Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/05/2014 - 08:16

“Call Me Helium”

Inspiradas na obra de Hélio Oiticica, oficinas gratuitas da exposição estimulam a criatividade.

Entre parangolés, cartas e balões, serão desenvolvidos trabalhos para todas as idades no Centro Cultural Correios No dia 31 de maio (sábado), a partir das 15 horas, a mostra Call Me Helium – em cartaz no Centro Cultural Correios até 13 de julho – promove três oficinas de criação gratuitas e abertas ao público em geral. A ideia é compartilhar conceitos presentes na obra de Hélio Oiticica, como os celebres parangolés em tecido, o prazer de escrever cartas e a experiência de leveza oferecida pelo gás hélio.

Na primeira oficina, os visitantes serão estimulados a fazer performances usando os parangolés criados por Oiticica e a filmá-las, para compartilhar na página da mostra no Facebook ou com a hashtag #callmehelium. Centrada na magia das cartas em papel, a segunda oficina evocará a correspondência trocada entre os irmãos Andreas e Thomas Valentin e Hélio Oiticica, durante a construção da obra. Os visitantes poderão vivenciar experiência semelhante, escrevendo cartas a Hélio Oiticica - aos cuidados de Thomas Valentin ou Andreas Valentin e remetidas aos endereços reais de cada um – para transmitir seus sentimentos e impressões sobre a mostra.

A questão da leveza (ou do peso) será abordada na terceira oficina, relembrando a frase de Jimi Hendrix que começou todo o processo de criação da obra Call Me Helium: When things get too heavy, Just call me “helium”, which is the lightest gas known to man. (tradução: Quando as coisas estiverem pesadas demais, chamem-me de “hélio”, que é o gás mais leve que existe).

Nessa oficina, os visitantes recebem balões cheios com gás hélio e nele escrevem algum sentimento pesado – para, no final, soltar o “peso” no ar junto com o balão. Para participar, basta chegar e se inscrever na hora.

Mostra Call Me Helium, Oficinas de criação, dia 31 de maio (sábado), às 15h, no Centro Cultural Correios Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro do Rio, Corredor Cultural. – Entrada franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira