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27/05/2014 - 08:48

Navio Lord Nelson no Rio de Janeiro


A ONG britânica UK Charity está oferecendo aos brasileiros uma oportunidade única de navegar a bordo de seu navio a vela Lord Nelson, em 27 de maio de 2014 (terça-feira), no Rio de Janeiro/RJ. O navio é um dos dois únicos no mundo, ambos operados pela Jubilee Sailing Trust, que são especialmente construídos para ser totalmente acessíveis também para pessoas com deficiência físicas e mentais - e o primeiro navio acessível a navegar ao redor do mundo.

O navio, que tem 55 metros quadrados de área velica, inclui uma série de recursos que permitem que tripulantes com deficiências físicas possam navegar em condições de igualdade, incluindo uma bússola com áudio, ajudas auditivas, elevadores para cadeiras de rodas entre pavimentos, e um gurupés que é grande o suficiente para permitir que um usuário de cadeira de rodas vá até a parte da frente do navio - um ponto de vantagem incrível para ver golfinho e o pôr do sol no mar. Esta é a primeira circunavegação de 50.000 milhas do navio – com a intenção de promover a inclusão e a igualdade - e atrair novos tripulantes em cada porto de escala. Durante a sua odisseia de 2 anos o Lord Nelson terá cruzado a linha do Equador seis vezes, visitado 30 países de sete continentes, e se tornado o primeiro navio a vela Tall Ship acessível a dobrar o Cabo da Boa Esperança e o Cape Leeuwin. Tendo pacificamente atravessado o infame Cabo Horn, em fevereiro, ele passou um mês na Antártica, antes de explorar a Patagônia e, finalmente, no sentido norte até a Argentina , Uruguai - e agora no Brasil . Lord Nelson chegou à Marina da Glória, Rio de Janeiro, na noite de 7 de maio, depois de ter parado em São Francisco do Sul e na Ilha Grande, vindo de Punta del Este, no Uruguai.

Ainda há tempo e vagas! Uma primeira viagem já está em curso. O navio deixou o Rio de Janeiro em 10 e maio com destino a ilhas de Angra dos Reis, incluindo Ilha Grande. Ainda há vagas para brasileiros que queiram se inscrever para navegar na última viagem no Brasil: Rio de Janeiro ao Recife, 27 maio a 12 junho, 17 dias de fabuloso cruzeiro costeiro. Quem estiver interessado em velejar, deve simplesmente se aproximar de um dos oficiais do navio enquanto ela está na Marina de Gloria entre 22 a 26 de maio. Há apenas alguns espaços restantes para participar nestas viagens. Nenhuma experiência anterior de vela é necessária, pois a tripulação permanente dará todo o treinamento e orientação necessária para tirar o máximo proveito da experiência, seja como escalar o cordame, pilotar o navio, ou ajustar as velas.  Cabines estão disponíveis para pessoas com deficiência física. Um sistema de companheiros coloca uma pessoa totalmente capaz com uma pessoa com deficiência física, para oferecerem ajuda e apoio mútuos durante a viagem. O limite mínimo de idade é de 16 anos e não há limite máximo de idade - a faixa etária até agora ao redor do mundo tem sido de 16 a 90 anos! O objetivo a bordo é concentrar-se no que cada pessoa é capaz de fazer, e não o que eles não podem fazer. O que realmente acontece é que a viagem muda a percepção das próprias pessoas e dos outros, de suas capacidades, e aumenta as expectativas de si mesmas.

Depoimento de tripulante voluntário: quem embarca no Lord Nelson pela primeira vez, não importa se navegador experiente, ou marinheiro de primeira viagem, fica logo impressionado pelo tamanho do navio. Também chama atenção a receptividade da tripulação permanente, afinal, todos ali são voluntários, e ao contrário de outras viagens, eles tem uma missão importante, que é dar o exemplo que o espírito humano consegue tudo quando a vontade é grande, e até pessoas em cadeiras de rodas podem ajudar, de igual para igual, a fazer este navio a vela dar a volta ao mundo. A vida a bordo é simples, tem sempre muito trabalho, mas também horas de folga para desfrutar a experiência de fazer parte de um projeto ousado e nobre. Quem tiver a oportunidade, e a vontade de se emocionar com o barco e as pessoas que o conduzem, devem aproveitar esta oportunidade de embarcar no Lord Nelson. Yuri Sanada é escritor e produtor cultural, tendo navegado milhares de milhas em diversos barcos ao redor do mundo.

Mis informações sobre como participar do navio como tripulação: email: [email protected] | Website: http://jst.org.uk/voyage-filter/ # filter = SouthAmerica. Ou fale com a tripulação permanente do navio no porto. A rota Circunavegação inteira: Southampton (Reino Unido), Rio de Janeiro (Brasil), Cidade do Cabo (África do Sul), Durban (África do Sul) , Kochi (Índia), Cingapura, Fremantle (Austrália), Adelaide (Austrália), Melbourne (Austrália) , Hobart (Austrália), Sydney (Austrália) , Auckland (Nova Zelândia) , Wellington (Nova Zelândia) , Nelson (Nova Zelândia) , Auckland (Nova Zelândia) , Ushuaia (Argentina), Antártica , Punta del Este (Uruguai), Rio de Janeiro (Brasil), Recife (Brasil), Halifax (Canadá), Southampton (Reino Unido).

Lord Nelson -O navio a vela da entidade Jubilee Sailing Trust, o Tall ship Lord Nelson, foi projetado para permitir que as pessoas com deficiência física, incluindo os utilizadores de cadeiras de rodas, naveguem como iguais ao lado de seus pares não deficientes. Lord Nelson foi construído no Reino Unido e foi lançado em 1986. Desde então, ele vem mudando a vida de todo mundo que navega nela.

O Lord Nelson tem 55 metros de comprimentro, 9 metros de largura , Deck para frente do mastro de 31 metros, Área velica: 1.024 m2 , velas 18, velocidade máxima à vela de 10 nós. O navio tem 50 tripulantes, dos quais: oito tripulantes permanentes, dois contramestres, um assistente de cozinheiro, 38 tripulantes voluntários. 19 podem ter algum tipo de deficiência física, e 4 podem estar em cadeira de rodas.

Jubilee Sailing Trust - O Jubilee Sailing Trust foi fundado em 1978 e foi idealizado por Christopher Rudd, um professor e marinheiro que queria dar a seus alunos com deficiência as mesmas oportunidades que as crianças sem deficiência. Começando com duas embarcações não adaptadas, a entidade de caridade cresceu e o Lord Nelson, um navio construído sob encomenda, que pode ser navegado por uma tripulação de 50 pessoas, foi comissionado.

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