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03/06/2014 - 10:15

A Filosofia nos Negócios

O A Filosofia nos Negócios, lançado pela Elsevier, apresenta a metodologia, sensemaking, que oferece aos executivos uma maneira mais eficaz de entender os desafios de negócios que envolvem as mudanças no comportamento humano. O método é uma forma diferente de refletir sobre estratégia e que já vem sendo aplicado nas maiores empresas de todo o mundo.

Por meio de estudos de caso e com base nas experiências que tiveram com corporações como LEGO, Samsung, Adidas, Coloplast e Intel, os autores Chiristian Madsbjerg e Mikkel B. Rasmussen mostram como lidar com as mais diversas questões, como por exemplo, definir o direcionamento da empresa, impulsionar o crescimento, aprimorar os modelos de vendas, entender a verdadeira cultura da organização e descobrir maneiras de ingressar em novos mercados.

Segundo os autores, as empresas precisam de uma nova abordagem para a resolução de problemas porque estão compreendendo mal as pessoas. As ferramentas tradicionais, ensinadas nas faculdades de Administração, auxiliam os gestores a vencer os desafios do dia a dia, mas tendem a ser ineficazes com questões que envolvem alto grau de incerteza. A obra analisa as suposições do mundo dos negócios sobre o comportamento humano e mostra como essas hipóteses podem tirar as empresas do rumo.

Nas empresas, as pessoas criam andaimes invisíveis para sustentar pesquisas, grupos de discussão, iniciativas de P&D e quase a totalidade do planejamento estratégico de longo prazo. O livro discute que esses pressupostos podem ser úteis para alguns, mas não para todos os desafios de negócios. Certamente, não servem para enfrentar as dificuldades resultantes das mudanças no comportamento dos clientes. A razão é simples: a cultura empresarial está usando o modelo errado de comportamento humano e induzindo as pessoas ao erro.

O objetivo dos autores é mostrar que há maneiras melhores de entender as pessoas. “Vamos revelar as ideias pré-concebidas do mundo dos negócios sobre as pessoas – sejam consumidores, clientes, funcionários ou eleitores – e mostrar por que são falhas. Também vamos utilizar as Ciências Humanas para apresentá-lo a uma nova forma de compreensão do comportamento humano”, disseram Madsbjerg e Rasmussen.

Christian Madsbjerg é um dos sócios-fundadores da ReD Associates, consultoria em inovação e estratégia. Madsbjerg orienta executivos de várias empresas da Fortune 300 sobre questões estratégicas de alto nível e integra sofisticadas técnicas, tradicionalmente usadas nas Ciências Humanas, para os processos de resolução de problemas. Famoso por desmistificar práticas mais tradicionais de pesquisa de mercado, seu trabalho teve importante impacto no mercado de cada cliente.

Mikkel B. Rasmussen, também sócio-fundador da ReD Associates, é especialista em inovação e criatividade empresarial. Como diretor da ReD Associates na Europa, trabalha em estreito contato com a alta administração de algumas das empresas europeias mais visionárias, entre as quais Adidas, LEGO e Novo Nordisk.

Editora Elsevier |Categoria: Profissional Negócios | Formato: Impresso - 16x23 cm/E-book | 240 Páginas | Preço: R$ 59,90.

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