Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/12/2007 - 11:15

Roubo de cobre é recorde em novembro, apura pesquisa do Sindicel e da ABC

Levantamento mensal mostra que o volume de carga roubada é quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

A indústria do cobre sofre prejuízo recorde com o roubo do insumo no mês de novembro. Foram desviadas 137 toneladas do metal, um volume quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram roubadas cerca de 30 toneladas. Os sinistros passaram de seis em outubro deste ano para 11 em novembro, um aumento de 83%. Quando comparado com novembro de 2006, o crescimento de ocorrências também é significativo, em torno de 22%.

O prejuízo para o setor no mês de novembro deste ano ficou em R$ 1,5 milhão. Os dados são de pesquisa mensal realizada pelo Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não-Ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel) e da Associação Brasileira do Cobre (ABC), entidades que, juntas, reúnem toda a cadeia produtiva do cobre no Brasil.

No acumulado do ano, o prejuízo é ainda maior. De acordo com o levantamento, de janeiro a novembro de 2007, o setor de fios e cabos e produtos semi-manufaturados de cobre e suas ligas perdeu R$ 12,3 milhões. Foram desviadas 783,9 toneladas de metal e registradas 92 ocorrências. “É preciso agir com urgência para acabar com o alto índice de furto nas indústrias e com as quadrilhas organizadas”, afirma Sérgio Aredes, presidente do Sindicel.

Perfil da Sindicel - O Sindicel representa as empresas do setor de fios e cabos elétricos e ópticos e de produtos semimanufaturados em cobre e outros metais não-ferrosos. Fundado em 1979, atualmente reúne 62 empresas em todo o território nacional, representando mais de 90% da totalidade do setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira