Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2007 - 11:56

Gelita South america cresce lançando no mercado produtos inovadores para chocolates, sorvetes e salgadinhos mais saudáveis

Empresa produz cerca de 30% de toda a gelatina de origem bovina consumida no mundo, o crescimento foi apoiada no lançamento de produtos inovadores, para tornar chocolates, sorvetes e salgadinhos mais saudáveis.Líder na fabricação de gelatina, Gelita é, há três anos, Destaque Exportador no Prêmio Abiquim de Exportação, da Associação Brasileira da Indústria Química.Em 2007, também foi premiada como “Fornecedor Mais Lembrado da Indústria da Alimentação 2007”, pela Revista Indústria da Alimentação, ligada à ABIA - Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação.

Em 2007, a Gelita South America (GSA), maior produtor de gelatina de origem bovina consumida no mundo, com cerca de 30% da produção, cresceu apoiada no lançamento de produtos inovadores, para tornar chocolates, sorvetes e salgadinhos mais saudáveis.

No próximo ano, a empresa continuará nesse ritmo, lançando no mercado os resultados dos investimentos que vem fazendo ao longo dos anos, agregando mais valor aos produtos e ampliando a produção nas suas unidades.

O bom desempenho da empresa rendeu o Destaque Exportador no Prêmio Abiquim de Exportação, da Associação Brasileira da Indústria Química, em 2005, 2006 e também em 2007, mesmo com todo o cenário cambial desfavorável. Neste ano, a Gelita South America ainda foi agraciada com o prêmio de “Fornecedor Mais Lembrado da Indústria da Alimentação 2007”, promovido pela Revista da Indústria da Alimentação, ligada à ABIA, nas categorias aditivos (gelificantes) e ingredientes (gelatina).

Novos produtos - Em 2007, a novidade ficou por conta do lançamento da versão Dark do Instant Gel Schoko (IGS), para aplicação em chocolates amargos, solução que, em relação a um produto de mercado com o mesmo teor de sólidos de cacau, apresenta uma redução de 25% no teor de gordura, 19% em valor calórico, 30% em carboidrato e ainda um aumento de quase 80% em proteínas.

O IGS, proteína exclusiva criada pela Gelita e lançada em 2006, abriu a possibilidade de produção de chocolates com o diferencial de redução de gordura em 25%, ao substituir parte da manteiga de cacau. Há, ainda, a versão do chocolate sem adição de açúcar, com redução calórica entre 25% e 35%, dependendo da formulação, e cerca de 3 vezes mais fibras que uma barra de cereais.

Arcor, Kopenhagen e a Araucária estão entre as empresas que já lançaram seus chocolates light com o IGS da Gelita.

Outro destaque em 2007 foi o Gelita® Extra Crunch, que evita a perda de crocância em salgadinhos extrusados (snacks), mantendo-os crocantes por mais tempo. Além de não precisar de alteração no processo de fabricação, o ingrediente também confere maior teor protéico ao salgadinho.

Ainda em 2007, a Gelita lançou suas gelatinas especiais para aplicação em sorvetes (picolé extrusado e soft serve), que permitem o desenvolvimento de sorvetes com menos gordura e o mesmo sabor e textura.

Premiações - Por aumentar a crocância de salgadinhos extrusados e possibilitar a extensão da vida de prateleira desses produtos, o recém-lançado Gelita® Extra Crunch foi indicado, em 2007, a dois importantes prêmios da categoria, ao FI Award e ao IS Award, como ingrediente alimentício mais inovador. Ano passado, a Gelita também teve o Instant Gel Schoko, única solução para redução de gordura em chocolates, indicado ao FI Award.

O crescimento - “A empresa acredita no país e visualiza oportunidades naquilo que alguns poderiam considerar obstáculos. E é por isso que, para continuar crescendo em 2008, a GSA acrescentará, na fórmula acertada dos dois últimos anos, um forte investimento em tecnologia e no desenvolvimento de seus colaboradores”, diz Paulo Reimann, presidente da Gelita South America.

Os produtos - "Baseamos a nossa perspectiva de crescimento para 2008 em nossos novos ingredientes, o Instant Gel Schoko® com a versão Dark para chocolates amargos, o Gelita® Extra Crunch, solução para salgadinhos extrusados, e outras inovações que ainda são surpresa, mas serão lançadas em breve.Vamos otimizar ainda mais a nossa produção e a logística de distribuição da gelatina para os clientes, o que deixará a empresa, que já é líder, em condições mais competitivas de atender o crescimento e as necessidades do mercado”, opina Cláudia Yamana, vice-presidente de Marketing e Vendas da Gelita South America.

A preservação ambiental em Mococa - “Em Mococa, a Gelita criou - e mantém - um parque, totalmente arborizado e com pista para caminhada, em que a população encontra mais uma opção de lazer. Além disso, colabora com o projeto de reflorestamento da cidade, realizado pela Prefeitura, e faz doação de parte das mudas de árvores que recebe, por ser associada à ONG Verde Tambaú”, ressalta Júlio Oliveira, gerente da Gelita Mococa.

Responsabilidade Social - “Assim como o Grupo Gelita em todo o mundo, a planta de Mococa também atua de forma socialmente responsável. Participa de várias iniciativas relevantes, como a Campanha Natal sem Fome, além de ter contribuído, até 2005, com o Formare, que oferece, a jovens carentes, cursos de qualificação profissional. Até hoje a empresa colhe os frutos de sua participação nesse projeto. Ex-alunos que participaram do Formare trabalham, hoje, como profissionais, nas plantas da Gelita e em outras empresas da comunidade. Na Campanha Natal sem Fome, anualmente, a empresa dobra os quilos de alimentos arrecadados pelos colaboradores, parceiros e fornecedores, que são doados a famílias carentes. Outros projetos que irão beneficiar a população carente da cidade já estão sendo finalizados, para entrar em operação em breve”, adianta o gerente.

Inclusão social - “Desde o fim de novembro, a planta de Mococa passou a contar com três funcionários portadores de necessidades especiais, indicados por entidades locais. Com esta iniciativa, a Gelita vem desenvolvendo suas políticas de promoção do respeito à diversidade no ambiente de trabalho”, informa Júlio Oliveira

Apoio à cultura e educação - “A planta começou a reestruturação da Biblioteca Municipal de Mococa, com a substituição das instalações elétricas, manutenção das paredes e, também, com doações de livros, assinaturas de jornais e revistas e de cinco computadores com internet e uma impressora, para que os usuários tenham um local melhor equipado para pesquisas e estudos. Além disso, a Gelita vai monitorar uma Central de Coleta de livros usados, que irá percorrer a cidade para angariar doações”, conclui Oliveira.

Grupo Gelita- Maior produtor e responsável por cerca de 30% de toda a gelatina consumida no mundo, possui quatro fábricas no Brasil que compõem a GelitaSouth America e ficam localizadas em Mococa (SP), Maringá (PR), Estância Velha (RS) e Cotia (SP).

Juntas, estas plantas atendem o mercado brasileiro e exportam 80% das 20 mil toneladas de gelatina que produzem por ano. A produção da Gelita no Brasil é voltada principalmente para a indústria alimentícia, mas atende, também, os setores farmacêutico e cosmético.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira