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28/05/2014 - 07:28

Rolls-Royce instalará sistema de propulsão Promas Lite em quatro navios da Finnlines

Projeto prevê maior eficiência de pás de hélice e economia de combustível.

A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, presente no Brasil há 55 anos, anunciou contrato para instalar seu inovador sistema de propulsão Promas Lite em quatro navios da Finnlines. O Promas Lite é um sistema integrado de hélice e leme que aumenta a eficiência e é projetado especificamente para ser adaptado a navios.

A Finnlines faz parte do Grupo Grimaldi, que tem mais de três anos de experiência com a Rolls-Royce em uma série de projetos para melhorar a eficiência de pás de hélice. Os ganhos de eficiência e de economia de combustível criados nesse projeto levaram ao contrato para equipar as quatro embarcações.

Em atualizações anteriores do Promas Lite, o objetivo principal era alcançar a economia de combustível. No entanto, a companhia de navegação desejava maximizar a eficiência dos seus navios, garantindo, assim, a velocidade exigida pelo motor em suas rotas. O impressionante sucesso desse equilíbrio foi fundamental para garantir a encomenda no valor de R$ 14 milhões*.

O presidente da Rolls-Royce para a América do Sul, Francisco Itzaina, celebrou a parceria com a Finnlines e a primeira instalação do Promas Lite no Mar Báltico. “A empresa não só conseguiu a redução do consumo de combustível, como também a redução das emissões de NOx, ajudando a empresa a alcançar suas ambições ambientais”, comentou Itzaina.

A economia de combustível do Promas Lite varia de 5% a 15%, dependendo do tipo de operação e do desempenho da hélice existente. Por exemplo, a melhoria da eficiência total, no caso do Nordlink, um dos navios da Finnline, está prevista para variar de 19% a 21% a velocidade de 20 nós, com um período estimado de dois anos para se obter retorno do investimento. As outras três embarcações possuem garantia de velocidade.

O presidente e CEO da Finnlines Plc, Emanuele Grimaldi, comentou a operação eficiente e de conformidade ambiental. “A instalação dos sistemas Promas Lite em nossos modernos navios RO-RO (cargueiro gigante para o transporte de automóveis e outros veículos) é um passo importante na implementação da nossa estratégia. A vasta experiência do Grupo britânico nessa área, juntamente com os serviços de modernização que a empresa pode proporcionar, vai nos ajudar muito durante as fases de engenharia e instalação do programa”, ressaltou o executivo.

A entrega das atualizações para os quatro navios acontecerá entre outubro e dezembro deste ano.

Perfil - A visão da Rolls-Royce é criar a melhor energia para uma mudança no mundo por meio de seus dois principais segmentos, Aeroespacial e Naval & Sistemas Industriais de Energia (MIPS, na sigla em inglês). Eles têm papel fundamental em nossa estratégia de ir ao mercado por meio de duas fortes plataformas tecnológicas: as turbinas a gás e os motores alternativos para uso em terra, mar e ar.

A divisão Aeroespacial é composta pela aviação civil e aviação de defesa. Já o MIPS é composto pelas divisões Naval, Energia, Nuclear e Sistemas de Energia. Em 7 de março de 2014, a Daimler anunciou sua intenção de exercer sua opção de vender a sua participação de 50% da Rolls-Royce Power Systems (RRPS) para a Rolls-Royce Holdings plc. Em 16 de abril de 2014, a valorização foi aprovada e a transação deverá ser concluída dentro dos próximos meses, sujeita às aprovações regulamentares habituais. Em 06 de maio de 2014 a Rolls-Royce anunciou que tinha assinado um acordo para vender seu negócio de turbinas de energia a gás e compressor à Siemens por um montante R$ 2.946 bilhões*. Após a conclusão, prevista para antes do final de dezembro de 2014, a Rolls-Royce vai receber um adicional de R$ 750 milhões* para um contrato de licenciamento de 25 anos.

A Rolls-Royce tem clientes em mais de 120 países, incluindo mais de 380 companhias aéreas, 160 forças armadas, 4.000 clientes do setor naval, incluindo 70 marinhas de guerra, e 1.600 de energia nuclear.

.Nosso negócio é focado nos 4Cs: • Cliente – colocar o cliente no centro do nosso negócio |• Concentração – decidir onde crescer e onde não crescer |• Custo – buscar continuamente aumentar a eficiência |• Caixa – melhorar o desempenho financeiro.

A receita global de 2013 foi de cerca de R$ 58 bilhões*, metade proveniente do fornecimento de serviços. Já carteira de encomendas firmes e anunciadas ficou em aproximadamente R$ 268 bilhões* em 31 de dezembro de 2013.

Em 2013, a Rolls-Royce investiu cerca de R$ 4.1 bilhões* em pesquisa e desenvolvimento. O Grupo também dá suporte a uma rede global de 29 Centros Universitários de Tecnologia, que conectam os engenheiros da empresa com a vanguarda da pesquisa científica.

A Rolls-Royce emprega mais de 55.000 funcionários em mais de 45 países, entre eles o Brasil. Desses, mais de 17.000 são engenheiros.

O Grupo possui forte compromisso com o recrutamento de jovens aprendizes e com a capacitação de funcionários para desenvolvimento profissional. Em 2013 empregamos 379 graduados e 288 aprendizes de nossos programas em todo o mundo. |*Taxa de câmbio presumida: £1.00 = R$ 3,75. [www.rolls-royce.com].

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