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03/06/2014 - 09:52

Pesquisa revela que empresas já destinam mais de 18% de sua verba de comunicação aos meios digitais

72% das empresas ouvidas se relacionam com influenciadores digitais e 64% acreditam que o investimento em ações com influenciadores digitais vai aumentar este ano.

Pesquisa realizada pela FSB Digital e o Instituto FSB Pesquisa com 46 dos 300 maiores anunciantes do Brasil para identificar como as empresas se posicionam e se relacionam no meio digital revela que as empresas têm destinado, em média, 18,8% de sua verba de comunicação aos meios digitais e que quem mais recebe investimentos são as redes sociais, seguido pelos sites e portais das próprias marcas.

Curiosamente, esse valor é considerado adequado para 39% das companhias ouvidas e baixo para exatos outros 39%, enquanto para 4% os recursos deveriam ser reduzidos. O levantamento ainda apurou que as empresas estão investindo em meios digitais há aproximadamente cinco anos e possuem em média 11 profissionais dedicados nessa disciplina.

“Diante da queda na audiência das mídias tradicionais e crescimento das plataformas alternativas, como smartphones, tablets, vídeo games, entre outros, este levantamento é importante porque mostra como as maiores empresas do País enxergam o meio digital e como vão direcionar as suas verbas de comunicação no curto prazo”, diz Maria Claudia Bacci, sócia-diretora da FSB Digital.

A pesquisa também procurou entender como as organizações se relacionam com influenciadores digitais em suas áreas de atuação. Dentre as empresas ouvidas, 72% afirmaram que mantém relações com esse público e 100% delas levam em conta o potencial de repercussão, reputação e a imagem na hora de avaliá-los para uma ação. As ferramentas mais utilizadas nessa interação são encontros de relacionamento e envio periódico de conteúdo.

Quando perguntadas sobre o porquê desses influenciadores serem importantes para a reputação de suas marcas, 48% das empresas citaram a capacidade desses interlocutores em influenciar a opinião do público. Outras 30% citaram o poder de alcance do influenciador, 27% falaram em compatibilidade com o negócio, e 15% colocaram a credibilidade como fator preponderante.

Outro dado interessante auferido pela pesquisa é que 46% das companhias ouvidas veem vantagens no meio digital quanto comparado à comunicação tradicional. Entre as principais vantagens apontadas estão a interação em tempo real, menor custo, maior engajamento com consumidores, disponibilidade permanente de conteúdo e maior assertividade em atingir o público final. Não por acaso, 64% acreditam que o investimento em ações com influenciadores digitais vai aumentar nos próximos anos.

Embora o crescimento da comunicação digital seja notável, 67% das empresas ainda acreditam que a comunicação tradicional e digital se complementam e devem coexistir.

Perfil d a FSB Digital -Criada em 2008, a FSB Digital tem presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. A agência desenvolve estratégias de comunicação digital; desde sites e portais até campanhas de mídia e redes sociais. Nestes 5 anos a agência já foi reconhecida com vários prêmios, em especial um Leão de Prata no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, na categoria “Melhor uso de Mídia Social.”

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