Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2014 - 06:31

Instituto RIC realiza ação prol do Dia Mundial Sem Tabaco

Além de ações de conscientização, Instituto RIC realizará exames de espirometria, gratuitamente, para população.

No dia 31 de maio (sábado), é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco e para marcar a data o Instituto RIC, que tem como uma de suas bandeiras a prevenção e o combate ao tabagismo , realiza uma manhã de atividades em prol da conscientização e informação sobre as doenças respiratórias e males relacionados ao consumo de tabaco, com a realização de exames de espirometria gratuitamente para população. A ação será em conjunto com o Grupo RIC, no projeto Jornal do Meio Dia nos Bairros, que neste final de semana será em Palhoça, na Grande Florianópolis.

Sobre o exame -Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar. A palavra espirometria vem do latim spirare = respirar + metrum = medida. Em linhas gerais, a espirometria mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. Trata-se de um exame não invasivo e indolor, e é realizado respirando-se pela boca através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado. A espirometria permite a investigação de praticamente todas as enfermidades do pulmão, especialmente as obstrutivas, a exemplo da doença pulmonar obstrutiva crônica, mais conhecida como DPOC. O exame também possibilita o acompanhamento dos indivíduos em tratamento e ainda tem utilidade na avaliação pré-operatória de portadores de quaisquer distúrbios respiratórios.

A interpretação deste exame exige conhecimento de fisiologia e da mecânica respiratória humana e de doenças relacionadas ao pulmão. Para isso, no sábado o Instituto RIC contará com o apoio da equipe do Nupaiva da UFSC, coordenado pelo médico pneumologista Dr. Emílio Pizzichini.

. Orientações para este exame: . Não é necessário jejum;
. Refeições volumosas devem ser evitadas uma hora antes do exame;
. Broncodilatadores de curta ação: devem ser suspensos 4 horas antes do exame;
. Broncodilatadores de longa ação: devem ser suspensos 12 horas antes do exame;
. Café e chá não devem ser ingeridos nas últimas 6 horas;
. Cigarro deve ser suspenso 2 horas antes do exame;
. Álcool não deve ser ingerido nas últimas 4 horas;
. O paciente deve repousar 5 a 10 minutos antes do teste.

Ações do Instituto RIC -O Instituto RIC tem como uma de suas bandeiras o combate ao tabagismo, tendo em vista os problemas que esse vício ocasiona a saúde, não apenas de quem fuma, mas também de quem convive com os fumantes. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.

Estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam riscos dez vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; cinco vezes maior de sofrer enfarto; cinco vezes maior de desenvolver bronquite crônica e enfisema pulmonar e duas vezes maior de sofrer um derrame cerebral. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabaco tem na sua composição mais de 4.720 substâncias tóxicas, dentre elas estão a nicotina, o alcatrão, o monóxido de carbono, substâncias como o formol, amônia, arsênico, níquel e outros tantos elementos químicos.

Ainda de acordo com a OMS, 210 milhões de pessoas no mundo têm DPOC, sendo a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica a sexta causa de morte no mundo e a quinta no Brasil. A estimativa é de que a doença se torne a terceira principal causa de morte por volta de 2020. Quando comparada a outras doenças comuns como as doenças do coração e derrames, a DPOC é a única condição cujo número de casos novos vêm aumentando na última década. No Brasil, a DPOC atinge cerca de seis milhões de pessoas. Somente 12% dos pacientes são diagnosticados e desses apenas 18% recebem tratamento.

Além disso, dados da OMS expõem que o tabagismo é responsável por: .200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora);
. 25% das mortes causadas por doença coronariana - angina e infarto do miocárdio;
. 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos;
. 85% das mortes causadas por bronquite crônica e enfisema pulmonar (doença pulmonar obstrutiva crônica);
. 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, um terço é de fumantes passivos);
. 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral);
. 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia). [www.institutoric.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira