Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2014 - 06:36

Projeto de sustentabilidade da Wilson Sons recebe prêmio em Recife

Parque dos Naufrágios Artificiais de Pernambuco é um dos ganhadores Top Socioambiental e de RH da ADVB-PE.

A Wilson Sons recebeu na noite do dia 27 de maio (terça-feira), o prêmio Top Socioambiemtal e de RH, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Pernambuco (ADVB-PE), pelo projeto Parque dos Naufrágios Artificiais de Pernambuco. O evento que reuniu empresários de grandes empresas e contou com a presença do cônsul geral da Argentina no estado, Jaime Beserman, que juntamente com o presidente do ADVB-PE, Leopoldo de Albuquerque, fizeram parte do grupo de profissionais responsáveis pela entrega dos troféus.

O projeto da Wilson Sons, vencedor na categoria Meio Ambiente, teve início em 2002 e consiste no afundamento de rebocadores fora de operação da companhia para criação de recifes artificiais. As embarcações proporcionam refúgio e habitat para o meio marinho, permitindo o estabelecimento de uma cadeia alimentar e de relações ecológicas no entorno do recife. Até hoje, oito rebocadores já foram afundados no litoral pernambucano.

“Tenho uma relação extremamente íntima com o projeto, que é pioneiro no Brasil. Antes dele não havia legislação específica para esse tipo de ação. Os rebocadores, que antes não tinham um destino certo, agora contribuem com o ecossistema marinho criando recifes artificiais debaixo d´água. Fico feliz em receber este prêmio, que é mais um reconhecimento do sucesso do Parque dos Naufrágio Artificiais de Pernambuco”, comemora o gerente regional norte e nordeste da Wilson Sons, Helio Vaisman.

Para que os afundamentos fossem realizados, a Wilson Sons contou com a parceria da Universidade Federal Rural de Pernambuco, do Laboratório de Oceanografia Pesqueira e da Associação das Empresas de Mergulho do Estado de Pernambuco, além da autorização da Marinha do Brasil, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH).

“A trajetória de mais de 175 anos da empresa está diretamente ligada às atividades marítimas e portuárias. Nada mais coerente do que tratar o ambiente que provê grande parte de sua receita com respeito e devolvendo recursos e meios para que a natureza e a comunidade se beneficiem com essas atitudes”, explica a diretora de Desenvolvimento Organizacional da Wilson Sons, Aléa Fiszpan.

Resultados – O projeto teve diversos resultados positivos com a criação de recifes artificiais. No campo científico, foi possível catalogar as espécies presentes no recife artificial; obter informações quanto ao comportamento dessas espécies e também avaliar os impactos das atividades de ecoturismo e mergulho subaquáticos na diversidade, abundância, distribuição e comportamento da fauna marinha associada aos naufrágios.

Já nas searas social e econômica, os maiores ganhos foram com o desenvolvimento da atividade ligada ao ecoturismo e ao mergulho subaquáticos. Também houve um incremento da pesca artesanal em função do crescimento da fauna marinha e beneficiamento da comunidade local, da cidade de Recife e do estado, já que o projeto estimula o fluxo de turistas mergulhadores na cidade.

O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com mais de 175 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do Grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira