Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/05/2014 - 10:22

Histórias de qualificação de jovens no setor empresarial são apresentadas na Feira Nacional do Livro

Cris Meinberg, do Formare, conta como as empresas transformam sonhos em realidade por meio da educação continuada.

Contar histórias de superação de jovens de baixa renda e a relação deles com o mercado de trabalho. É com esta proposta que Cris Meinberg, responsável por relações institucionais e comunicação do Formare, apresenta palestra em 23 de maio, às 14 horas, na Feira Nacional do Livro, em Ribeirão Preto.

“Quero compartilhar com o público as experiências que temos com esse programa, que completa 26 anos. São histórias de superação e de muito esforço de jovens dedicados a uma causa: a de buscar qualificação e oportunidade no mercado. Do outro lado, as empresas, parceiras do nosso programa e protagonistas desse espetáculo, que é acreditar no sonho desses jovens e qualificá-los para uma vida toda”, relata Cris Meinberg. “Aqui na região, por exemplo, a Leão Engenharia é uma prova concreta dessa iniciativa. Desafio outros empresários a acreditarem no potencial desses jovens e ver que é possível qualificar dentro de casa e minimizar os efeitos do apagão de mão de obra”, completa.

O Formare é um projeto social desenvolvido pela Fundação Iochpe, em parceria com empresas de médio e grande porte, que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a uma turma de, em média, 20 jovens de famílias de baixa renda residentes no entorno das empresas.

Os cursos são realizados dentro das empresas, por funcionários que se dispõem, como voluntários, a ministrar as aulas.

Ou seja, a empresa é transformada em um ambiente de aprendizagem e qualificação profissional, contínuas, tanto para os colaboradores como para os jovens beneficiados.

Os cursos, com duração de, no mínimo, 800 horas/aula, são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Formare junto com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. Eles são certificados por instituição federal de ensino vinculada ao MEC --a UTFPR, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, 74 milhões de jovens no mundo estão desempregados. No Brasil, o desemprego juvenil representa 46% do desemprego total e 18% dos jovens entre 15 e 29 anos nem estudam e nem trabalham. Todos estes dados demonstram como o Brasil poderia ser muito mais produtivo se o setor privado assumisse o compromisso com as novas gerações para melhorar a qualificação e empregabilidade dos jovens.

Leão Engenharia aproxima jovens do mercado -A Leão Engenharia, uma das mais importantes companhias de Ribeirão Preto, atua há pouco mais de dois anos em parceria com o Formare. De lá para cá, foram capacitados cerca de 40 talentos. Desse total, 43% conseguiram uma oportunidade na empresa.

“Estamos contribuindo para transformar jovens talentos em futuros profissionais. De todos os formados, 12 estão atuando na Leão Engenharia. Eles podem ser encontrados nos setores Financeiro, Controladoria, Obras, CEDOC, Portaria, Malote, RH e Jurídico. Outros alunos estão prestando serviços a diversas empresas de Ribeirão Preto. O empenho, o interesse e o comprometimento deles durante o curso não deixaram dúvidas de que deveríamos dar-lhes esta chance”, explica Carlos Alberto Ferreira Leão, presidente da Leão Engenharia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira