Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2014 - 06:45

Decisão do Banco Central foi acertada e indica fim do atual ciclo de aumento dos juros, avalia CNI

Indústria lembra que inflação está próxima do teto da meta estabelecida pelo governo e que serão necessárias medidas de política fiscal para controlar a alta dos preços.

A manutenção dos juros básicos da economia em 11% ao ano foi uma decisão acertada do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central e indica que o atual período de aumento da taxa Selic chegou ao fim. A avaliação é da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “O término do ciclo de alta dos juros é necessário para evitar que o custo da redução da inflação recaia preponderantemente sobre o setor produtivo”, afirma a CNI.

A instituição lembra, no entanto, que as sucessivas elevações dos juros desde abril de 2013 foram insuficientes para colocar a inflação em patamares menores. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 12 meses está em 6,28% e deve continuar próximo de 6,5%, teto da meta estabelecida pelo governo.

Por isso, a CNI entende que são necessárias outras ações para que a inflação volte ao centro da meta, que é de 4,5%. Na avaliação da entidade, as iniciativas adotadas na política monetária devem ser complementadas por medidas na área fiscal, para minimizar os efeitos do aumento dos juros sobre a atividade produtiva.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira