Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2014 - 09:34

122 helicópteros da marca Helibras farão a segurança na Copa do Mundo


Operadas pelas Forças Armadas e pelas Secretarias de Segurança Pública estaduais, aeronaves estarão à disposição para missões durante o evento.

A Força Aérea e o Exército já escolheram os helicópteros da Helibras operados pelas duas corporações que executarão as missões de patrulha, segurança e transporte durante a Copa do Mundo FIFA 2014, que terá início no dia 12 de junho.

Entre as aeronaves de grande porte, serão utilizados pela FAB quatro novíssimos EC725, sendo dois deles em configuração de tropa, para segurança e patrulha, e outros dois destinados ao transporte de autoridades. Os modelos são fabricados no Brasil conforme contrato de transferência de tecnologia e produção assinado em 2008 entre Helibras e Ministério da Defesa, para equipar as Forças Armadas.

A FAB também poderá contar com quatro Super Pumas, modelo utilizado nas missões executadas pela Força durante a visita do Papa Francisco ao Brasil no ano passado, com o qual o pontífice também realizou seus deslocamentos. Duas unidades do modelo biturbina médio EC135 T2 também estarão aptos para as atividades de patrulha e transporte. Essas aeronaves, produzidas na França, receberam serviços de finalização e acabamento na fábrica da empresa em Itajubá (MG).

Com relação ao Exército, estarão a serviço da Copa do Mundo 55 dos 82 helicópteros da Helibras operados pela AvEx, dos modelos Cougar, EC725, Fennec e Pantera. O Fennec é a versão militar equipada para combate do helicóptero Esquilo, modelo fabricado na linha de montagem da Helibras desde 1978, incorporando atualmente de 48% a 54% de conteúdo brasileiro em sua produção.

Já os grupamentos aéreos de Polícia e Corpo de Bombeiros das 12 cidades-sede da Copa vão disponibilizar um total de 57 helicópteros, cerca de 50% de suas frotas somadas. As corporações operam, em sua maioria, aeronaves da família Esquilo com sistema de vigilância aérea, composto de imageador térmico de longo alcance, gravador de imagens e downlink de imagens em tempo real, o que aumenta a capacidade de detecção e identificação de alvos e ilícitos.

“A Helibras se orgulha em ter seus helicópteros operando em todas as instâncias de segurança e defesa do país e de estar presente num grande evento mundial como este, com mais de 120 aeronaves de nossa marca escolhidas pelos operadores para as atividades de segurança e transporte”, afirma Eduardo Marson, presidente da Helibras.

Perfil - A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2014, 36 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo EC725 (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 47% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 850 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2012, a empresa registrou faturamento total de R$ 351,586 milhões. [www.helibras.com.br].

A Airbus Helicopters, antes Eurocopter, é uma divisão do Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionados à defesa. Empregando mais de 23.000 pessoas no mundo, a Airbus Helicopters é o líder mundial na fabricação de helicópteros com uma participação de 46% nos mercados civil e governamental. A frota da empresa soma cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em aproximadamente 150 países. A presença internacional da Airbus Helicopters é marcada por suas subsidiárias, com participação em 21 países, e por sua rede mundial de centros de serviços, treinamento, distribuidores e agentes certificados. A gama de helicópteros civis e militares da Airbus Helicopters é a maior do mundo e compõe um terço da frota global de aeronaves civis e governamentais. A principal prioridade do grupo é garantir a operação segura de suas aeronaves para os milhares de pessoas que voam mais de 3 milhões de horas por ano em seus modelos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira