilhões de euros em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e aplicou cerca de cinco mil patentes em 2013. Na região, a empresa manterá o nível de investimento em P&D em torno de 3,5% de seu faturamento no País.

A Bosch emprega cerca de 450 pesquisadores em seus centros de competência em Campinas e Curitiba. É por meio dessa política de investimentos, que a empresa pode constantemente apoiar seus clientes no desenvolvendo de novas soluções que geram valor ao mesmo tempo em que reforça sua estratégia de "local for local". O pioneirismo da tecnologia flex fuel é um dos melhores exemplos disso.

Mais de 50 anos desenvolvendo jovens talentos -Na América Latina, o Grupo Bosch emprega cerca de 9.500 profissionais, sendo 8.900 deles no Brasil. A ampla presença global, o foco na diversificação e a força inovadora são os pilares que fazem a empresa ser atrativa para novos talentos.

Desde 1960, a Escola Técnica de Engenharia da Bosch qualificou cerca de 1.400 profissionais. Ao longo dos últimos 10 anos, cerca de 90% dos aprendizes se tornaram colaboradores após o término do programa, enquanto a média do mercado é de 50%. O sucesso deste programa é comprovado pelo excelente desempenho de seus estudantes em competições de qualificação profissional tanto em nível nacional quanto internacional, tais como os Jogos Olímpicos do Conhecimento promovido pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o World Skills, uma competição que reúne os melhores profissionais do mundo.

Responsabilidade Ambiental e Social - princípios Bosch - No Brasil, a cada ano, as empresas do grupo aplicam juntas cerca de 16 milhões de reais em ações de responsabilidade ambiental nas fábricas como o gerenciamento de res íduos, proteção da água e do solo e purificação do ar. Além disso, o Instituto Robert Bosch, braço social do Grupo Bosch no País, investe anualmente cerca de 4 milhões de reais em projetos sociais, culturais e educacionais como, por exemplo, o programa Peça por Peça, cujo foco é a educação complementar para crianças e adolescentes e a profissionalização de jovens.

Perspectivas de Negócios do Grupo Bosch para 2014 -No ano fiscal de 2013, as vendas do Grupo Bosch Mundial cresceram 3,1% (6,3% após ajuste cambial) atingindo 46.1 bilhões de euros. Desse total, as vendas do Grupo para a região América Latina atingiram 1,7 bilhões de euros.

A Bosch espera que suas as vendas globais cresçam entre 3% e 5% em 2014. Produtos e serviços habilitados e baseados na internet serão um dos pontos focais dos negócios da empresa no futuro. Com seu know-how em hardware e amplo conhecimento tecnológico, a empresa, que é fornecedora de tecnologia e serviço, está bem prepar ada para se mover nesta direção. "As tradicionais fortalezas da Bosch, como a nossa força inovadora, o alto padrão de qualidade, a presença internacional e a força integradora da nossa cultura corporativa - também são fatores valiosos no mundo conectado," ressaltou Dr. Volkmar Denner, presidente mundial do Grupo Bosch na conferência anual de imprensa na Alemanha.

Além disso, a Bosch é líder mundial na área de sensores micromecânica (MEMS), uma tecnologia-chave quando se trata de internet das coisas. Estes sensores permitem uma nova forma de assistência técnica no dia a dia na condução automatizada, por exemplo, ou na casa inteligente. O objetivo estratégico da Bosch é criar soluções de conectividade para a mobilidade, manufatura, sistemas de energia e edifícios.

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