Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2014 - 06:55

Mulher entende de cachaça, sim!


Produtora levou o destilado para o lugar máximo de uma das maiores competições de destilados do mundo, Concours Mondial Spirits Selection.

Em um segmento por tradição masculino, a mulher encontra seu espaço e mostra que pode se sair bem no setor de cachaça e ainda levar a “branquinha” para um lugar nunca antes conquistado: no topo do Concours Mondial Spirits Selection, uma das maiores competições internacionais de destilados, realizado pelo mais importante e conceituado organizador de concursos de bebidas do mundo, o Concours Mondial de Bruxelles.

Essa foi a conquista de Katia Alves Espírito Santo, proprietária da Cachaça da Quinta, que em 2013, em Taiwan, ganhou a Grand Gold Medal (ouro duplo) no concurso. “Fomos com o patrocínio do Sebrae, e claro, a expectativa por uma medalha era grande. Mas, historicamente, a cachaça nunca havia alcançado o topo máximo do Spirits Selection. Em momento algum, imaginei que iríamos protagonizar tal fato, pois como os jurados eram todos estrangeiros e como, via de regra, predominam amostras de outros destilados no Concours Mondial de Bruxelles, como uísques, vodcas etc, eu pensei que a possibilidade fosse pequena, ainda que a cachaça seja um dos melhores destilados do mundo”, conta Katia. “Ganhar foi para nós um importante reconhecimento do trabalho realizado pela Fazenda da Quinta, cuja missão é produzir excelência em aromas e sabores de cachaça”, completa.

E o conhecimento da produtora é de colocar muito homem no bolso, quando o assunto é cachaça. “Não abro mão de exercer, também, o papel de controle de qualidade dos processos e produtos e, assim, garantir excelência dos produtos e consolidar um corpo de funcionários bem preparados na técnica e arte de produzir com elevado padrão”, enfatiza.

A produtora já se prepara para participar da próxima edição do Concours Mondial Spirits Selection que acontece de 6 a 8 de junho, no Costão do Santinho, em Florianópolis, Santa Catarina. Mas, terá que concorrer só de cachaças brasileiras com mais 219 amostras. No total são cerca de 720 amostras de cachaças, runs, whiskies, vodcas, cognacs, brandies, piscos e grappas originárias do mundo todo.

A 15ª edição do evento itinerante, já chega com um gostinho especial para o Brasil: é a primeira vez que é realizado em um país da América Latina.

O concurso é também uma boa oportunidade para ressaltar o potencial da cachaça brasileira. “Hoje, de uma maneira geral, é um produto feito dentro de normas técnicas, com qualidade e grande investimento na produção tanto no campo, na plantação da cana, como na destilaria. Portanto, tem qualidade como os melhores destilados do mundo”, ressalta Zoraida Zoraida Lobato, diretora da Market Press Evento, promotora do concurso no Brasil.

Para avaliar as amostras, um time de 55 especialistas, composto por 35 internacionais e 20 brasileiros. Em avaliações às cegas, serão premiados com medalhas os melhores destilados do mundo. O evento tem patrocínio da APEX-Brasil, IBRAC e Sebrae.

História -A Cachaça da Quinta é produzida na Fazenda da Quinta, Município do Carmo, localizada no final da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, em um vale próximo ao Rio Paraíba, com altitude em torno de duzentos metros.

Em 1923, a propriedade foi adquirida por Francisco Lourenço Alves, um imigrante português, que aprimorou o processo de produção. O filho, José Ramos Alves, tornou-se o sucessor, tendo se dedicado cuidadosamente à Cachaça da Quinta, orgulho do Município do Carmo e muito apreciada na região e pelos visitantes vindos dos grandes centros em busca dos seus diferenciados produtos. Ele, por sua vez, conferiu lições avançadas à sua filha, Katia Alves Espírito Santo, que assumiu a produção, no início desse século, tendo ainda se especializado através de cursos e estudos.

Em 2009, inicia-se a trajetória da Cachaça da Quinta para os grandes centros urbanos, conquistando posição de destaque em lojas, restaurantes e bares, pela qualidade sensorial elevada e alto padrão em embalagem e design da marca.

A etapa seguinte não tardou a ocorrer, e a Fazenda da Quinta começou a exportar seus produtos, para mercados exigentes, como os Estados Unidos.

A Cachaça da Quinta celebrou os noventa anos de existência em 2013. [www.spiritsselection.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira