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23/05/2014 - 06:35

NOAA “Hurricane Hunters” completa testes de voo com motor T56 Series 3.5 da Rolls-Royce atualizado

Além de aumentar vida útil e melhorar confiabilidade da aeronave, atualização prevê redução de combustível de 7,9%.

O WP-3D “Hurricane Hunter”, da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), completou os testes de voo para qualificar a economia de combustível do motor T56 Series 3.5 desenvolvido pela Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, presente no Brasil há 55 anos.

O pacote de atualização da série prevê a redução de 7,9% do consumo de combustível, e, além disso, os testes de solo demonstraram melhoria de 13%. O pacote também permite que o T56 opere com temperaturas de turbinas significativamente inferiores, aumentado, assim, a vida útil dos equipamentos e a confiabilidade em 22%.

Após a qualificação bem-sucedida, o contrato incluirá revisões padrões, além de inserção de tecnologia em dez motores para suas duas aeronaves WP-3D e peças de reposição. A Lockheed Martin, fabricante do avião, conduziu testes de voo dos novos pacotes de atualização para completar a qualificação do motor. A primeira aeronave NOAA WP-3D a receber a atualização de Serie 3.5 deve entrar novamente em serviço no início de 2015.

O presidente da Rolls-Royce para a América do Sul, Francisco Itzaina, celebrou a finalização dos testes de voos para o lançamento do motor. “A missão crucial do NOAA é manter a segurança pública e enriquecer a vida por meio da ciência. Estamos orgulhosos por termos desenvolvido uma tecnologia inovadora que vai melhorar suas operações e diminuir os custos de manutenção", comentou o executivo.

O comandante da NOAA Corps, veterano da NOAA Hurricane Hunter e especialista em aeronaves da Divisão de Aquisição de Plataformas de Operação Naval e Aeronáutica da NOAA, Devin Brakob, afirmou que a equipe está animada com as novas possiblidades que o pacote de melhorias poderá trazer para a frota de WP-3D. “Até agora o projeto tem sido um verdadeiro esforço de equipe entre NOAA, a Rolls-Royce e a Lockheed Martin”, completou Brakob.

Os homens e mulheres altamente treinados da NOAA voam diretamente dentro da tempestade em aviões envolvidos por sensores que coletam dados que meteorologistas precisam para monitorar furacões e prever seu caminho. A NOAA utiliza dois tipos de aeronaves para coletar dados dos motores hurricanes Lockheed Martin WP-3D Órion turboélice e um jato Gulfstream IV-SP, equipado com dois motores Tay da Rolls-Royce.

O pacote de atualizações da Rolls-Royce completou todos os requisitos para a qualificação da Força Aérea dos EUA no C-130 e recentemente recebeu a certificação FAA para a versão comercial do motor T56. A Força Aérea dos EUA estima que, ao incorporar a atualização do motor em sua frota, alcançará uma economia de aproximadamente R$ 7,4 bilhões*, enquanto estende a vida útil das aeronaves por décadas.

A atualização pode ser instalada como parte da revisão convencional do motor e não necessita de quaisquer modificações no sistema de controle do motor ou da aeronave. Além da Força Aérea dos EUA e NOAA, operadores internacionais das aeronaves C-130 e P-3 também estão considerando incorporar a atualização do motor T56 em suas frotas.

Perfil - A visão da Rolls-Royce é criar a melhor energia para uma mudança no mundo por meio de seus dois principais segmentos, Aeroespacial e Naval & Sistemas Industriais de Energia (MIPS, na sigla em inglês). Eles têm papel fundamental em nossa estratégia de ir ao mercado por meio de duas fortes plataformas tecnológicas: as turbinas a gás e os motores alternativos para uso em terra, mar e ar.

A divisão Aeroespacial é composta pela aviação civil e aviação de defesa. Já o MIPS é composto pelas divisões Naval, Energia, Nuclear e Sistemas de Energia. Atualmente a Rolls-Royce detém 50% da Rolls-Royce Power Systems (RRPS).

A Rolls-Royce tem clientes em mais de 120 países, incluindo mais de 380 companhias aéreas, 160 forças armadas, 4.000 clientes do setor naval, incluindo 70 marinhas de guerra, e 1.600 de energia nuclear.

Nosso negócio é focado nos 4Cs: .Cliente – colocar o cliente no centro do nosso negócio |.Concentração – decidir onde crescer e onde não crescer |.Custo – buscar continuamente aumentar a eficiência |. Caixa – melhorar o desempenho financeiro.

A receita global de 2013 foi de cerca de R$ 58 bilhões*, metade proveniente do fornecimento de serviços. Já carteira de encomendas firmes e anunciadas ficou em aproximadamente R$ 266 bilhões* em 31 de dezembro de 2013.

Em 2013, a Rolls-Royce investiu cerca de R$ 4.1 bilhões* em pesquisa e desenvolvimento. O Grupo também dá suporte a uma rede global de 29 Centros Universitários de Tecnologia, que conectam os engenheiros da empresa com a vanguarda da pesquisa científica.

A Rolls-Royce emprega mais de 55.000 funcionários em mais de 45 países, entre eles o Brasil. Desses, mais de 17.000 são engenheiros.

O Grupo possui forte compromisso com o recrutamento de jovens aprendizes e com a capacitação de funcionários para desenvolvimento profissional. Em 2013 empregamos 379 graduados e 288 aprendizes de nossos programas em todo o mundo. |*Taxa de câmbio presumida: £1.00 = R$ 3,72.

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