Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2014 - 09:34

Instituições financeiras lideram investimentos em autenticação biométrica

A autenticação biométrica, que verifica a identidade do indivíduo com base em suas características físicas (impressão digital, palma da mão, face, íris etc.), oferece vantagens em termos de aumento de segurança de forma conveniente, ágil e eficiente. Por ser capaz de identificar rapidamente ‘quem’ está fazendo ‘o que’, tem sido largamente incorporada por instituições financeiras. De acordo com Juan Carlos Tejedor, diretor comercial da Lumidigm para a América Latina (empresa que integra a HID Global), o uso da identificação digital deve aumentar ainda mais em 2014.

“No mercado financeiro, a autenticação biométrica vem mudando completamente o modo com que as pessoas acessam os caixas eletrônicos com muito mais segurança. No Brasil, dos 180 mil caixas eletrônicos instalados, pelo menos 60 mil contam com algum tipo de tecnologia biométrica. Este ano, vamos saltar de 30 mil sensores de imagem multiespectral instalados para pelo menos 50 mil – o que revela tanto a grande preocupação dos gestores financeiros com relação à segurança do correntista, quanto a total comprovação da eficiência dessa tecnologia”, diz o executivo.

Tejedor afirma que os sensores de imagem multiespectral são muito fáceis de usar e praticamente não apresentam qualquer problema já na primeira tentativa de uso do leitor. “Os sensores de imagem multiespectral permitem enxergar tanto uma camada superficial da pele como uma segunda camada mais profunda, em que os vasos sanguíneos reproduzem o desenho exato da superfície do dedo. Sendo assim, cada vez mais, as pessoas não precisam memorizar ou anotar suas senhas num pedacinho de papel. Pode-se dizer que, muito em breve, as senhas ficarão datadas. Para sacar dinheiro num caixa eletrônico, basta inserir o cartão do banco e aproximar o dedo do leitor de impressões digitais. Simples assim.”

Os benefícios dos sensores biométricos de imagem multiespectral não se restringem apenas ao sistema financeiro. Os sensores de imagem multiespectral da Lumidigm também têm sido implantados no varejo, nos serviços de fronteira, nos sistemas de saúde, em aeroportos e até mesmo em parques temáticos do mundo todo. “Quando um sensor biométrico é tocado, a imagem capturada é comparada com um gigantesco banco de dados para identificar o indivíduo. Tudo isso é realizado em segundos, sem exigir nada mais do usuário. Oferecendo mais segurança e conveniência, essa tecnologia deverá aposentar de vez o uso de senhas em poucos anos. Afinal, todo esse avanço da indústria de segurança tem como meta principal atender às necessidades dos clientes que estão cansados de ter de memorizar tantas senhas e códigos”, diz Juan Carlos Tejedor.

*Conheça três formas diferentes de uso dos sensores de impressão digital no estande da Lumidigm/HID Global (B10). Haverá um terminal de caixa eletrônico (OKI Brasil), um terminal de casas lotéricas (Diebold) e um pin pad para que se possa testar a tecnologia num exemplo real.

. CIAB Febraban 2014, de 04 a 06 de junho de 2014,das 9h às 20h, no Transamérica Expo Center SP, Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro, São Paulo).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira