Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/05/2014 - 06:41

Vermeer lança três equipamentos na Expoforest 2014

Um dos destaques da empresa é o triturador vertical TG 5000, solução ideal para triturar materiais como tocos, fardos e paletes.

A Vermeer Brasil vai apresentar três equipamentos inéditos durante a 3° edição da Expoforest, Feira Florestal Brasileira que acontece de 21 a 23 de Maio, em Mogi Guaçu (SP). Entre os lançamentos estão o triturador vertical TG5000, a peneira rotativa TR626 e o picador HG4000. No estande número C2, a empresa ainda vai expor outras seis máquinas de seu portfólio, que já são comercializadas no país. A frota apresentada cobre quatro segmentos atendidos pela fabricante: florestal, reciclagem, compostagem e biomassa. Durante o evento, os clientes poderão acompanhar demonstrações de todas as soluções expostas.

A edição de 2014 marca o segundo ano que a empresa participa da Feira. Dessa vez, a Vermeer busca reafirmar o seu posicionamento no mercado junto aos grandes players mundiais, como a fabricante com maior frota de equipamentos combinados e com uma filial no Brasil. A empresa disponibiliza, ainda, equipamentos a pronta entrega, equipe técnica para pós-vendas, estoque de peças e treinamentos ministrados junto aos clientes.

Lançamento 1 – Triturador vertical TG5000 congrega alta produção com baixo custo de manutenção -Diferente de outros trituradores horizontais, o TG5000 opera com gravidade, ou seja, não possui uma mesa de alimentação horizontal e sim uma grande bacia com um tambor triturador. O equipamento possui uma bacia, de 3,70 m de diâmetro e 1,5 m de profundidade, que revolve o material contra um tambor de martelos em alta rotação. Ao todo, são oito martelos e 16 cortadores, que podem ser substituídos em menos de uma hora. Essas características fazem do TG5000 um equipamento versátil, adequado para lidar com materiais volumosos como tocos, fardos e paletes. É capaz de congregar alta produção com baixo custo de manutenção e fácil operação.

Prova de sua versatilidade são as aplicações do equipamento pelo mundo: já existem duas máquinas trabalhando com capim elefante em Honduras; enquanto outra opera na cidade do México, com resíduos de reciclagem e lixo. O triturador da Vermeer também foi utilizado em limpezas de áreas pós-desastres naturais, como no caso do Furacão Katrina, que destruiu uma parte dos EUA. No Brasil, o novo triturador terá como foco o mercado de trituração de cascas de eucalipto, paletes de madeira e fardos de palha.

O triturador horizontal pode, ainda, ser combinado com a peneira rotativa TR626, que separa o material em duas granulometrias. Com essa combinação, é possível obter cavacos com menos impurezas. O TG5000 é equipado com motor Caterpillar de 540 hp, diesel. Além disso, o equipamento possui uma grua acoplada para alimentação, com alcance de 8,2 m e capacidade de elevação de carga de até 5,5 t. A máquina também é disponibilizada na versão elétrica e sem a grua.

Lançamento 2 – Peneira rotativa TR626 é o maior separador móvel do mercado -Com um tambor de 08 metros de comprimento por 1,80 metros de diâmetro, a peneira rotativa TR626 separa diversos tipos de materiais, de compostos úmidos à agregados secos, em diferentes granulometrias. A TR626, que é o maior equipamento móvel do mercado, opera com oito painéis facilmente removíveis e disponibilizados em diferentes tamanhos, dependendo da granulometria final desejada.

Lançamento 3 – Linha de picadores da Vermeer ganha versão mais compacta com o HG4000 -O picador HG4000 possui capacidade similar à do modelo HG6000, mas apresenta um desenho mais compacto. Com 1,5 m de abertura da mesa de alimentação, o equipamento pode operar com tambor de 24 facas ou 09 martelos com 18 cortadores. A máquina está disponível nas versões com pneus, rebocável ou elétrica.

Uma das vantagens da HG4000 é o motor compartimentalizado, ou seja, ele é protegido contra sujeiras e contaminantes, além de reduzir a poluição sonora. O picador trabalha com sistema de arrefecimento viabilizado por 14 ventiladores elétricos reversíveis e de velocidade variada, o que permite que o motor trabalhe em temperaturas mais baixas.

Outros equipamentos que estarão em exposição na Expoforest: HG6000TX -O triturador horizontal autopropelido HG6000TX é um equipamento totalmente móvel e eficiente para as operações de reciclagem de resíduos de madeiras, seja durante a limpeza de campo, ou seja, para o processamento de compostagem, de desbastes florestais e para o processamento de resíduos da arborização urbana.

Diferente dos modelos rebocáveis, que necessitam de equipamentos auxiliares como tratores para serem locomovidos, o HG6000TX permite ao operador total autonomia de movimentação ao redor do campo de trabalho, otimizando a produção e com a mesma eficiência de processamento de materiais.

Picador florestal WC2300XL-O WC2300 processa material de até 58 cm de diâmetro com garantia de eficiência por intermédio de um sistema de alimentação automático patenteado, um rotor de corte de alta velocidade e uma embreagem a disco comprovada no mercado.

De acordo com o Gerente do Segmento de Meio Ambiente da Vermeer para a América Latina, Lucas Zimmer, o sistema de alimentação com a mesa de 3 metros de comprimento é mais uma vantagem do equipamento. “Por estar posicionado em ângulo de 6 graus, o sistema de alimentação de materiais aceita toras de madeira com cumprimento muito superior ao da mesa, além de posicionar o material a ser picado em ângulo de corte mais eficiente”, afirma Zimmer. O design diferenciado da abertura de alimentação também minimiza gargalos de material, além de oferecer uma área de alimentação ampla, sem a presença de defletores laterais, o que aumenta a produtividade do operador da garra florestal durante o procedimento. Outro destaque do equipamento é o sistema de esmagamento automático que pode ser programado para exercer entre 1 e 1,8 toneladas de pressão de esmagamento. “O operador do equipamento ainda pode acionar um botão manual, o ChrushBoost, para alcançar força de esmagamento maior, de até 2,1 toneladas”, salienta Zimmer.

Picadores de galhos BC1000XL e BC900-A linha de picadores de galhos da Vermeer soma seis equipamentos desenvolvidos com tecnologias capazes de operar com alta produtividade e segurança. Especificamente no caso do BC1000XL, há duas opções de motor a diesel, sendo CAT 2.2 L Classe 4ª de 49 cv ou Cummins B3.3L Turbo Classe 3 de 85cv.

O BC1000XL possui tanque de combustível com capacidade para 94,6 litros, o que permite trabalhar mais horas sem paradas para abastecimento. O sistema de controle SmartFeed® monitora o desempenho do motor e reverte automaticamente o rolo de alimentação quando necessário, evitando sobrecarga do sistema. Com uma boca de alimentação de 30 cm de altura, o equipamento é capaz de picar galhos retorcidos e copas de árvores inteiras, sem a necessidade de pré cortá-los com motosserras.

Já o picador BC900 possui sistema de disco com duas facas reversíveis. Com produção pouco inferior ao BC1000XL, é movido por motor Kohler de 40HP a gasolina. Seu desenho compacto, garante uma mobilidade ainda maior que a do BC1000XL, sem comprometer a qualidade do cavaco.

Outros diferenciais dos equipamentos são relativos à segurança dos operadores. O primeiro é uma barra inferior de desligamento da alimentação patenteada pela Vermeer, que desliga o equipamento em situações em que o operador se posiciona acidentalmente em um local de risco. O segundo é a distância mínima de pelo menos 1.50m, entre o início da mesa de alimentação ao rolo de alimentação. O operador não fica próximo ao rolo, o que também reduz o risco de acidentes.

Destocadores SC30TX e SC372-Os destocadores são direcionados para atividades de manejo de árvores. O foco das máquinas são as prefeituras, que hoje utilizam métodos tradicionais para remoção dos tocos de árvores. Com o uso do destocador em conjunto com o picador de galhos, a mão de obra intensiva, de até sete pessoas envolvidas no processo, cai para duas. E mais, a redução é ainda mais expressiva em termos de tempo: ao invés de dez viagens e caminhões para uma operação média de poda e destocamento, uma equipe que adota o SC30TX e o BC1000, por exemplo, pode executar a operação completa em até uma hora e demandar apenas uma viagem de caminhão para o descarte do material.

“Não se trata apenas de aperfeiçoar a operação em si, mas também de atender à legislação, que adota parâmetros ecossustentáveis”, explica Zimmer. Segundo ele, as características dos destocadores explicam os níveis de produtividade citados. Montado sobre esteiras, o SC30TX pode transitar com facilidade em terrenos mais complicados da zona rural e apresenta o chamado giro zero – pode girar sem sair do lugar.

O outro modelo, SC372, combina potência e agilidade a uma pequena estrutura, o que permite seu uso em espaços restritos como condomínios. Este modelo é montado sobre pneus e está disponível com motor de 35 ou de 37,8 hp, em versões a Diesel ou Gasolina.

Os destocadores da Vermeer possuem uma série de mecanismos de segurança, que protegem o operador e a máquina. São mecanismos que evitam o lançamento de objetos e que incluem, entre outros, a presença de dentes de corte reversíveis (Yellow Jacket™) e a regulação automática de controle da rotação do motor (Auto Sweep®). Nesse último caso, o dispositivo evita que o motor perca a potência, ao impulsionar o equipamento em operações com um alcance de até 40 cm abaixo da linha do solo, para o modelo 372.

Duas outras características devem atrair o interesse para esses equipamentos da Vermeer: facilidade de operação e produtividade. Na verdade, ambas tem uma ligação direta. “Um operador experiente vai executar a retirada de um toco de árvore com 40 a 50 cm de diâmetro em menos de 20 minutos”, explica Zimmer. “É a metade do tempo que levaria um operador menos experiente”, complementa. Por ser um equipamento cujo aprendizado é relativamente rápido, ele avalia que o domínio completo da máquina seja alcançado em até dois dias de atividade em campo. A própria entrega técnica da Vermeer já funciona como um treinamento, facilitando o uso dos destocadores.

Expoforest 2014, de 21 a 23 de maio (terça a sexta-feira), das 9h às 17h, Rodovia Municipal V. Gov. Almino Monteiro Álvares Afonso, Rua Vereador Antonio Xavir, Mogi Guaçu – São Paulo. Estande da Vermeer: C2.

Perfil - A Vermeer conta com mais de 65 anos de experiência no mercado e possui uma ampla presença ao redor do mundo. Está focada nas necessidades dos clientes, identificando e antecipando soluções para que a execução das obras seja mais produtiva e rentável. Atua nos mercados de infraestrutura subterrânea, construção, mineração, arboricultura, jardinagem, processamento de resíduos de madeira, reciclagem orgânica, fenação e silagem, oferecendo os seguintes equipamentos: valetadeiras, mineradores de superfície, perfuratrizes direcionais horizontais, minicarregadeiras, instaladores de cabos, escavadores a vácuo, trituradores florestais, destocadores, compostadores orgânicos, segadoras condicionadoras, enfardadoras, enleiradores, entre outros.

A Vermeer Latin America é um de seus escritórios regionais e está localizada na cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, com a intenção de desenvolver novos produtos e soluções projetados para adaptarem-se especificamente às necessidades dos clientes na América Latina. E, pela grande importância do Brasil no panorama mundial, há quatro anos a Vermeer assumiu a distribuição de seus produtos dentro do território brasileiro, sendo responsável direta pela venda de equipamentos e peças genuínas, assistência técnica especializada e treinamentos de operação e manutenção.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira