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24/05/2014 - 08:14

Colégio Sion apresenta projeto inédito de incentivo à leitura

Criar alunos que tenham gosto pela leitura é um pilar essencial nas escolas. E com o objetivo de incentivar a leitura e ajudar a estabelecer este hábito entre as crianças, o Colégio Sion implementou o projeto de incentivo à leitura chamado Linha de Leitura. Comandado pela ex-aluna do Sion, Lilia P. Wachowicz, que mora e leciona há muitos anos na Holanda, o projeto tem sido trabalhado há algumas semanas no colégio. “É comum na Holanda ver adolescentes e adultos lendo em suas horas de lazer, seja onde for. Isto impressiona e motiva. Acredito que essa diferença gritante está no fato de que as escolas holandesas exigem que a maioria das crianças atinja um nível de leitura obrigatório, utilizando metodologias exigidas pelo Ministério da Educação da Holanda”, completa Lilia, que aplica o projeto respeitando a autonomia e a individualidade das crianças, algo próprio do método Montessori usado no Sion.

Metodologia -Na Linha de Leitura, o aluno deve atingir oito níveis de leitura, ou mais, dependendo do desenvolvimento nos cinco primeiros anos escolares, desde a alfabetização. "Os níveis de leitura são em ordem progressiva de complexidade gramatical e de vocabulário. Quanto mais alto o nível, mais complexo é o livro lido", diz.

A leitura é feita diariamente e estruturada em duplas. A professora explica que os pares sentam-se lado a lado e leem em voz alta durante 15 minutos consecutivos o mesmo livro, intercalando por página, parágrafo ou frase, dependendo do nível de leitura. O colega deve seguir a leitura com os olhos e avisar o companheiro em caso de erro, por meio de uma batida leve na mesa, desta forma, aquele que lê pode repetir e corrigir a palavra.

“Após três semanas de leitura diária, foi gratificante perceber o entusiasmo e seriedade com que as crianças estavam lendo. Também, a surpresa das professoras que já constataram melhoras na leitura e no rendimento de algumas crianças em sala de aula", destaca Lilia. Após sete semanas de projeto, alguns pares já leram mais de 12 livros. No final de maio, a professora deve retornar à Holanda, mas o projeto continua e deve se estender para outras turmas. "Atualmente além de me dedicar à compra dos novos livros, estou treinando um profissional adequado que ficará responsável pela continuidade e assistência do projeto", diz.

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