Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2014 - 10:04

Case sobre modelo de gestão horizontal da VAGAS recebe prêmio da MIX (Management Innovation Exchange)

Cerca de 100 cases foram analisados por uma banca reconhecida mundialmente pela análise de modelos de gestão inovadores. Companhia foi a única empresa brasileira premiada entre seis finalistas de todo o mundo.

O modelo de gestão horizontal das VAGAS Tecnologia acaba de ser reconhecido internacionalmente. A companhia foi condecorada com o M-Prize, prêmio concedido por especialistas em inovação e negócios às empresas que incentivam novas ideias em gestão empresarial e desenvolvimento humano.

O Mix Prize é oferecido anualmente às empresas que se destacam por práticas inovadoras em gestão. A Management Innovation Exchange é uma comunidade online formada por líderes progressistas de negócios no mundo todo, como Gary Hamel, professor da London Business School.

Esse grupo criou o Mix para compartilhar ideias que possam ajudar as empresas a difundir exemplos de gestão orientados aos funcionários. A MIX é apoiada por uma rede de parceiros estratégicos, incluindo McKinsey & Company, Harvard Business Review, entre outros. Mais informações sobre o prêmio em http://www.mixprize.org/

Para Mário Kaphan, fundador da empresa e um dos idealizadores do modelo de gestão, “receber este prêmio da MIX (Management Innovation eXchange) é motivo de alegria de toda a comunidade VAGAS. Viver uma gestão horizontal é um desafio permanente, que se aprimora a cada ano com novos ajustes. Uma experiência que só tem trazido resultados muito positivos, em todos os âmbitos da empresa.”

O case - Investir em um ambiente colaborativo, sem controle ou relações de mando, sem hierarquia, onde todos podem participar dos direcionamentos da empresa. Sem chefes. “É um modelo de gestão onde pessoas realmente podem mostrar o seu valor e quem realmente são”, comemora Kaphan.

A VAGAS Tecnologia, que completa 15 anos em 2014, com 160 funcionários, é hoje referência nacional em gestão de negócios. Em 2013, entrou pelo quarto ano consecutivo para o ranking das 100 PMEs que mais crescem no país. Líder no mercado de e-recruitment, a companhia tem apresentado crescimento médio anual de 25%. Além do software VAGAS e-partner, carro chefe da companhia, apresenta soluções para Employer Branding e possui a maior presença nas redes sociais com milhares de fãs e seguidores.

Atualmente a equipe é organizada em 26 equipes e cerca de 10 comitês. Não existem gestores, mas líderes que despontam para determinados projetos. As pessoas são incentivadas a promover um bom debate e a disseminarem ideias constantemente. Por meio desse diálogo constante, chega-se a um consenso e à promoção de novas práticas empresariais. “Não se trata de uma democracia onde as ideias são votadas. Mas de se chegar à melhor solução, esgotando todas as argumentações”, explica o fundador da empresa.

Sobre a VAGAS Tecnologia -Atualmente com mais de 2500 clientes, 65 deles entre os 100 maiores do país, a empresa nunca teve um crescimento anual inferior a 25%. A performance rendeu à VAGAS pelo quarto ano consecutivo, a presença no ranking das 100 PMEs que mais crescem no país, auditado pela Deloitte para a revista Exame.

A empresa, que nasceu com a missão de agregar mais qualidade, agilidade e economia à gestão de processos de recrutamento e seleção no país, tornou-se referência nesse tipo de atividade. Em 2004, possuía 45 clientes, 30 funcionários e faturamento de R$ 600 mil. Em 2010 a VAGAS somou 1000 clientes, 65 funcionários e receita de R$ 13,5 milhões.

O site VAGAS.com.br é um dos mais importantes do país, com cinco milhões de visitantes únicos e sete milhões de currículos cadastrados gratuitamente. Além disso, marca forte presença nas redes sociais, com mais de 500 mil fãs no Facebook e 800 mil seguidores no Twitter, distribuídos em 54 canais por profissão e regiões. É o maior grupo de carreira do LinkedIn do Brasil, com 500 mil integrantes, e o 14º do mundo.

A VAGAS atua nacionalmente com foco no desenvolvimento e licenciamento do software VAGAS e-partner, utilizado pelas empresas na gestão de seus processos seletivos. As companhias que adotam o software têm a possibilidade de configurá-lo de acordo com a necessidade de seu processo de recrutamento: podem criar a quantidade de critérios de triagem que julgarem necessários e estabelecer uma ordem para esses indicadores. Por meio dessa análise, as empresas têm conseguido realizar processos de recrutamento e seleção mais ágeis e eficientes.

No total, o sistema VAGAS administra em torno de 85 milhões de currículos, um dos maiores bancos mundiais nesse sentido. O cadastro dos candidatos fica armazenado na base de dados dos clientes e no VAGAS.com.br, endereço eletrônico da companhia acessado diariamente por cerca de 174 mil pessoas e com tráfego mensal médio de 114 milhões de page views.

Em 2013 a VAGAS Tecnologia foi reconhecida, pela quarta vez, com o prêmio Fornecedores de Confiança, promovido pela revista Melhor Gestão em Pessoas, da editora Segmento.

Desde 2011 e empresa VAGAS assumiu o desafio de rever seus princípios em gestão de pessoas e redesenhar seu modelo baseando-se em horizontalidade e construção coletiva. Atualmente opera com cerca de 160 colaboradores em um só nível hierárquico, ou seja, através de um modelo radicalmente horizontal. Do planejamento Estratégico às reuniões de acompanhamento das áreas, as equipes se envolvem diariamente em discussões e tomadas de decisão coletivas através da auto-gestão e de indicadores sobre seus propósitos. Este modelo, embora exija mais maturidade e tempo de discussão das pessoas, também favorece a um cenário de grande engajamento e busca por um objetivo em comum: a realização da missão da VAGAS.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira