Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/05/2014 - 06:26

No Dia do Medicamento Genérico, Neo Química esclarece dúvidas dos consumidores

Lançado no mercado em 1999, o genérico substitui o medicamento de marca com o mesmo efeito, por um custo mais acessível.

No dia 20 de maio é comemorado o Dia Nacional do Medicamento Genérico. Segundo um estudo realizado pela Pró Genéricos – Associação Brasileira das Indústrias dos Medicamentos Genéricos – entre fevereiro de 2013 e fevereiro deste ano, dos 20 medicamentos mais prescritos no país, 13 são genéricos. Entretanto, muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre sua segurança e eficácia, por isso, Neo Química, uma das principais marcas do mercado farmacêutico brasileiro e 3º lugar no ranking da categoria, esclarece os principais questionamentos sobre os medicamentos genéricos.

O que são os medicamentos Genéricos? O medicamento genérico é semelhante ao de referência, cuja patente já expirou ou foi renunciada. Sua produção passa por rigorosos padrões de qualidade e ele só chega aos consumidores depois de passar por testes de bioequivalência, que garantem que o genérico será absorvido na mesma concentração e velocidade que o medicamento de referência; e testes de equivalência farmacêutica, que avaliam se a composição do produto é idêntica ao do medicamento inovador que lhe deu origem. Desta forma, eles se tornam intercambiáveis. Por lei, os genéricos podem substituir os medicamentos de referência indicados nas prescrições médicas.

Como se dá a escolha de um medicamento para ser a referência? Em geral, existe mais de uma marca comercial para cada princípio ativo registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A primeira que chega ao país, de forma inovadora, costuma ser escolhida como referência, uma vez que o medicamento foi amplamente testado, comprovando sua eficácia e segurança.

Como identificar corretamente um Genérico? Sem marca comercial, o genérico é identificado na embalagem apenas por seus princípios ativos, trazendo como símbolo uma tarja amarela com uma letra G e a inscrição “medicamento genérico”.

Por que os genéricos custam menos? Os custos de produção são inferiores aos do desenvolvimento de um medicamento de marca - que é pioneiro. O processo de pesquisa para a fabricação pode consumir muitos anos, além de muito dinheiro, já que inclui testes clínicos caros para garantir a segurança e a eficácia do produto. Além disso, há custos de marketing e divulgação com os mais diversos públicos, como farmácias, médicos, consumidores. Já, para a produção do genérico, as etapas são mais simples, visto que as formulações já estão definidas e os investimentos são menores, pois a formula já é conhecida.

É possível comprar um genérico com a receita da marca comercial do medicamento? Sim. O médico pode receitar um medicamento de marca e o consumidor, no balcão da farmácia, substituí-lo pelo genérico respectivo junto ao farmacêutico. Os genéricos, assim como quaisquer outros medicamentos, exceto os livres de prescrição, devem ser vendidos apenas com apresentação da receita médica.

Como posso saber se já existem genéricos para os medicamentos prescritos pelo médico? Essa informação pode ser obtida com o médico, na hora da consulta, ou com diretamente com o farmacêutico nas drogarias. A Anvisa também disponibiliza em seu site oficial [www.anvisa.gov.br], as listas de medicamentos genéricos disponíveis no país.

Neo Química -Adquirida pela Hypermarcas em 2009, a Neo Química aumentou sua força e participação no mercado de medicamentos e se consolidou como uma das principais marcas do segmento farmacêutico brasileiro. Com mais de cinco décadas de história, contabiliza mais de 120 moléculas e 190 apresentações de genéricos e mais de 140 marcas e 240 apresentações de similares. Só em 2013, foram mais 258 milhões de unidades vendidas, segundo o IMS Health.

Os portais da marca Neo Química foram reformulados recentemente e são ótimos aliados dos consumidores que buscam informações e descritivos dos medicamentos. [www.neoquimicagenericos.com.br e http://www.neoquimica.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira