Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2014 - 10:15

Após surpresa de abril, taxa de desemprego mantém tendência de queda, aponta Catho-Fipe

Valor antecipado Catho-Fipe para a taxa do IBGE em maio é de 5,3%, maior do que em abril, mas menor do que em maio de 2013.

A taxa de desemprego de abril medida pela PME/IBGE deve ficar em 5,3%, segundo a projeção Catho-Fipe. Esse valor é 0,4 ponto percentual maior do que o registrado em abril deste ano, mas 0,5 ponto percentual menor do que o mesmo mês do ano anterior. Ou seja, na comparação mensal o desemprego deve registrar elevação, mas a tendência de queda do indicador ainda permanece se considerarmos a comparação anual.

Se confirmado, será o menor valor para um mês de maio de toda a série histórica, iniciada em 2002. Por questões sazonais, o início do ano normalmente apresenta movimentos de alta na taxa de desemprego. É uma época em que as pessoas que deixaram a força de trabalho no final do ano retomam a busca por vagas, levando a um aumento natural na proporção de desempregados. Esse ano, porém, tem exibido comportamento atípico. Em março e em abril, por exemplo, a taxa de desemprego caiu em relação a fevereiro e março respectivamente pela primeira vez desde o início da série.

Ao compilar e processar informações de currículos, anúncios de vagas e de contratações disponibilizados pela Catho, a Fipe calcula uma estimativa para a taxa de desemprego da Pesquisa Mensal de Emprego (PME/IBGE)*. A estimativa da Taxa de Desemprego Antecipada de maio de 2014 é de 5,3%, 0,4 ponto percentual maior em relação a abril de 2014 e 0,5 ponto percentual menor em relação ao mesmo mês de 2013.

Este resultado, se confirmado, representará a menor taxa de desemprego já apurada pelo IBGE para o mês de maio desde a introdução da atual metodologia da PME, iniciada em 2002.

A estimativa da Taxa de Desemprego Antecipada é feita por meio da técnica do “nowcasting”, que utiliza dados disponibilizados em “tempo real” para produzir informações e estatísticas precisas, sem a necessidade de esperar semanas ou meses até os institutos de pesquisa divulgarem os indicadores oficiais e defasados. No caso da Taxa de Desemprego, a Fipe cruza informações obtidas com buscas na Internet (por meio de palavras chave relacionadas a emprego, por exemplo) com informações de vagas, candidatos e contratações da Catho, além de outros dados econômicos e também a própria série da PME dos meses anteriores para estimar a taxa de desemprego do mês corrente, sempre divulgada no último dia útil do mês.

.*A Taxa de desemprego do IBGE é calculada com base na Pesquisa Mensal do Emprego (PME), que abrange seis regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador. | www.fipe.org.br | www.catho.com.br/catho-fipe.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira