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19/12/2007 - 11:06

HP Brasil encerra 2007 com 35% de crescimento em suas vendas

São Paulo - No ano em que celebra 40 anos de presença no país, a HP encerra seu período fiscal de 2007 com todas as suas unidades de negócio crescendo mais rápido do que o mercado e apresenta um forte crescimento em todos os segmentos onde atua: grandes empresas, pequenas e médias empresas (SMB) e de Consumo.

De acordo com Mário Anseloni, Presidente e Diretor Geral da HP Brasil, “O crescimento de 35% é resultado de um portfólio de produtos, serviços e soluções mais completo da indústria de TI, dos investimentos feitos pela empresa no país, de uma grande equipe de colaboradores e de uma dedicação constante em atender às necessidades de clientes tão distintos, como consumidores e empresas de pequeno, médio e grande porte. A HP Brasil vem superando seus objetivos há 17 trimestres consecutivos, tendo duplicado seu faturamento nos últimos três anos”.

Em termos organizacionais está dividida em três unidades de negócios que, apesar de autônomas, trabalham em sinergia para conduzir as estratégias de negócio que projetam a HP como a maior empresa de tecnologia do mundo e a mantém com um crescente e sólido resultado financeiro.

Grupo de Soluções de Tecnologia - Em 2007, a HP reestruturou a sua oferta para o mercado corporativo por reconhecer o peso crescente da tecnologia para o sucesso das empresas e a necessidade de aumentar o alinhamento entre TI e Negócios.

Sob o conceito de Tecnologia do Negócio, o portfolio para empresas da HP foi segmentado em três áreas: Adaptive Infrastructure, com soluções de infra-estrutura para data centers automatizados, virtualizados, e com menor consumo de energia;

Business Technology Optimization, voltado para o ciclo de vida das aplicações; e Business Information Optimization, para o gereciamento efetivo das informações de negócio.

Para o mid-market (segmento de médias empresas), a HP lançou soluções específicas com seus principais parceiros de aplicações para o segmento – SAP, Microsoft e Oracle.

Com um amplo portfólio para grandes corporações e empresas de pequeno e médio porte, este Grupo oferece soluções completas para a tecnologia do negócio, incluindo servidores, armazenamento, softwares e serviços.

Em 2007, a HP cresceu, em software, 50% ou três vezes o crescimento do mercado.

Já em sistemas de armazenamento e processamento (storage e servidores), cresceu 40%, o que representa seis vezes o crescimento do mercado, e é líder em Blades com 49,5% de participação, de acordo com o IDC (terceiro trimestre de 2007).

O mercado de blades vem crescendo de forma acelerada no país. Na HP, a própria fabricação nacional de Bladesystems já foi expandida e no último trimestre, de acordo com o IDC (terceiro trimestre de 2007), o crescimento da empresa neste mercado foi de 359% em unidades.

A área de serviços da empresa já representa 52% da receita do grupo de soluções de tecnologia, com destaque para serviços de impressão, gerenciamento de estação de trabalho e consultoria & integração, chegando a um crescimento médio anual de dois dígitos.

A HP fortaleceu seu portfolio de Tecnologia do Negócio por meio de aquisições como a Mercury, Opsware, SPI Dynamics, EYP e Knightsbridge.

Grupo de Sistemas Pessoais - A área de sistemas pessoais encerrou o ano fiscal com 72% de crescimento em sua receita, com destaque nos negócios de consumo (105%) e workstations (59%).

Para atender a esta crescente demanda do mercado local de desktops e notebooks, a HP anunciou em outubro de 2007 uma nova fábrica em Jundiaí. No Brasil, a HP já fabricou mais de quatro milhões de computadores HP.

Este ano foi marcado pela introdução de produtos no Brasil como o primeiro media center HP (Pavilion M8060), o primeiro tablet voltado para o mercado home (Pavilion tx1070) e o primeiro Smartphone (Ipaq 510) e GPS (rx5710). Além disto, a unidade de negócio, fortaleceu sua estratégia para workstations, principalmente em mercados verticais, como financeiro, CAD, etc.

Outro fato marcante foi a volta da marca Compaq ao mercado de varejo, anunciada em novembro. A retomada deve-se principalmente a sua reputação, que se manteve forte mesmo estando fora do mercado nacional. Prova disso é que numa pesquisa realizada recentemente a pedido da HP foi constatado que Compaq ainda é uma das marcas mais lembradas pelos consumidores de informática.

Grupo de Imagem e Impressão - A empresa continua liderando o mercado de impressoras com participação de 60,3% e multifuncionais com participação de 74,3%, de acordo com a IDC (terceiro trimestre de 2007).

Comemorando no início deste ano a marca de 10 milhões de impressoras e multifuncionais produzidas no país em menos de 10 anos, o Brasil é a única manufatura HP de impressoras jato de tinta localizada fora da Ásia. Este processo desenvolve uma grande cadeia de parceiros e fornecedores, gerando dois mil empregos diretos e cinco mil indiretos. Além disso, a fabricante líder de mercado mantém um alto índice de nacionalização no processo de produção local, com cerca de 65% das partes e peças utilizadas em impressoras e multifuncionais jato de tinta e aproximadamente 20% dos produtos lasers fabricados no Brasil, incluindo também impressoras e multifuncionais.

Recentemente a HP lançou, também no Brasil, a campanha “O que você tem a dizer”, que tem por objetivo promover a estratégia Print 2.0, que se concentra em três áreas principais: apresentar a próxima geração de plataformas de impressão digital para oferecer maior velocidade e menor custo de impressão aos mercados comerciais de alto volume; facilitar a impressão a partir da Web; e estender as plataformas de criação e publicação de conteúdo digital entre os diversos segmentos de clientes.

A subsidiária brasileira é a única manufatura da HP no mundo100% integrada e com tecnologia RFID (Radio Frequency ID) em toda a cadeia produtiva. A empresa atende 90% da demanda de hardware no Mercosul e 50% na América Latina.

Sustentabilidade Ambiental e Responsabilidade Social - Com relação à sustentabilidade ambiental, a HP, além de aplicar os conceitos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar, também aplica o conceito de Repensar, em referência ao desenvolvimento de produtos e processos produtivos. Neste sentido, a HP Brasil criou o Programa Integrado de Sustentabilidade Ambiental, com o objetivo atender às crescentes exigências do mercado, contribuir na renovação das regulamentações governamentais, garantir produtos e serviços seguros, bem como gerir todo o ciclo de vida dos produtos, por meio de claras e integradas políticas na redução dos impactos ambientais no planeta.

O modelo "cradle-to-cradle" utilizado nas operações da empresa, consiste na inovação e compromisso para garantir sua cadeia produtiva auto-sustentável, por meio de processos inovadores desde a criação de seus produtos, no descarte adequado, na reintegração de materiais, resíduos, partes e peças dos mesmos quando do final de vida do produto e torna possível retorná-los a seu próprio processo produtivo. Um de seus melhores exemplos são os calços de polpa utilizados nas embalagens de seus próprios produtos, por meio da reciclagem e transformação dos papéis dos testes de nossas impressoras. Na operação de manufatura de impressoras da HP no Brasil, o "FreePackaging" tornou as caixas de transferência de materiais entre as linhas de produção retornáveis em até seis vezes e recicláveis ao final de sua utilização. Esta iniciativa, implantada há cinco anos, já representa reduções de mais de duas toneladas de CO2, economia de 1,400 milhão/litros de água, 500.000 kw de energia e redução nos custos do processo. Outra inovação aconteceu com o ingresso do Smart Recycling na cadeia produtiva no Brasil, que abrange a gestão integrada do ciclo de vida dos produtos: controles dos produtos com a tecnologia RFID (etiquetas inteligentes), adequado descarte de produtos obsoletos, logística reversa e reintegração de materiais na própria manufatura, atendendo normas internacionais e garantindo o compromisso da marca HP junto a seus consumidores.

A HP foi pioneira no desenvolvimento de programas sociais para a inclusão de jovens por meio da educação e da tecnologia, sempre em parceria com institutos e empresas cidadãs e com incentivo ao voluntariado entre seus funcionários. A empresa acredita que a educação é imprescindível para promover a inclusão social, a prosperidade e o bem-estar de qualquer comunidade. Exemplos dessas iniciativas são o Technology for Teaching, Sua Escola a 2.000 Por Hora, Garagem Digital, Mentoring, Fórmula do Bem e HP Cidadã. Ao longo de 2007 o total investido em ações sociais superou o valor de US$1,1 milhão, sendo que milhares de pessoas foram diretamente impactadas pelos benefícios das iniciativas.

Já, com relação ao relacionamento com seus funcionários, a HP Brasil comemora o sucesso da implantação do HP Able, programa existente há dois anos, que visa a contratação e integração de pessoas com deficiência. Os grandes diferenciais do programa foram: o treinamento interno inicial focado nos gerentes que contratariam portadores de deficiências, e a inclusão desses profissionais em todas as áreas da empresa. No momento, mais de 4% dos funcionários já fazem parte do HP Able e atuam em diferentes áreas da HP.

Segundo Mário Anseloni, “As ações sociais da empresa visam reduzir a exclusão por meio de ações educacionais junto aos jovens, e das próprias atividades que implementa junto a seus funcionários. Já, com relação à sustentabilidade ambiental, ciente dos impactos que as empresas causam ao meio ambiente, a HP foi pioneira no mercado de tecnologia ao reinventar o seu negócio, seus produtos e soluções a favor do meio ambiente“.

Prêmios - Ao longo de 2007 a atuação da HP, seus produtos, soluções e serviços receberam mais de 40 prêmios, dos mais renomados institutos, associações e publicações nacionais e internacionais. Está presente pela 5ª vez entre as “Melhores Empresas para Você Trabalhar, edição 2007 do Guia Você S/A – Exame”. Foi considerada pelo IDG – 100 Maiores de TI e Telecom, marca líder e destaque em Serviços de Gerenciamento de Desktop, Impressoras, Multifunctionais e Scanners, e destaque em Servidores de Gerenciamento de Software.

Pelo veículo CRN, recebeu o prêmio Campeões do Canal, sendo considerada a marca preferida em 10 categorias: Desktops, Notebooks, Servidores, Impressoras a laser e jato de tinta, Multifuncionais, Scanners, Back-up, Armazenamento, Cartuchos e Toners.

Recentemente foi considerada a empresa mais admirada no segmento de TI pelo DCI e a categoria “impressoras” recebeu o “Folha Top of Mind 2007”. Fechando o ciclo de 2007, em dezembro, a HP recebeu prêmios nas categorias desktop, impressão e servidores, concedidos pela Info Exame, onde o leitor aponta os melhores produtos.

Em responsabilidade corporativa recebeu o prêmio de Melhor Campanha Filantrópica – 2007, AMA – Associação das Agências de Marketing, com a campanha “Formula do Bem” e o Prêmio ABS de Meio Ambiente 2007 por suas Melhores Práticas de Gerenciamento Ambiental – ABS (Agência Brasil de Segurança).

Perfil da HP no Brasil - Desde 1967, a HP vem acompanhando as grandes mudanças e tem ajudado no desenvolvimento tecnológico do Brasil, transformando-se na primeira empresa de tecnologia nos segmentos de consumo e de pequenas e médias empresas, com liderança no mercado de impressoras a jato de tinta, laserJet, multifuncionais e blades.

A HP possui hoje quatro fábricas no País, cerca de 8.000 colaboradores diretamente envolvidos em suas operações, uma cobertura de serviços nacional, com cerca de 25.000 canais e 3.000 pontos de venda para seus produtos de consumo, sendo a única fornecedora de TI que pratica os mesmos preços para todo o Brasil.

Com um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Porto Alegre, parceria com 28 universidades em todo o Brasil e cerca de mil pessoas nessa área, a empresa investiu US$90 milhões em P&D nos últimos seis anos, mantendo seu comprometimento com o desenvolvimento de capital intelectual para o País.

Perfil da HP - A HP se concentra em simplificar experiências tecnológicas para todos os seus clientes – desde consumidores individuais a grandes corporações. Com um portfólio que abrange serviços de impressão, computação pessoal, software, serviços e infra-estrutura de TI, a HP está entre as maiores empresas de TI do mundo, com receita total de US$104,3 bilhões durante os quatro trimestres fiscais encerrados em 31 de outubro de 2007. | Site www.hp.com.

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