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03/06/2014 - 10:41

13 Aeroportos da Indonésia passam a usar tecnologia de passageiros da SITA


Como parte da transformação dos aeroportos da Indonésia, a PT. Angkasa Pura 1 (Persero), que opera 13 aeroportos no leste do país, acaba de assinar acordo com a SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo, para implementação da tecnologia de passageiros usada em todo o mundo. A SITA irá fornecer o AirportConnect Open, solução que monitora o fluxo de passageiros e o sistema de controle de partidas. A plataforma da SITA está sendo implantada em todos os aeroportos de forma rápida e consistente, através da tecnologia da virtualização.

Com mais de 68 milhões de passageiros em 2013, a Indonésia é o maior mercado de aviação no Sudeste da Ásia e continua a crescer rapidamente. Esse número tem previsão de chegar a 300 milhões até 2025, não incluindo a demanda adicional esperada como resultado da política Asean Open Sky, que será implantada em 2015.

O contrato assinado com a SITA foi assinado pela PT. Angkasa Pura Supports, que é uma subsidiária da PT. Angkasa Pura I, (Persero), uma das duas autoridades aeroportuárias da Indonésia. A parceria irá apoiar o crescimento e modernização dos aeroportos do país, possibilitando a operação com padrões internacionais e superando as expectativas das companhias aéreas e dos passageiros.

Tommy Soetomo, CEO da Angkasa Pura I, diz: “Nossa visão é ter aeroportos de padrão mundial, melhorando a experiência dos passageiros. Para isso, precisamos de uma plataforma confiável, com exposição internacional, para alcançarmos esse objetivo o quanto antes. Criamos um cronograma agressivo para implantar a tecnologia em todos os nossos aeroportos dentro de um ano. Isso irá nos permitir atender a duplicação do número de passageiros esperada na Indonésia nos próximos cinco anos”.

Edyana Paramitasari, CEO da Angkasa Pura Supports, completa: “Estamos trabalhando com a SITA porque é uma empresa que tem experiência não só na Indonésia, mas em todo o mundo. Como parte do projeto, a SITA tem trabalhado com nosso time de TI para implementar nosso serviço de passageiro eletrônico (ePSC) através do sistema de monitoramento do fluxo de passageiros, e assegura a certificação do uso comum em sua plataforma global”.

O sistema ePSC integrado com o sistema SITA AirportiTrack permite ao operador do aeroporto monitorar o número de passageiros a partir do check-in e através do embarque. Fornece os benefícios combinados de arrecadação de receitas, enquanto acelera o chekc-in e o processamento de passageiros, melhorando a experiência nos aeroportos geridos pela PT Angkasa Pura 1 (Persero).

Ilya Gutlin, presidente da SITA para Ásia Pacífica, diz: “A implantação da nossa plataforma nesses 13 aeroportos confirma a posição da SITA no coração da indústria de transporte aéreo na Indonésia. A SITA está na Indonésia há mais de 10 anos e temos garantido, com sucesso, nosso sistema de uso comum nos aeroportos internacionais de Denpasar, Jakarta e Surabaya. Também temos fornecido solução de comunicação ar-terra no país, que apoia o aumento da segurança e da eficiência na operação do tráfego aéreo. Agora, com esses 13 aeroportos usando o SITA AirportConnect Open, estamos trabalhando junto com as autoridades da Indonésia para garantir que os padrões mundiais, o que contribui para fortalecer o crescimento da aviação no país”.

Mais de 400 aeroportos em todo o mundo usam o SITA AirportConnect Open. É a única plataforma capaz de fornecer uma abordagem integrada para o Terminal de Uso Comum (CUTE), Sistema de Uso Comum para Processamento de Passageiros (CUPPS) e Quiosque de Uso Comum para Autosserviço (CUSS). Cada vez mais, os aeroportos optam por implantar a plataforma de uso comum da SITA através da tecnologia de virtualização. A virtualização permite ao aeroporto executar as mais recentes tecnologias e incorporar as atualizações ao seu sistema de forma eficiente e econômica.

Trabalhando com os últimos padrões da IATA, o SITA AirportConnect Open permite a qualquer companhia usar balcão, portão ou quiosque de autosserviço para check-in e despacho de bagagem, resultando em uma melhor experiência ao passageiro. O AirportConnect Open vai maximizar o uso da infraestrutura aeroportuária existente na Indonésia, reforçando a atratividade dos aeroportos para companhias aéreas internacionais por conta da integração simples e eficiente de suas operações.

A implantação da tecnologia da SITA, que será feita em fases nos 13 aeroportos, já começou. Os passageiros podem esperar melhorias imediatas em todos os aeroportos gerenciados pela Angkasa Pura I.

SITA na Indonésia -Na Indonésia, a SITA é uma parceira de confiança da indústria de transporte aéreo, que abrange companhias aéreas, aeroportos, companhias de manuseio e Governo Indonésio desde 1978. A criação da PT. SITA INC é prova d compromisso da empresa com a indústria de aviação local.

Com uma equipe dedicada a servir nossos clientes na Indonésia, a SITA permite o crescimento através da entrega de soluções de TI inovadoras com padrões globais de excelência e especialização no serviço local. A SITA apoia o país para melhor gerenciar as demandas de aumento de passageiros e proporcionar uma mais agradável ao passageiro.

Para contribuir com o desenvolvimento da comunidade de aviação da Indonésia, nós trabalhamos com organizações comerciais como a INACA (Indonesia National Air Carriers Association), IATA (International Air Transport Association) and ACI (Airports Council International). Também organizamos conferências da indústria como o ‘Indonesia Aviation IT Forum’, que serve como plataforma para integração e troca de ideias na comunidade de aviação.

Entre os clientes da SITA, na Indonésia, estão companhias aéreas, como Garuda Air, Lion Air, Sriwijaya Air e Batavia Air, autoridade aeroportuárias - PT Angkasa Pura I e PT Angkasa Pura II -, companhias de manuseio - PT JAS e PT Gapura Angkasa - e a agência governamental Imigrasi,

Angkasa Pura I -A PT Angkasa Pura I (Persero) é uma empresa estatal no campo da gestão aeroportuária, realizando uma ampla gama de serviços para passageiros e companhias aéreas. A Angkasa Pura I gerencia os aeroportos nas partes central e oriental da Indonésia, enquanto a Angkasa Pura II gere os da parte oeste do país.

Os objetivos e atividades empresariais da Angkasa Pura I são implementar e apoiar as políticas do governo e programas para desenvolvimento econômico, incentivando atividades lucrativas dentro do negócio de serviço de aeroporto no sentido mais amplo.

Atualmente, a Angkasa Pura I gerencia 13 aeroportos nas partes central e oriental da Indonésia: Ngurah Rai International Airport, Denpasar Bali (DPS), Juanda International Airport, Surabaya (SUB), Sepinggan International Airport, Balikpapan (BPN), Hasanuddin International Airport, Makassar (UPG), Sam Ratulangi Airport, Manado (MDC), Adisumarmo International Airport, Solo (SOC), Frans Kaisiepo Airport, Biak (BIK), Selaparang Airport, Lombok (AMI), Pattimura Airport, Ambon (AMQ), Achmad Yani Airport, Semarang (SRG), Adisucipto International Airport, Yogyakarta (JOG), Syamsudin Noor Airport, Banjarmasin (BDJ), El Tari Airport, Kupang (KOE).[www.angkasapura1.co.id].

Perfil - A Angkasa Pura Supports, fundada em 2012, é uma das quatro empresas susbsidiárias da PT Angkasa Pura 1 (Persero). A criação de empresas subsidiárias é uma ação corporativa estratégica definida pela PT Angkasa Pura 1 (Persero) para adquirir visão como empresa de classe mundial na gestão de aeroportos na área oriental da Indonésia.

A contribuição da PT Angkasa Pura Supports é aumentar o índice de satisfação dos clientes da PT Angkasa Pura 1 (Persero) e a receita não aeronáutica, concentrando em Serviços, Equipamentos e ICT.

Perfil - A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo. A SITA entrega e gerencia soluções de negócios para companhia aérea, aeroporto, GDS, governo e outros clientes em todo o mundo, constituindo a espinha dorsal da indústria para comunicação do transporte aéreo.

O portfólio da SITA inclui gerenciamento da comunicação global, infraestrutura e serviços de terceirização, bem como os serviços de gestão e operações de linha aérea comercial de passageiros, operações de voo, de aeronaves e comunicação dos aviões com a equipe de terra, gestão dos aeroportos, operações de bagagens, segurança do transporte e da gestão das fronteiras, operação de carga e muito mais. Com uma equipe de atendimento ao cliente de mais de 2.000 funcionários em todo o mundo, a SITA investe significativamente na busca pelo melhor em termos de atendimento, fornecendo suporte local e global integrado, tanto para os serviços de comunicação quanto para os aplicativos de TI.  

A SITA tem duas subsidiárias principais: OnAir, que é o principal fornecedor de conectividade em voo, e CHAMP Cargo systems, única companhia de TI dedicada exclusivamente à carga aérea. A SITA também opera duas joint ventures que prestam serviços à comunidade de transporte aéreo: Aviareto para a gestão de ativos da aeronave e CertiPath para gerenciamento seguro da identidade eletrônica.

A SITA é uma das maiores empresas do mundo. Seu alcance global é baseado na presença local, com serviços para cerca de 450 membros da indústria de transporte aéreo e 2.800 clientes em mais de 200 países e territórios. Criada em 1949, com 11 companhias aéreas, a SITA hoje emprega pessoas de mais de 140 nacionalidades, falando 70 línguas diferentes. A SITA teve receita consolidada de mais de US$ 1,57 bilhão, em 2012. [www.sita.aero].

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